quarta-feira, 20 de junho de 2012

Secretário-Geral da Rio+20 garante que as demandas da juventude serão ouvidas



Durante o último dia do encontro da juventude para a Rio+20, a Youth Blast, que aconteceu de 7 a 12 de junho, o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, garantiu que as demandas da juventude serão ouvidas durante a Conferência oficial. O secretário também destacou a Youth Blast como um marco no processo de participação da juvenil no mundo. Ele ainda abordou temas como a economia verde, as mídias sociais como nova forma de participação da sociedade civil e a preservação dos povos e comunidades tradicionais e indígenas.
Para Zukang, neste momento os jovens representam o seu futuro e de seus filhos. Segundo ele, o secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, acredita que a Youth Blast é uma das conferências mais importantes já organizadas em parceria com as Nações Unidas. Zukang também alertou para o fato de a juventude ser a maior responsável pelo desenvolvimento sustentável e ainda ser a parte menos ouvida nos processos de decisão de metas e  compromissos para o meio ambiente. “A Youth Blast pode ajudar a resolver isso. A Rio+20 é uma oportunidade para os jovens trabalharem lado a lado com as Nações Unidas”, afirma o secretário.
Durante o encontro, um jovem brasileiro questionou como as Nações Unidas pensam em viabilizar o desenvolvimento sustentável  e, ao mesmo tempo, a preservação dos povos e comunidades tradicionais e indígenas. “A população indígena por anos foi descriminada e privada de seus direitos. Sem o suporte dessas comunidades o desenvolvimento sustentável é impossível. As suas ações e culturas são para preservar  a natureza. Tenham certeza que vocês serão ouvidos, garantiu Sha Zunkang aos jovens ali presentes.
Posteriormente ao compromisso firmado pelo secretário-geral da Rio+20 na Youth Blast, jovens de todo o mundo se manifestaram na internet e nos espaços de realização Rio+20 buscando resgatar o parágrafo 80 que estava no texto oficial da Conferência. Os protestos começaram domingo (17) e aconteceram novamente na segunda-feira (18). O parágrafo trata da representação de jovens e crianças no Alto Comissionado da ONU para os debates sobre desenvolvimento sustentável.
Como encaminhamento para as negociações na Rio+20, as atividades durante a Youth Blast resultaram na declaração intitulada “A juventude constrói hoje um novo mundo!”. Entre outras recomendações, o documento aborda a importância estratégica do jovem para o desenvolvimento sustentável. “A participação das novas gerações na promoção da sustentabilidade não deve se restringir a um olhar apenas para o futuro. Recai sobre os jovens de hoje a tarefa inadiável de transformar a dívida que receberam em benefícios para a atual e as futuras gerações”, diz a declaração.
A Youth Blast foi realizada pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, com o apoio do Conselho Nacional de Juventude e do Secretariado-Geral da Organização das Nações Unidas.