segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Jovens se reúnem em Natal para discutir o Ano da Fé

Jovens estão reunidos desde 5ª feira (14) para refletir
 evangelização por meio da Campanha da
Fraternidade de 2013. Foto: Wellington Rocha

Com o objetivo de auxiliar na missão de amadurecimento e educação da fé dos jovens, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza o Encontro Nacional de Coordenadores Jovens da Pastoral Juvenil com o tema ‘A Juventude no Ano da Fé’. Diversos jovens de várias partes do país estão reunidos em Natal desde quinta-feira (14) para refletir a evangelização por meio da Campanha da Fraternidade de 2013.
O encontro também funciona como uma preparação para a Semana Missionária, que será realizada em todas as dioceses do Brasil na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude – que acontecerá entre os dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. De acordo com o Padre Carlos Sávio Costa, coordenador do Encontro e responsável por diversas pastorais no país, a ideia é evangelizar os jovens a partir de estudos e debates de diversos temas.
“Nesse Encontro nós temos a participação dos principais líderes jovens da Igreja Brasileira, que coordenam centenas de grupos de outros jovens por todo o país. Trazemos vários temas em debate, a exemplo do Ano da Fé e da Jornada Mundial da Juventude, que serão disseminados para outras pessoas. Queremos discutir estratégias com esses líderes para serem trabalhadas durante todo esse ano”, afirmou.
Nas palavras do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira, que celebrou uma missa neste sábado (16) voltada especialmente para esses jovens, esse momento destaca “a grande contribuição da Campanha da Fraternidade, como ação social e evangelizadora da Igreja”. “Ficamos felizes com a realização desse encontro, pois já se trata de um encaminhamento para a Jornada Mundial da Juventude. E essa juventude, como dizia o Papa Bento XVI, é o presente e o futuro da Igreja e da Sociedade. Por isso, nós precisamos ir sempre ao encontro dos jovens”, afirmou.
O evento é caracterizado pelo encontro dos responsáveis nacionais pelas expressões juvenis, acompanhadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. O encontro contou com a presença dos três bispos que compõem a Comissão: Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS); Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE); e Dom Vilson Basso, de Caxias (MA), além dos assessores nacionais, Padre Sávio Ribeiro e Padre Antônio Ramos do Prado e a coordenação dos Jovens Conectados.
Jornada Mundial
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, em função do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), conhecida como a Cruz da Jornada.
Esse ano foi declarado o Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada dois ou três anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.
“A participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que crêem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível”, afirmou Padre Carlos Sávio Costa.
FONTE: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário