domingo, 31 de julho de 2016

Papa preside Missa de encerramento da JMJ 2016

Papa disse aos jovens que a JMJ começa agora; Jesus quer fazer parte dos “chats” diários e tornar o Evangelho o “navegador” pelas estradas da vida


O Papa Francisco presidiu neste domingo, 31, a Missa de Envio da 31ª Jornada Mundial da Juventude, realizada em Cracóvia, na Polônia desde o último dia 25. O Papa frisou aos jovens que a JMJ não termina hoje, ela está começando agora, pois é na casa de cada jovem que Jesus quer habitar todos os dias. Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da celebração.
A homilia partiu do Evangelho do dia, que relata o encontro entre Jesus e Zaqueu, em Jericó. Francisco explicou que o encontro com Jesus transformou a vida de Zaqueu, mas para isso o cobrador de impostos teve que enfrentar alguns obstáculos: a baixa estatura, a vergonha paralisante e a multidão que o bloqueava e criticava.
Acesse

Esses obstáculos falam também aos jovens nesse dia de hoje. Quanto à estatura, o Papa disse que também hoje há o risco de ficar distante de Jesus por não sentir-se à altura Dele, não só por uma questão de autoestima, mas de fé. Mas para Deus, ninguém é inferior, todos são prediletos e importantes. “Deus conta contigo por aquilo que és, não pelo que tens: a seus olhos, não vale mesmo nada a roupa que vestes ou o celular que usas; não Lhe importa se andas na moda ou não, importas-Lhe tu. A seus olhos, tu vales; e o teu valor é inestimável”, disse Francisco.
O segundo desafio de Zaqueu foi enfrentar a vergonha, pois para um cobrador de impostos, seria ridículo que todos os vissem tentando subir a uma árvore para ver Jesus. Zaqueu superou porque a atração por Jesus foi mais forte e isso ensina aos jovens hoje, disse o Papa, que, diante de Jesus, não se pode ficar parado de braços cruzados. “Não tenhais medo de Lhe dizer ‘sim’ com todo o entusiasmo do coração, de Lhe responder generosamente, de O seguir. Não vos deixeis anestesiar a alma, mas apostai no amor formoso, que requer também a renúncia, e um ‘não’ forte ao doping do sucesso a todo o custo e à droga de pensar só em si mesmo e nas próprias comodidades”.
O último obstáculo de Zaqueu foi a multidão que o bloqueava e o criticava. Francisco disse que também hoje há pessoas para criar obstáculos entre ao jovens e Deus, dizendo que Deus é distante e mau com alguns. “Poderão rir de vocês, porque acreditais na força mansa e humilde da misericórdia. (…) Não desanimeis! Com o vosso sorriso e os vossos braços abertos, pregais esperança e sois uma bênção para a única família humana, que aqui tão bem representais”.
Na conclusão da homilia o Papa recordou aos jovens as palavras de Jesus a Zaqueu: “desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa”. Hoje, esse convite é dirigido aos jovens. “A JMJ começa hoje e continua amanhã, em casa, porque é lá que Jesus te quer encontrar a partir de agora. O Senhor não quer ficar apenas nesta bela cidade ou em belas recordações, mas deseja ir a tua casa”, disse, acrescentando que Jesus quer fazer parte dos “contatos” e “chats” dos jovens todos os dias, e também que o Evangelho seja o “navegador” pelas estradas da vida.
Francisco lembrou aos jovens que a memória de Deus não é um disco rígido que grava e armazena os dados, mas um coração rico de compaixão, que quer eliminar todos os vestígios do mal. “Tentemos, também nós agora, imitar a memória fiel de Deus e guardar o bem que recebemos nestes dias”.

Próxima JMJ será em 2019 no Panamá

Enquanto Cracóvia se despede da JMJ 2016, Panamá se prepara para acolher a próxima edição do evento, que será em 2019. O anúncio foi feito neste domingo, 31, pelo Papa Francisco, naoração do Angelus, após a Missa de envio
“A Providência de Deus sempre nos precede. Pensai que já decidiu qual será a próxima etapa desta grande peregrinação iniciada em 1985 por São João Paulo II! E, por isso, é com alegria que vos anuncio que a próxima Jornada Mundial da Juventude – depois das duas a nível diocesano – será em 2019, no Panamá”, foram as palavras do Papa no anúncio oficial.
Francisco deixou o agradecimento a todos os que contribuíram para a realização da JMJ 2016 e a todos os jovens que participaram. “Enchestes Cracóvia com o entusiasmo contagiante da vossa fé. São João Paulo II rejubilou do Céu, e ajudará vocês a levar por todo o lado a alegria do Evangelho”.
O Papa disse ainda que esses dias em Cracóvia foram uma “oxigenação espiritual” para que os jovens possam viver e caminhar na misericórdia quando voltarem para casa, em seus diversos países.
E foi com a oração mariana do Angelus que o Papa encerrou o momento com a juventude reunida em Cracóvia. Nossa Senhora, disse Francisco, ensina como pode ser fecunda a experiência vivida na Polônia. “Pela intercessão de Maria, invocamos o Espírito Santo para que ilumine e sustente o caminho dos jovens, na Igreja e no mundo, a fim de serdes discípulos e testemunhas da Misericórdia de Deus”.

Próximos passos do Papa

Após a Santa Missa, o Papa segue para o encontro com os voluntários, logo mais, às 12h (horário de Brasília). Depois, Francisco participa da cerimônia de despedida no Aeroporto de Cracóvia e retorna ao Vaticano, onde deve chegar por volta de 15h25 (horário de Brasília).
FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário