quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Praia de Tibau é uma das consideradas mais limpas do Rio Grande do Norte


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Programa Água Azul, intensificou durante o período de alta estação o monitoramento de 48 praias no Estado, destas 18 pertencem ao Polo Costa Branca.
Segundo o estudo, os mossoroenses podem ir despreocupados para as praias da região, pois aquelas que integram o Polo Costa Branca, tais como Tibau, Manuelas e Ponta do Mel, estão entre as praias mais limpas do RN.
O coordenador do Estudo, professor Ronaldo Diniz, informou que atualmente todas as praias do Estado apresentam excelentes condições, apenas o balneário de Pium apresentou irregularidades.
"Seguimos critérios para determinar se o mar encontra-se próprio ou impróprio para o banho. Para se determinar um resultado é preciso fazer a análise de cinco amostragens consecutivas, caso duas ou mais apresentem mais de 1.000 coliformes fecais por 100ml de água, esta região é considerada imprópria para o banho. Pode também acontecer situações em que apenas uma amostra verifica a existência de 2.500 coliformes fecais por 100ml de água, o que também torna a praia imprópria para o banho", esclareceu Ronaldo.
Ele complementou dizendo que o estudo é realizado nas praias da Costa Branca, nos meses de alta estação, ou seja, dezembro, janeiro e fevereiro.
"A previsão é de que o trabalho nessas regiões torne-se rotineiro, efetuado ao longo do ano. Estamos trabalhando para que isso aconteça. A importância desse estudo é alertar a população sobre as condições de balneabilidade das praias, para que incidentes, como, por exemplo, doenças de pele, prejudiquem os banhistas".
Em Natal, as ótimas condições encontradas nas praias devem-se principalmente à ausência de chuvas. Segundo os órgãos responsáveis pelo estudo de balneabilidade, a chuva ajuda a levar os resíduos oriundos das ligações clandestinas de esgoto. 

Dicas para manter a praia limpa- Ao ir à praia, lembre-se de levar uma sacola plástica para jogar latas de refrigerante, canudos, pratos de isopor, embalagem de sorvete e outros lixos. Caso você esqueça o saquinho, utilize os latões de lixo, que normalmente estão espalhados pelo calçadão, de 50 em 50 metros, ou até mesmo as sacolas dos carrinhos dos vendedores ambulantes.
- Deixe seu cachorro em casa, quando for à praia. Em alguns municípios do Brasil, a presença dos cães na areia é proibida, já que as fezes deles podem transmitir doenças. Caso seja permitido passear com o animal na praia, sempre recolha as necessidades dele e jogue-as no lixo.
FONTE: Jornal o Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário