![]() |
Deputado Gilmar Tatto (PT-SP) |
O
deputado Jilmar Tatto (PT-SP) é o novo líder da bancada do PT na Câmara. O
deputado José Guimarães (PT-CE), que também estava na disputa do cargo,
desistiu. Pelo acordo, Guimarães irá assumir a liderança da bancada em 2013.
Antes da reunião, o líder Paulo Teixeira (SP) afirmou que seria uma transição
tranquila, pautada no consenso. “Estamos mobilizados para uma mudança de
comando sem disputa”, afirmou.
"Não é uma derrota. É uma vitória do partido", disse o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), patrocinador da campanha de Guimarães. Guimarães também disse que o mais importante era a unidade do partido. "O que pesou foi a unidade da bancada. Cedemos para ficar com a unidade do partido. A bancada acabaria rachada", disse.
A decisão sobre a liderança do PT foi tomada na reunião na casa do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Ao ser anunciado como novo líder, em entrevista na Câmara, Tatto afirmou que trabalhará em perfeita sintonia com a presidente Dilma Rousseff, "em um jogo
combinado com o governo".
Ele citou entre temas importantes a serem tratados a reforma política, a votação do projeto de distribuição dos royalties do petróleo e o projeto que cria o Fundo de Previdência Complementar dos Funcionários Públicos.
A bancada do PT se reúne à tarde para homologar o acordo que foi fechado na manhã de hoje entre os dois candidatos e seus grupos. Tatto conta com o apoio do presidente da Câmara, Marco Maia (PT), e do líder que deixa o cargo, Paulo Teixeira (SP), e do ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (SP).
De Brasília
Com agências