domingo, 18 de outubro de 2015

Governo federal entrega 133 mil sistemas com tecnologias de captação de água no Semiárido

Implantação de cisternas e barragens asseguram o acesso à água para consumo humano e para a produção de alimentos
O governo federal entregou 133 mil tecnologias sociais de captação e armazenamento de água a agricultores de baixa renda da região do Semiárido entre 2003 e setembro deste ano.Cisternas do tipo calçadão e de enxurrada, barragens subterrâneas e "barreiros trincheira" são alguns dos modelos de tecnologia com capacidade de armazenar entre 52 mil e 500 mil litros de água coletada no período de chuvas. Essas tecnologias permitem aos agricultores conviver com a estiagem e produzir alimentos na região. 
As entregas fazem parte do programa Água para Todos. A implantação das tecnologias sociais, aliada a outras políticas públicas, assegura acesso a água para consumo humano e para a produção de alimentos.
Além das tecnologias desenvolvidas, o programa garantiu água de qualidade para mais de 1,2 milhão de famílias. Cada um desses reservatórios armazena até 16 mil litros e atende a uma família de até cinco pessoas por um período de oito meses de estiagem.
O acesso à água possibilitou melhoria da qualidade de vida e da saúde. As maiores beneficiadas são mulheres e crianças, sobre quem recaía a tarefa de caminhar longas distâncias e perder várias horas do dia para buscar água. Antes das cisternas, cada família perdia, em média, até seis horas por dia para ir buscar água em açudes – tempo que hoje pode ser dedicado a outras tarefas e para a melhoria da convivência familiar.
O Água para Todos é um programa do governo federal, executado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Integração Nacional, do Meio Ambiente, além da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Fundação Banco do Brasil, da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Nenhum comentário:

Postar um comentário