Neste dia 04 de dezembro a Emater-RN celebrou os 60 anos da extensão rural no Rio Grande do Norte e seus 40 anos e atividades - parte deles como empresa pública e, depois, autarquia - voltados para o desenvolvimento sustentável das famílias rurais no estado. O evento marcou, também, o Dia do Extensionista Rural, oficialmente celebrado no dia 6 de dezembro.
A solenidade aconteceu em Natal, no auditório da instituição no Centro Administrativo do Estado. Entre os convidados presentes, o governador do Estado, Robinson Faria, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista, secretários de estado, deputados estaduais, representantes de federações e movimentos sociais ligados ao setor agrário, instituições financeiras, universidades, Igreja e, principalmente, extensionistas rurais de ontem e de hoje.
O governador Robinson Faria, em seu discurso, enalteceu a atuação dos técnicos e o trabalho do governo para fortalecer a instituição, apesar da crise econômica que acomete o Rio Grande do Norte e outros estados da federação. "Quero abraçar e parabenizar todos os extensionistas da Emater, que são a alma e o coração da instituição. Temos um estado que tem 93% do seu território no semiárido, e a Emater tem o papel de melhorar a qualidade de vida e fortalecer a economia do homem do campo", disse.
Durante sua participação, concedendo aos presentes as bênçãos em decorrência da festividade, o pároco de Santa Cruz, padre Vicente Neto, lembrou a atuação da Igreja nos primórdios da extensão rural no Rio Grande do Norte, iniciada pelo município por meio da Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar) e do papel desempenhado por Monsenhor Expedito, conhecido como "Apóstolo da Águas", que tinha como prioridade lutar pela distribuição da água escassa no estado.

O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista, e o diácono Francisco Adilson da Silva, do Serviço de Assistência Rural (SAR), ligado à Arquidiocese de Natal, foram convidados a conduzir palestra "Histórico e Perspectivas da Extensão Rural no Rio Grande do Norte".

Como parte do momento cultural das festividades, foram convidados o Grupo de Violinos de Goianinha, o poeta popular Aluízio Badu, agricultor de Currais Novos, e o maestro José Alves Júnior, de São Pedro do Potengi, no sax.
Nenhum comentário:
Postar um comentário