quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Em novo retrocesso, Temer quer ampliar jornada de trabalho para 12h

Às vésperas do Natal, o presidente Michel Temer (PMDB) anunciou mais uma derrota para o trabalhador. Em projeto de lei enviado ao Congresso, o golpista quer expandir a jornada do trabalhador além das atuais 8 horas diárias, para até 12 horas por dia. Esse acréscimo seria feito sem pagamento de horas extras, e respeitando o limite de 44 horas semanais e 220 mensais (em meses com 5 semanas).
O projeto também prevê a prevalência do negociado sobre o legislado. Quer dizer, acordos entre empregados e trabalhadores se sobressaem à legislação trabalhista. Em um momento de crise e aumento do desemprego e quando há uma fragilização das condições trabalhistas, essa mudança pode significar o fim de diversos direitos trabalhistas. O projeto também fala sobre a limitação do horário do almoço para apenas meia hora e o fatiamento de férias.
Como lembrou a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), as mudanças atendem a uma demanda da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), uma das grandes apoiadoras do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT).
Para o senador Paulo Paim, esse projeto é a revogação da Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil.
Veja como foi a repercussão nas redes:


Mais uma vez Temer tenta jogar a crise nas costas do trabalhador. Quer que o povo trabalhe mais para ter menos direito à aposentadoria
Temer anuncia daqui a pouco sua reforma trabalhista. Vem aí + crueldade contra quem produz a riqueza e + proteção aos q se lambuzam com ela
O ano que nunca termina aprontou mais uma, a última é a PEC da reforma trabalhista, PEC 300/2016. Na prática, é a revogação da Lei Áurea.
... Estão jogando no precipício os trabalhadores e os direitos aspirados na CF e na CLT. A pinguela arrebentou.... Estamos em queda livre.


Da Redação da Agência PT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário