quarta-feira, 18 de abril de 2012

Escolha dos beneficiários das cisternas do SEAPAC só será feita após o pagamento da primeira parcela pelo Governo



O Governo do RN assinou na semana passada em Caicó, convênio com o SEAPAC para construção de 2 mil e 800 cisternas, em 55 municípios potiguares, com recursos de quase 5 milhões de reais, o próximo passo é definir os beneficiários do programa. Cada cisterna terá capacidade para 16 mil litros d´água, o que daria para abastecer uma família de 5 pessoas durante oito meses.
Antes dessa definição, o Seapac aguarda a liberação da primeira parcela do convênio. De acordo com o técnico Damião Santos em entrevista a Rádio Caicó AM, serão feitas reuniões públicas e abertas em todos os 55 municípios com as presenças das comunidades rurais, dos FUMACs, dos Fóruns e Organizações das Políticas Públicas e dos poderes constituídos para a escolha de quem receberá a cisterna.
Alguns critérios serão obedecidos como: quem se enquadrar nos programas sociais, as chefes de famílias, pessoas idosas e os que têm muita necessidade de acesso a recursos hídricos. “Nós vamos visitar cada município, será feito um documento e depois faremos reuniões nas comunidades para fazer a seleção das famílias, tudo isso de forma transparente”, disse Damião. Transparência essa que, de acordo com Damião o SEAPAC deseja dar tambem no processo de compra e aquisição dos materiais para as cisternas, através da realização de pregões públicos, para que tenhamos o melhor preço e a melhor qualidade.
Como se trata de um órgão da Igreja Católica, mas de atuação estadual, o Seapac usará suas equipes de caicó, Mossoró e Natal para realizar esse trabalho de campo. O trabalho vai começar pelos 30 cidades da região Oeste. “Esperamos que nos próximos 30 dias toda essa fase de mobilização esteja resolvida para começar o processo de construção. Nas comunidades já tem pedreiros que já trabalham, tem as associações que se mobilizam, e vamos estar junto desta rede, aproveitando a mão de obra local”, finalizou.
FONTE: Blog do Marcos Dantas