quarta-feira, 20 de junho de 2012

Início do inverno será marcado por chuva em grande parte do Brasil



O inverno brasileiro começa às 20h09 desta quarta-feira, 20 de junho. E já para os próximos dias, pode-se esperar uma forte frente fria, que deve provocar bastante chuva na Região Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no sul dos Estados do Rio e de Minas. 

A estação alterna ondas de muito frio com períodos de calor. Na Região Sul, períodos quentes devem evoluir para dias chuvosos, seguidos da chegada de massas de ar polar que tornam os dias frios e secos. Nessas condições, o fenômeno da geada será comum. Mas em períodos de muito frio pode-se ter condições extremas e até mesmo nevar.

No Centro-Oeste, Mato Grosso terá chuvas isoladas, Mato Grosso do Sul tem possibilidade de chuva forte com trovoadas e pode chover também em Goiás. 

Boa parte das Regiões Norte e Nordeste terá chuva nos próximos dias, como parte do Amazonas, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Salvador.

Previsão de junho a agosto
O Boletim de Prognóstico Climático, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apresenta as previsões para o período de inverno, de junho a agosto de 2012. 

De acordo com o prognóstico, durante o período de inverno as temperaturas em todo o Brasil estão previstas em torno da média climatológica dos últimos anos. Porém, de acordo com o relatório, pode-se esperar que as incursões de massas de ar frio causem um declínio mais acentuado das temperaturas durante alguns períodos, assim como episódios de geada sobre o centro-sul do País.

FONTE: Agência CNM(Confederação Nacional dos Municípios), com informações da Agência Estado