segunda-feira, 10 de abril de 2017

Eleições internas do PT em Natal terão segundo turno

Petistas de todo o RN foram às urnas, neste domingo (9), fortalecer a democracia e o partido e eleger as direções municipais e delegados estaduais. Em Natal, os candidatos Raoni Fernandes e Carlos Silvestre foram os mais votados e disputarão o segundo turno no próximo dia 30.
O Processo de Eleição Direta (PED) ocorreu em todo o Brasil, em cerca de 4 mil cidades. No RN, foram inscritas quatro chapas estaduais, e 64 cidades realizaram eleição municipal, com a participação de mais de mil filiados. Natal foi o único município onde aconteceu também eleição para as Direções e Presidências Zonais.
Foram eleitos em Natal:
João Hélio – Presidente Zonal Sul
Matiênio Duarte – Presidente Zonal Oeste
Adler Barros – Presidente Zonal Leste
Milklei Leite – Presidente Zonal Norte

As chapas estaduais tiveram a seguinte ordem em número de votos: Avante Militância Socialista, Eliziel Barbosa, Muda Partido do RN e A Esperança é Vermelha.
Renovação
Para Raoni, candidato à direção municipal da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) e o mais votado no primeiro turno, O PED é um instrumento importante para a estratégia que o PT adota quando opta por ser democrático e de massas. “Na minha opinião, a relação da direção com a militância tem que ser mais constante, com mais fóruns de participação, que atendam inclusive à necessidade de dialogar com os não filiados que estão nos bairros, nos movimentos etc”, disse.
Candidato mais jovem à Direção Municipal, Raoni acredita que as eleições diretas estão a serviço da democracia interna do partido e isso o torna cada vez mais forte. “Ontem [9], o PT deu uma boa resposta aos ataques que tem recebido, quando mobilizou milhares de pessoas por todo o Brasil”.
O segundo colocado, Carlos Silvestre – representante da tendência Brasil Socialista (BS) -, afirma que o PT passou por um “momento ímpar” durante o primeiro turno das eleições. “A inscrição de quatro candidatos não diminuiu, ao contrário, aumentou a importância da disputa”, destacou.
“Mesmo identificando alguns problemas, a eleição mostrou ao conjunto partidário a participação dos candidatos com responsabilidade e respeito mútuo, portanto quem ganha com o resultado é o partido como um todo”, completou Carlos. “A possibilidade de fazer um maior debate interno faz com que a responsabilidade de construção de um projeto de um partido dirigente e socialista ganhe maior sustentação”.
Próxima etapa
Depois do PED Municipal, acontecem os Congressos Estaduais, onde os delegados eleitos escolherão as Direções Estaduais, a delegação para o 6º Congresso Nacional do PT e a Direção Nacional através de chapas inscritas junto à Mesa Diretora.
Os Congressos Estaduais acontecerão nos dias 5 a 7 de maio, simultaneamente, em todo o país. Já o 6º Congresso Nacional acontece de 1 a 3 de junho.
Para o atual presidente estadual do PT/RN, Eraldo Paiva, o processo eleitoral foi muito positivo internamente para o partido e mostrou a força da militância que compareceu às urnas para dizer que participa ativamente da vida partidária.
Fonte: Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário