sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Previdência Social celebra 90 anos com forró e homenagens



Com 90 anos de prestação de serviços aos brasileiros, a Previdência Social comemora, nesta quinta-feira (24), a evolução da estruturação prática e jurídica desde 1923. Eventos alusivos foram montados em todo o país. Em Natal, na sede do INSS, no Tirol, uma programação que envolveu pronunciamentos dos principais representantes administrativos, minishow com a Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro de São José do Mipibu e um café da manhã para funcionários e beneficiados.
Instrumento de proteção social alicerçado no Poor Relief Act inglês, de 1601, que, pela primeira vez na história, viu surgir a preocupação governamental com os mais pobres, e germinado nas Constituições de 1889 e 1891, a Previdência Social brasileira abarca, hoje, 30 milhões de pessoas (510 mil no RN). Para destacar a relevância do caráter distributivo de renda e de possibilitar que os menos favorecidos tenham uma vida digna, a gerente executiva do INSS-Natal, Dione Regalado, aproveita o dia de festa para conclamar a população para uma maior participação. “As pessoas devem ter noção de que precisam contribuir durante a vida, procurar por uma filiação previdenciária para garantir seu futuro e da família”.
Três beneficiários, que nasceram no mesmo ano em que a Previdência foi oficializada no Brasil, foram homenageados. “É muita alegria poder vir receber esse prêmio ainda lúcida. Agradeço a Deus por ele ter me dado forças de poder vir aqui pessoalmente”, fala Dona Maria das Dores do Nascimento, natural de Macaíba que nasceu no dia 05 de janeiro do longínquo 1923. Com oito filhos (“nasceram onze”), ela nunca teve o benefício atrasado, em 90 anos.  Ao som de Luiz Gonzaga, conduzido pelo maestro José Wicliff, caminhou até o mestre de cerimônia para receber o diploma.
Outro cidadão contemplado com os primeiros benefícios, no começo dos anos 1920, Letício Ferreira de Fontes era agricultor do sítio Paul, em Luís Gomes, município no Alto Oeste potiguar. Contribuiu por toda uma vida sofrida, em nome da segurança para os oito filhos. Hoje é um morador de Natal que demonstrava felicidade ao segurar o certificado de beneficiário original. “O reconhecimento que sinto, na verdade, é muito orgulho por receber essa homenagem. A Previdência faz muito pela humanidade”.
A estiagem que assola o Nordeste aumenta a necessidade de manter a contribuição. No entendimento da gerente Dione Regalado, os avanços dos últimos anos, com obras que melhoraram a estrutura física e o atendimento aos segurados derrubam qualquer desconfiança de quem tem um pé atrás com tudo que envolve o poder público. “As pessoas têm dificuldade em entender isso [a importância da contribuição], mas quando surge um câncer terminal e ele não tem como receber dinheiro algum, veem o quanto erraram”.
Mais conhecida como “Lei Elói Chaves”, a instituição da Previdência Social é um marco para o desenvolvimento do país. Em plena expansão da rede, em 2013, 11 novas cidades com mais de 20 mil habitantes do Rio Grande do Norte receberão novas agências, dentre os quais Monte Alegre, Nova Cruz e Alexandria. Com isso, deslocamentos desnecessários, agilidade e conforto no atendimento para quem está inválido, na dependência do salário-maternidade, do auxílio-reclusão e pensão por morte.
Com Informações do Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário