segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dilma chora ao consolar familiares de jovens mortos em boate no RS


A presidente Dilma Rousseff se emocionou e chorou, na manhã deste domingo, ao falar da tragédia em Santa Maria (RS), onde mais de 200 jovens morreram no incêndio na boate Kiss. Dilma já chegou à cidade, depois de suspender os compromissos no Chile, onde participaria da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e teria encontros bilaterais com presidentes de outros países. A presidente seguiu diretamente de Santiago para Santa Maria e convocou os ministros para irem ao Rio Grande do Sul. Ao encontrar alguns familiares das vítimas, no Centro Municipal de Desportos, onde estão os corpos.

No local, onde ficou por cerca de 15 minutos, ela cumprimentou familiares de algumas das vítimas e chorou ao consolar pais de jovens mortos na tragédia. Visivelmente comovida, a presidente estava acompanhada do governador Tarso Genro e de outros integrantes da comitiva presidencial que está na cidade. Dilma foi embora para Brasília sem falar com a imprensa. Antes de seguir para o Brasil, ainda em Santiago, a presidente fez um pronunciamento emocionado.
- É uma tragédia para todos nós. Não vou continuar na reunião, por razões muito claras. Diante do que ocorreu, quem precisa de mim hoje é o povo brasileiro e é lá onde eu tenho de estar - afirmou a presidente, que decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas do incêndio.
Depois de anunciar as providências que havia tomado logo cedo, a presidente mandou uma mensagem para a população brasileira, especialmente, para os moradores de Santa Maria:
- Eu queria dizer o quanto, neste momento de tristeza, nós estamos juntos e necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza - disse, sem conter as lágrimas.
A presidente afirmou que convocou "todos os ministros que possam contribuir para minorar a situação dessa tragédia para estarem lá em Santa Maria". Ela disse que falou com o prefeito da cidade, Cezar Schirmer, e com o governador Tarso Genro, além do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. Padilha vai para o Rio Grande do Sul, Maria do Rosário já está em Santa Maria, e Saito colocará as instalações da Base Aérea de Santa Maria à disposição.
Schirmer decretou luto oficial de 30 dias no município. Em nota, a prefeitura garante que "a medida prevê a contratação imediata, por parte da prefeitura, de profissionais da área da saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, para dar assistência às famílias que tiveram seus filhos e parentes vitimados".
O Ministério da Saúde acionou a coordenação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para identificar as necessidades médicas de equipes, leitos e suprimentos no município. Um grupo de profissionais especializados em situações de catástrofe está se dirigindo de Brasília ao local para atuar no caso. Padilha também seguiu para o Hospital de Caridade de Santa Maria, onde funcionam as ações de coordenação.
O Ministério da Saúde informou que o Grupo Hospitalar Conceição (GCH), em Porto Alegre, que é ligado ao SUS, também está mobilizado para o atendimento das vítimas. De acordo com Padilha, os dois Centros de Queimados de referência em Porto Alegre, mais a Unidade de Emergência do GCH foram acionados desde a manhã deste domingo. O ministério atua também na mobilização de voluntários e pede doações de sangue para auxiliar no tratamento dos feridos. De acordo com Padilha, a maioria dos feridos até o momento é decorrente de inalação respiratória.
Em entrevista à rádio CBN, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que colocou a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal à disposição do governo gaúcho. O ministro afirmou que profissionais como bombeiros, peritos e papiloscopistas poderão auxiliar nos trabalhos. Mas a ajuda só será enviada caso o governo do estado avalie ser necessário.
- A partir da orientação da própria presidente Dilma Rousseff, que colocou o governo federal inteiramente à disposição em solidariedade ao governo do Rio Grande do Sul e à prefeitura de Santa Maria, eu já tive dois contatos com o governador Tarso Genro justamente para que possamos avaliar a necessidade de deslocamento de membros da Força Nacional de Segurança, uma vez que o estado do Rio Grande do Sul tem um corpo pericial competente, tem um polícia competente - disse Cardozo ao completar:
- Portanto, nós não podemos afirmar agora se será necessária a Força Nacional ou não. Depende de uma avaliação do governo do estado. A própria Polícia Federal também terá peritos caso necessário. A nossa missão nesse caso é apoiar a identificação, apoiar a investigação. E os bombeiros, claro, se necessário, também estão á disposição. Temos em prontidão 200 bombeiros que podem ser encaminhados imediatamente para a cidade de Santa Maria - completou Cardozo.
O secretário de Defesa Civil, Humberto Viana, também seguiu para Santa Maria, com uma equipe do Ministério da Integração.
- Estamos fazendo uma mobilização de recursos para que a gente possa fazer o resgate dos corpos, que é o apoio que podemos dar às famílias nesta hora, e também tratamento rápido e eficiente aos feridos - disse a presidente, acrescentando que o Rio Grande do Sul tem uma boa estrutura de saúde na região.
O Ministério das Educação também divulgou nota de pesar pela tragédia e informou que entrou em contato com o reitor da UFSM, Felipe Martins Muller, e colocou toda estrutura de hospitais universitários do Estado à disposição para auxiliar no atendimento às vítimas e no apoio aos familiares. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, da mesma forma, lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias das vítimas.
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, por meio de nota, também se manifestou:
“ Solidarizo-me e envio um abraço de conforto aos familiares, à população de Santa Maria, ao Prefeito e ao Governador do Rio Grande do Sul por essa tragédia que tirou a vida de tantas pessoas - em sua maioria, jovens - que tinham toda uma vida pela frente”.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, disse que foi “com profunda consternação” que soube da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS).
“Nesta hora difícil para este município, para o Estado do Rio Grande do Sul e para todo o povo brasileiro, os meus pensamentos estão com as famílias das vítimas. Em nome dos funcionários da Integração Nacional, envio os meus mais sentidos votos de pesar a Santa Maria”, disse.
Estado do RS decreta 7 dias de luto oficial
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, acompanha a presidenta Dilma Rousseff em Santa Maria, para verificar o atendimento às vítimas da tragédia, informou sua assessoria. Marco Maia, que é gaúcho, divulgou nota de pesar.
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, informou no Twitter, que também estava seguindo para a cidade.
“Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, disse ele no microblog.
Genro decretou luto oficial por sete dias por causa da tragédia. A Secretaria Estadual de Segurança Pública foi colocada à disposição para o atendimento dos trabalhos de apoio às vítimas, segundo nota divulgada pelo governo. Além disso, as aeronaves das polícias poderão fazer o transporte de feridos e o Instituto-Geral de Perícias montou uma força-tarefa para acelerar os trabalhos de identificação dos corpos. Ele também vai ajudar a investigar as causas da tragédia. Da mesma forma, que a Brigada Militar e a Polícia Civil trabalham no isolamento e na segurança do local.
Também no Twitter, a ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, informou que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) solicita apoio de profissionais de saúde voluntários.
“Santa Maria é cidade universitária com a UFSM. Possui jovens de muitos lugares do RS e do Brasil. Impossível nessa hora não pensar que em geral são jovens que estão em uma boate no sábado. Quantas famílias procuram agora seus jovens?”, disse a ministra, que é gaúcha, em duas mensagens no Twitter.
O vice-presidente da República, Michel Temer, falou por telefone com o prefeito de Santa Maria na manhã deste domingo e prestou solidariedade às famílias das vítimas e à população gaúcha. Temer, que estava no exercício da Presidência, reforçou a informação de que o governo federal colocou todos os meios à disposição para ajudar no socorro aos feridos e aos familiares das vítimas, além do resgate dos corpos.
O presidente do Senado Federal, José Sarney, também divulgou nota de pesar em nome da instituição. "Na qualidade de presidente do Senado, quero expressar, em nome de nossa instituição, o grande pesar e nossa profunda tristeza diante da tragédia que atingiu o povo de Santa Maria e do Rio Grande do Sul, comovendo também todos os brasileiros e brasileiras" , diz a nota.
O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, que é natural de Santa Maria, divulgou nota em que diz que está profundamente consternado com a tragédia.
"É provavelmente a notícia mais triste que já recebi de minha querida cidade. Como santa-mariense que sou, estou chocado. Santa Maria é uma cidade composta eminentemente por jovens, é um centro universitário regional, rapazes e moças de todos os lugares vão para lá estudar. Por isso, é uma cidade muito ativa e pulsante, cheia de juventude”, declarou o secretário.
O governador Sérgio Cabral entrou em contato com o governador Tarso Genro e se colocou à disposição do Governo do Rio Grande do Sul a Força Estadual de Saúde e o Hospital de Campanha do Rio de Janeiro.
Em entrevista à rádio CBN, no início da manhã, o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Airton Michels, confirmou o horário do início do incêndio, por volta de 2h30m da manhã. Segundo ele, a prioridade no momento é garantir o atendimento às vítimas e atender os sobreviventes.
A preocupação no momento, muito embora a polícia esteja lá, não é identificar as causas.
- Vamos fazer isso, mas a prioridade, agora, é salvar vidas - afirmou o secretário.
O secretário informou ainda que a Secretaria de Saúde está disponibilizando bancos de sangue e enviando equipamentos necessários para a identificação das vítimas. Além disso, todas as aeronaves da Secretaria de Segurança e da FAB estão sendo deslocadas para o local.
Ainda mais cedo, Michels informou que estava se deslocando para Santa Maria. A cidade é considerada o principal polo universitário do Rio Grande do Sul.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a tragédia em nota, que também e assinada pela ex-primeira dama Marisa Letícia, aos familiares das vítimas.
“O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos."
O senador Paulo Paim (PT-RS) , que preside a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, divulgou nota em nome da CDH e do Senado.
"Neste momento de tristeza e de profunda dor para todos nós brasileiros, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal externa sua solidariedade e condolências aos familiares e amigos das vítimas da tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Nossos corações derramam lágrimas pelas vidas e sonhos interrompidos desses adolescentes e jovens que partiram do convívio dos seus entes queridos. Que tragédias como essa nunca mais ocorram em nosso país".
A deputada gaúcha Manuela D'Ávila (PCdoB) manifestou-se hoje no Twitter sobre a tragédia em Santa Maria. Ela disse que no microblog que o domingo começava com o "coração triste" pelas notícias que chegam da cidade.

"Meu Deus! Quanta tristeza!", comentou a deputada.
Autoridades internacionais prestam condolências
No encerramento da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Européia, neste domingo, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. A presidente Dilma Rousseff cancelou sua participação na cerimônia e seguiu para Santa Maria. Representantes de outras nações que estavam na cúpula também manifestaram solidariedade às vítimas da tragédia. O governo do Reino Unido divulgou nota de luto pelo incêndio na boate Kiss. O ministro britânico de relações exteriores, Hugo Swire, afirmou estar "profundamente triste com a notícia do trágico acidente em Santa Maria".
FONTE: Jornal O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário