quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caern alerta clientes sobre cobrança indevida de taxas



Por Assessoria de Imprensa Caern
Nenhum empregado da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está autorizado a cobrar tarifa de serviço na casa do cliente. O alerta é dado pela própria empresa de saneamento, após ter recebido denúncia de que um servidor estaria cobrando para não cortar a água de consumidores em situação irregular. O servidor foi demitido por justa causa, recorreu judicialmente e teve o pedido de reintegração negado pela Justiça do Trabalho.

As denúncias que chegaram à Caern também diziam respeito à cobrança indevida por parte do operador de sistemas de água e esgoto, que recebeu pagamento equivalente a uma multa pela troca de um hidrômetro avariado. A Caern orienta que valor algum deve ser entregue diretamente a empregado. "Nenhum operador de campo ou outro servidor da Caern tem autorização da empresa para receber pagamento", ressalva João Gabriel Assunção, Chefe da Unidade de Controle de Arrecadação e Combate a Fraude. Ao operador que receber qualquer valor, será atribuída demissão por justa causa, em face do cometimento do ato de improbidade, que consta no artigo 482.a, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No site oficial da empresa (www.caern.rn.gov.br) encontra-se um menu no qual consta a tabela de serviços, com os devidos custos de materiais e serviços prestados pela empresa. "O valor cobrado ao usuário será de acordo com a tabela que consta no site, através de fatura à parte da conta de água mensal, que é enviada para a casa do cliente e que deve ser paga em agente arrecadador credenciado", adverte João Gabriel. Ele alerta que, em nenhuma hipótese, o cliente terá que pagar tarifa de serviço em sua residência.

Os hidrômetros das residências são de responsabilidade do morador, em caso de avaria, será cobrado valor proporcional à capacidade do aparelho, que se dá de acordo com a medição do imóvel. Lembrando que o valor deverá ser pago através de fatura, nunca ao operador de serviço.

ORIENTAÇÃO
Os usuários deverão atentar para alguns quesitos básicos na hora de receber um servidor da Caern em sua residência: na viatura sempre constará a logomarca da Companhia - bem como seu número de identificação - o operador deverá estar com o uniforme da empresa e munido do crachá de identificação. Em caso de dúvida quanto ao vínculo deste com a empresa o cliente pode ligar para a Caern certificando-se da ligação do operador com a empresa. Em caso de qualquer ocorrência, o usuário procurar um escritório para atestar o dano, nunca diretamente o operador. Reclamações poderão ser feitas à Central de Atendimento da Caern através do telefone 115. 
FONTE: Governo do RN