domingo, 13 de setembro de 2015

Novo plano de reforma agrária deve assentar 120 mil famílias

Novo plano de reforma agrária deve assentar 120 mil famílias

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (10), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou que já encaminhou o novo plano de reforma agrária para análise da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com o ministro, uma das ações propostas é assentar, até o final de 2018, as 120 mil famílias que vivem acampadas no País.
“Nossa proposta foi encaminhada à Presidência da República, e estamos aguardando uma convocação da presidenta Dilma para apresentarmos o plano à sociedade brasileira”, disse Patrus.
Segundo o ministro, o ministério está trabalhando em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no levantamento de recursos e vai buscar a adesão de estados e municípios para o cadastramento dessas famílias.
“O prazo que estabelecemos inicialmente nos despachos com a presidenta Dilma foi cumprirmos esses assentamentos até 2018”, disse
Agricultura familiar
Na reunião da comissão geral da Câmara, o ministro também falou sobre a importância da agricultura familiar na produção de alimentos no País e na geração de emprego e renda.
O ministro também apresentou as ações executadas pela pasta, entre elas, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que, em 2015, completou 20 anos.
“Ao longo desse período, a evolução do valor investido, por meio do Plano Safra, foi grande. Saímos de R$ 2,3 bilhões em 2002/2003 para R$ 28,9 bilhões na safra atual”, pontuou Patrus.
Segundo o ministro, a agricultura familiar responde por 70% de um total de 16,5 milhões de postos de trabalho rural e gera 33% do valor bruto da produção agropecuária.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário