segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Em um ano, Ligue 180 Internacional recebe 80 ligações de brasileiras vítimas de violência no exterior


Entre janeiro e dezembro de 2012, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 Internacional recebeu 80 ligações de mulheres vítimas de violência que moram fora do país. Criado em novembro de 2011 pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Ligue 180 Internacional está disponível gratuitamente para três países – Espanha, Itália e Portugal –, que responderam por 92% das chamadas. Neste período, no entanto, o serviço também recebeu demandas de El Salvador, França, Inglaterra, Luxemburgo e Suíça.
O balanço deste primeiro ano de funcionamento do Ligue 180 Internacional foi apresentado nesta sexta-feira (1º/2), pela ministra da SPM-PR, Eleonora Menicucci, e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Das 80 ligações, 30 vieram da Espanha, 25 da Itália, 18 de Portugal e duas de El Salvador. França, Inglaterra, Luxemburgo e Suíça responderam por uma chamada cada e mais uma veio do Brasil, mas relacionada a uma brasileira residente no exterior. As ligações geraram 179 atendimentos, desde encaminhamentos para suprir necessidades de ajuda até fornecimento de informações.
“O balanço do Ligue 180 Internacional faz um retrato, até então desconhecido, de como a violência contra as mulheres brasileiras transpõe fronteiras. Na busca pelo acesso aos seus direitos, elas se mantêm ligadas com o seu país de origem. O Brasil hoje tem condições de evitar que suas cidadãs fiquem presas à violência, inclusive por questões burocráticas”, afirmou a ministra Menicucci. A violência física é a mais recorrente, com 52% das queixas, seguida pela psicológica, com 33%, e moral, com 6%.
Tráfico internacional – Denúncias encaminhadas pelo serviço foram o ponto de partida de duas operações que resultaram no desbaratamento de duas quadrilhas de tráfico internacional de mulheres e no resgate de 17 brasileiras, na Espanha. “Isso demonstra que só teremos bons resultados no combate ao tráfico internacional e exploração sexual de mulheres se tivermos pessoas que não tenham medo ou vergonha de denunciar”, defendeu o ministro da Justiça.
A operação mais recente, ainda em andamento e realizada em colaboração com o Cuerpo Nacional de Polícia, da Espanha, resultou na prisão, na última quarta-feira (30/1), em Salvador, de dois suspeitos de aliciar brasileiras para a Europa, atraídas pela promessa de emprego como dançarinas. No mesmo dia, a polícia espanhola resgatou duas brasileiras que trabalhavam, e eram mantidas prisioneiras, em boates nas cidades de Ávila e Salamanca. Na operação, chamada de Planeta, numa referência aos nomes das boates – Marte e Vênus – também foram presos os gerentes dos estabelecimentos.
De acordo com a Polícia Federal, as mulheres aliciadas na capital baiana recebiam passagens aéreas e 100 euros para despesas antes de seguirem para a Europa. “Elas eram informadas de que teriam uma dívida de mil euros, mas, chegando lá, descobriam que já deviam à quadrilha 4 mil euros”, revelou o ministro da Justiça. Ainda segundo a PF, as mulheres faziam programas por 40 euros e eram frequentemente transferidas para outras casas noturnas, para que não estabelecessem vínculos de amizade que pudessem ajudá-las a escapar. Na operação anterior, realizada em julho de 2012, foram resgatadas 15 brasileiras que trabalhavam em Ibiza, também na Espanha.
Cooperação – Para o diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, o sucesso das duas operações se deve também à cooperação internacional entre as polícias dos dois países, que permitiu o compartilhamento de informações e provas judiciais. “As provas produzidas aqui podem ser usadas nos processos judiciais de lá e vice-versa”, explicou. As operações também contam com apoio da Embaixada do Brasil na Espanha.
O Ligue 180 Internacional foi criado para atender brasileiras em situação de violência na Espanha, Itália e Portugal. As mulheres em situação de violência na Espanha devem ligar para 900 990 055, fazer a opção 1 e, em seguida, informar à atendente (em Português) o número 61-3799-0180. Em Portugal, devem ligar para 800 800 550, também informar a opção 1 e informar o mesmo número à atendente. Na Itália, o procedimento é o mesmo, mudando apenas o número a ser discado: 800 172 211. O serviço no exterior conta com parceria do Ministério da Justiça e apoio das embaixadas brasileiras.
FONTE: http://www2.planalto.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário