quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

ProUni tem quase 1,6 milhão de inscritos em 2016

Número confirma aumento da procura por vagas em universidades particulares; desde sua criação em 2005, já foram mais de 1,7 milhão de bolsas
O Programa Universidade para Todos (ProUni) teve um aumento de 28% na procura em relação à edição do ano passado, com 3.108.422 inscrições para bolsas parciais e integrais em universidades particulares em todo o País. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo MEC, em entrevista coletiva. Desde sua criação em 2005, o Ministério da Educação (MEC) ofereceu 1,74 milhão de bolsas.
Neste ano, os 1.599.808 inscritos puderam escolher  duas opções entre mais de 30 mil cursos e disputar as 203.602 bolsas de estudos ofertadas. Cerca de 65% dos inscritos tem até 22 anos e 59,5% são mulheres.
O curso mais procurado entre os inscritos foram as engenharias. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o aumento pelo interessa na área de engenharia coloca o Brasil no mesmo junto de países desenvolvidos. “Outros países tem o mesmo perfil de interesse no ensino superior na área de engenharia. O nosso desafio agora é estimular a procura pelas carreiras em químia e física”, comentou.
Mercadante chamou atenção para o cronograma de atividades ainda para o ProUni. Até o dia 1º de fevereiro, os alunos selecionados para as vagas devem comprovar informações através do site do ProUni (http://prounialuno.mec.gov.br/). Ainda há uma segunda chamada, que será divulgada no dia 12 de fevereiro, e outro período para comprovar informações. Quem ainda tiver interesse, pode se manifestar intenção de participar da lista de espera dos dias 26 a 29 também de fevereiro.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Ministra interina do MDA, cumpre agenda nesta terça-feira no RN

A ministra interina do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Coelho, virá ao Estado do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (26) para cumprimento de agendas administrativas nos municípios de Mossoró/RN e Boa Saúde/RN. A ministra tratará de questões ligadas a promoção da igualdade de gênero e a reforma agrária.
De acordo com o Delegado Federal do MDA, Caramurú Paiva, a presença de Ministra será acompanhada de uma série de atos administrativos importantes para a agricultura familiar. Segundo o mesmo, na manhã da terça a Ministra abre o intercâmbio internacional dentro do II Programa de Fortalecimento de Políticas Públicas de Gênero para a Agricultura Familiar, Campesina e Indígena para América Latina e Caribe, conduzido pela Reunião Especializada da Agricultura Familiar – REAF. Nesta ocasião será assinado um convênio de pesquisa entre o MDA e UFERSA.
No período da tarde, a Ministra Interina vai até o município de Boa Saúde/RN aonde inaugura 36 casas do assentamento Dom Pedro II, construídas através do Programa Minha Casa Minha Vida Rural. Ainda haverá a entrega dos cartões dos créditos iniciais. “A presença de Maria Fernanda Coelho também é uma oportunidade de fortalecimento das ações do MDA para 2016”, conclui Caramurú Paiva.
FONTE: http://blogdeassis.com.br/estado/ministra-interina-do-mda-cumpre-agenda-nesta-terca-feira-no-rn/15045

FETRAF/RN REALIZA PLANEJAMENTO PARA O ANO DE 2016

A FETRAF/RN através de sua Direção Executiva realizou nos dias 21 e 22 de janeiro, o Planejamento Anual para o ano de 2016.
O planejamento ocorreu na residência da Presidenta do SINTRAF de Assú, Maria do Socorro da Silva no Sítio "Olho D´Água do Mato" em Assú, distante 213,6 km de Natal/RN.
Durante os dois dias de reunião foram discutidos diversos assuntos de interesse da classe trabalhadora rural, onde se destaca os seguintes temas:
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SINDICATOS (GERSIND)
O GERSIND é o sistema organizativo e financeiro da FETRAF/RN junto aos Sindicatos de base e está implantado em mais de 80% dos Sindicatos e durante o Planejamento foram definidas agendas com os Sindicatos que ainda não implantaram o sistema, de modo chegar aos 100% ainda no primeiro semestre de 2016.
SISTEMAS DE EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PRONAF (DAP) E SISTEMA DE DESCONTOS DOS APOSENTADOS
O Sistema FETRAF tem parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS) para o desconto das contribuições dos aposentados e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF (DAP) em quase todos os Sindicatos de base e foi definido para que esses serviços sejam todos ampliados.

FORMAÇÃO SINDICAL
A FETRAF/RN está definindo internamente um novo modelo de Projeto de Formação Sindical para as novas Lideranças em todo o Rio Grande do Norte.
A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2016 tenha início à implantação do projeto.
PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS (P1+2)
O Programa de construção de diversas tecnologias de convivência com o semiárido será executado em 2016 pela FETRAF/RN com a construção de 175 novas tecnologias nos municípios de Santana do Matos e Angicos, onde já foi conveniado , faltando a liberação dos recursos.
PROGRAMA NACIONAL DO CRÉDITO FUNDIÁRIO (PNCF)
A FETRAF/RN é uma das instituições a executar o programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e já conta com 30 famílias aprovadas na Câmara Técnica, chegando próximo de concluir sua meta.
A FETRAF/RN também executou e está em processo de prestação de contas o Projeto de Mulheres do Potengí, além de ser parceira do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Durante o Planejamento Anual da FETRAF/RN foi discutido as fundações de novos SINTRAF´s em diversas regiões do estado.
A Jornada de Lutas da FETRAF-Brasil também foi tema de discussão durante o Planejamento Anual da FETRAF/RN. A jornada  deverá ocorrer em abril deste ano em Brasília-DF.
Foram feitas analises e encaminhamentos sobre as coordenações da FETRAF/RN.
Por fim, foi definida a data da Plenária Estadual da FETRAF/RN para o dia 18 de março em São Paulo do Potengí.
Participaram da reunião, o Coordenador Geral: João Cabral de Lira; A Coordenadora de Organização Sindical da FETRAF/RN e Secretária Geral da FETRAF-Brasil, Josana Lima; A Coordenadora de Finanças, Maria Avanael Simão; O Secretário Geral, Jubenick Pereira; O Coordenador de Formação e Educação Profissional, Dário Fortunato; O Coordenador de Juventude, Comunicação e Cultura, Alex Pontes; A Coordenadora de Mulheres, Cícera Franco de Oliveira; O Coordenador das Políticas Agrícolas e Agrárias, João Maria Alexandre; O Coordenador de Comercialização e Organização da Produção, Hildebrando Rocha; O Coordenador de Infraestrutura e Habitação, Raimundo Canuto de Brito e o Coordenador de Agroecologia e Meio Ambiente, José Miguel Filho.
O Assessor Jurídico da FETRAF/RN e FETRAF-Brasil, Dr. Valério Dutra também compareceu ao Planejamento.
Fotos: Alex Pontes
FONTE:http://www.fetrafrn.org.br/noticia.asp?s=0905050604170D0A1D0E0E070604081D0D170108071F495D5E56

Inscrições para 1º semestre do Fies estão abertas

Fies oferece possibilidade de financiar a graduação; inscrições terminam na sexta-feira (29)
As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do primeiro semestre de 2016, estão abertas a partir desta terça-feira (26) e devem ser feitas até a próxima sexta-feira (29). Essas datas foram estabelecidas pelo Ministério da Educação na semana passada, com a publicação de calendário no Diário Oficial da União
As inscrições serão realizadas somente pela internet. Cada estudante poderá optar por um único curso e turno, dentre aqueles com vagas ofertadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados em 1º de fevereiro.
Para o processo seletivo do Fies, somente poderão se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos, nota na redação superior a zero.
Outra exigência é possuir uma renda familiar bruta per capita de até dois salários mínimos e meio. O estudante poderá se inscrever para um único curso e turno dentre as vagas ofertadas no processo seletivo. 
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

Santo Antônio/RN: Reunião para implantação de Feira da Agricultura Familiar aconteceu no Sindicato

Aconteceu no último dia 20 de janeiro, uma reunião entre a Comissão do Território Agreste e Litoral Sul (TERRASUL) que acompanha o Projeto de Feiras da Agricultura Familiar e Agricultores Familiares do município de Santo Antônio, distante 76,4 km de Natal/RN.

A reunião que ocorreu no Auditório do SINTRAF de Santo Antônio é a primeira de várias outras que a comissão fará nas cidades do Território atendidas pelo projeto.

O projeto tem como proponente a EMATER estadual, de uma emenda da Senadora Fátima Bezerra em 2012, na época Deputada Federal, no valor de R$ 300.000,00 (Trezentos Mil Reais).

 O projeto é composto de Barracas padronizadas, bombonas, balanças e caixas empilháveis.
A comissão do TERRASUL do Projeto de Feiras da Agricultura Familiar é composta pelas entidades: Banco do Nordeste, EMATER regional, NEDETS e SINTRAF de Espírito Santo.
O município de Santo Antônio realizará sua I Feira da Agricultura Familiar que está prevista para ser inaugurada dia 17/02/2016 na Rua Presidente Castelo Branco, de frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar.

Estavam presentes na reunião, diversos Agricultores Familiares, o Vereador e Presidente do Sindicato, Dário Fortunato, o Secretário de Agricultura , Francicarlos , entre outras lideranças locais.

Informações e fotos: Francicarlos Santos

FONTE: FETRAF/RN

Contra o Aedes, Governo colocará 220 mil homens das forças armadas nas ruas

“Se a sociedade brasileira não chamar a si esta responsabilidade neste momento grave, não seremos vitoriosos”, disse o ministro da Saúde

O mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças, inclusive a febre zika, que causa microcefalia em bebês, será alvo de uma verdadeira operação de guerra. Para isso, no próximo dia 13 de fevereiro o governo vai mobilizar um batalhão de 220 mil homens das Forças Armadas. Eles vão sair de casa em casa, em todo o Brasil, distribuindo panfletos e orientando as famílias a participarem da mobilização para a eliminação dos criadouros do inseto.
As informações foram dadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, após reunião com a presidenta Dilma. “Há 30 anos que esse mosquito habita o País e não conseguimos eliminá-lo. Se a sociedade brasileira não chamar a si esta responsabilidade neste momento grave, de uma das crises maiores de saúde pública já vivida em qualquer tempo no Brasil, não seremos vitoriosos”.
Sobre a operação do dia 13, o ministro prevê que o total de agentes públicos a serem mobilizados poderá até superar os 220 mil. “Não serão só as Forças Armadas [que vão participar], como as polícias militares, os corpos de bombeiros, os agentes de combate às endemias, os agentes comunitários de saúde. Isso daí é um exército de aproximadamente 300 mil pessoas”.
Distribuição de repelentes
O ministro garantiu que o governo não vai “economizar nada” no combate ao mosquito, o que ainda é a forma mais eficaz de evitar o vírus zika, já que ainda não existe vacina contra a doença. Nesse sentido, o Ministério da Saúde deverá fazer a distribuição gratuita de repelentes às grávidas do Bolsa Família.
“Convocamos os produtores de repelentes, os laboratórios, para quarta-feira [27]. E teremos uma reunião aqui, entre mim, o ministro Jaques Wagner [da Casa Civil] e os representantes dos laboratórios, para ver a disponibilidade de produção. Para a gente adquirir esses repelentes e distribuir para as gestantes que fazem parte do cadastro do Bolsa Família”, afirmou.
O ministro da Saúde recomendou que todas as gestantes devem adquirir o produto nas farmácias e user efetivamente o repelente, para evitar as consequências tão graves da picada do mosquito Aedes aegypti.
FONTE:http://agorarn.com.br/nacionais/contra-o-aedes-aegypti-governo-federal-colocara-220-mil-homens-em-todo-o-pais/

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

SISU: Candidatos já podem conferir o resultado; matrículas serão abertas na sexta-feira, 22

Os candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar o resultado on-line. Nesta primeira edição de 2016, será feita uma única chamada dos aprovados.
Entre os dias 11 e 14 últimos, o sistema recebeu a inscrição de 2.712.937 de candidatos às 228.071 vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O total de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso.
Os candidatos selecionados terão os dias 22, 25 e 26 próximos para efetuar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados. Os não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 deste mês. Nesta edição, o Sisu ampliou em 10,9% o número de vagas em relação à primeira edição de 2015, quando foram ofertadas 205.514 vagas.
O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos a vagas em instituições públicas de educação superior em todo país. Podem fazer a inscrição os estudantes que tenham participado do exame em 2015 e tirado nota na redação que não seja zero.
Os candidatos devem conferir o resultado na página do Sisu na internet.
Assessoria de Comunicação Social
FONTE: Ministério da Educação

domingo, 17 de janeiro de 2016

Natal sedia encontro latino americano dos Missionários da Sagrada Família

De 19 a 27 de janeiro, Natal sediará o Encontro latino americano dos Missionários da Sagrada Família. São aguardados membros da Congregação dos seguintes países: Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, bem como, Espanha, por utilizar a língua latina. A programação será realizada no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, bem como, no centro pastoral da Paróquia de São Pedro Apóstolo, no bairro Alecrim, em Natal. As atividades também constarão, ainda, de um momento para os leigos.
Segundo o padre Francisco Mota, pároco da Paróquia de São Pedro e um dos organizadores do evento, o objetivo do encontro é articular a missão e vocação das províncias da Congregação, na América Latina. “Este é um momento único, que acontece a cada três anos, em que podemos nos reunir para refletir estas temáticas”, ressalta. Ainda de acordo com o sacerdote, o encontro é realizado em um local diferente a cada edição. Neste ano, foi escolhida a Província do Nordeste e a cidade de Natal, para sediar a atividade.
Programação
A primeira parte do encontro será realizada no período de 19 a 25 de janeiro e as atividades serão concentradas no Centro de Treinamento de Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, em Natal. Nesse primeiro momento, os trabalhos desenvolvidos serão voltados para a formação, que contará com diversos assessores, entre eles, o psicanalista e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), William Castilho, que ministrará a conferência “A família, celeiro de vocações”. Também participarão como assessores, o padre Luiz Liborio, da Universidade Católica de Pernambuco, que vai abordar a questão da Pastoral Familiar, à luz das vocações. No dia 25, encerramento as atividades, haverá uma missa festiva, na Igreja matriz de São Pedro Apóstolo, no bairro Alecrim.
A segunda parte da atividade será desenvolvida nos dias 26 e 27 de janeiro, voltada para os fiéis leigos, com palestras ministradas pelos assessores do encontro. A programação será desenvolvida no centro pastoral da Paróquia de São Pedro, às 19h30. Para participar, os interessados devem efetuar inscrição na secretaria paroquial, de forma gratuita. Outras informações ligue para: (84) 3615-2816.
Para o padre Mota, a participação neste evento é importante para a compreensão da importância do ser família. “Família é algo muito importante e sabemos que ser família não é fácil. É preciso nos reciclarmos sempre. Por isso, queremos convocar os casais, solteiros, noivos, namorados, agentes de pastoral, enfim, todos aqueles que desejarem conhecer e se aprofundar nesta temática, para participar deste segundo momento do encontro, que será de grande importância para todos nós. Serão dias de muita felicidade”, enfatizou.
FONTE: Arquidiocese de Natal

Papa Francisco pede que imigrantes mantenham esperança

Pontífice falou a 7 mil imigrantes de 30 países residentes na região de Lazio

O Papa Francisco pediu hoje (17) aos imigrantes que não lhes deixem roubar a esperança e a alegria de viver, durante a celebração do Angelus na Praça de São Pedro, em Roma.
Ao recordar que a Igreja Católica celebra a Jornada Mundial do Imigrante e do Refugiado, Francisco lembrou que “cada um tem uma história, uma cultura e valores valiosos que, com frequência, infelizmente também são experiências de miséria, opressão e medo”.
O pontífice falou a 7 mil imigrantes de 30 países residentes na região de Lazio – região que engloba Roma. Eles compareceram à Praça de São Pedro para celebrar a jornada do Ano Santo do Jubileu dos Migrantes.
“A vossa presença nesta praça é sinal da esperança de Deus. Não deixeis roubar esta esperança e alegria de viver que nascem da experiência da divina misericórdia”, acrescentou o Papa Francisco.
Também foi levada para São Pedro a cruz de Lampedusa, ilha no Mar Mediterrâneo pertencente à Itália que recebe grande fluxo de imigrantes. Feita com a madeira das barcas que levam os imigrantes até a Itália, a cruz foi benzida por Francisco durante a sua visita à ilha.
Depois do Angelus, os imigrantes participaram de uma missa na Basílica de São Pedro. A cerimônia foi celebrada pelo cardeal Antonio María Vegliò, presidente do Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes.
O papa também pediu orações pelas vítimas dos recentes atentados na Indonésia e em Burkina Faso. Ele pediu empenho à comunidade internacional para construir a paz. “Que o Senhor os acolha em sua casa”, disse o pontífice. Semana passada, oito pessoas morreram num atentado em Jacarta, capital da Indonésia, e uma ofensiva terrorista em Burkina Faso matou 29 pessoas.
FONTE: Portal AGORA RN

sábado, 16 de janeiro de 2016

Brasil terá teste capaz de diagnosticar zika, chikungunha e dengue


Com o novo método será possível fazer diagnóstico simultâneo das três doenças

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou neste sábado que a partir de fevereiro a rede pública disponibilizará um teste capaz de diagnosticar Zika, Chikungunha e Dengue. Com o novo método será possível fazer diagnóstico simultâneo das três doenças. No mês que vem serão disponibilizados 50 mil kits e até o fim do ano serão 500 mil.


Durante coletiva de imprensa na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ministro falou sobre a situação epidemiológica atual do Brasil.
- O problema número um é a microcefalia e precisamos combater suas causas com todo rigor- disse Castro.
O novo teste, inédito no mundo, de acordo com o Ministério, foi desenvolvido pela Fiocruz e custará cerca de R$ 80, valor muito inferior ao do teste disponível hoje a nível internacional, que custa de R$900 a R$ 2 mil e não faz diagnóstico simultâneo. Segundo o ministro, mulheres grávidas terão prioridade para se submeter ao exame.

PRIMEIRAS MORTES DE CHIKUNGUNHA
Brasil registrou as três primeiras mortes provocadas pela febre de chikungunha, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. A doença, assim como a dengue e o zika, é transmitia pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com o documento, ainda em 2015, esses óbitos (dois no estado da Bahia e um em Sergipe) ocorreram em indivíduos com idade avançada – 85, 83 e 75 anos – e com histórico de doenças crônicas preexistentes.
Em 2015, até a 52ª Semana Epidemiológica, foram notificados 20.661 casos autóctones suspeitos de febre de chikungunha. Destes, 7.823 foram confirmados, sendo 560 por critério laboratorial e 7.263 por critério clínicoepidemiológico; 10.420 continuam em investigação.



FONTE: Jornal O GLOBO 

Pesquisa sobre maior torcida do RN gera polêmica entre torcedores. Confira os números


américa abcForam entrevistadas 500 pessoas, entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro de 2015, nos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha, Assú, Mossoró e Caicó.

Gerou bastante polêmica a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (16) pela Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), apontando qual o time de maior torcida no Rio Grande do Norte. Desde os primeiros minutos após a revelação dos números, foram grandes os questionamentos de todos os lados.


Um dos principais pontos abordados diz respeito a comparação feita com o último levantamento deste tipo feito no RN, em 2015. No ano passado, o Blog do BG encomendou ao Instituto Consult um estudo semelhante. Na época, o Potiguar de Mossoró apareceu como a terceira maior torcida do Estado e a maior do interior, atrás apenas de ABC e América. Logo em seguida é que aparecia o Baraúnas.
Mas, as posições se inverteram nos dados da pesquisa Smart, encomendada pela FNF. O Baraúnas aparece em terceiro com a maior torcida do interior, seguido pelo Potiguar.
Também virou polêmica a curta diferença percentual da torcida do ABC para o América. E, dessa vez, as críticas vieram de todos os lados. Os alvinegros dizem que o número de torcedores da Frasqueira é ainda maior do que o apontado, enquanto que os alvirrubros afirmam que já ultrapassaram os adversários na arquibancada.
Foram entrevistadas 500 pessoas, entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro de 2015, nos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha, Assu, Mossoró e Caicó.
A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,0%. A metodologia aplicada na pesquisa seguiu o método de observação direta, objetivando diagnosticar quantitativamente, sendo aplicada a técnica de entrevistas em local pré-determinado de forma sistemática, utilizando questionário como instrumento de investigação.
Confira abaixo, mais uma vez, os números da pesquisa Smart.

FONTE: Portal Agora RN

Petrobras amplia em 4,6% a produção de petróleo

O resultado obtido superou, inclusive, volume previsto no plano de negócios da companhia; pré-sal foi decisivo
A Petrobras alcançou a marca de 2,128 milhões de barris por dia (bpd) em 2015. Isso representa alta de 4,6% diante do resultado do ano anterior e 0,15% acima dos 2,125 milhões bpd previstos no plano de negócios da empresa. A média anual da produção operada na camada pré-sal em 2015 também foi a maior da história da Petrobras, atingindo uma média de 767 mil barris por dia, superando a produção de 2014 em 56%. Ou seja, mais de um terço da produção total veio do pré-sal.
Se for considerada também a extração de gás natural, que cresceu 9,8% diante do ano anterior, a produção total chega a 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) - 5,5% maior que os 2,46 milhões boed de 2014.
“O resultado é importante por demonstrar a grande capacidade operacional da empresa, mesmo em um cenário global adverso para o setor de óleo e gás, e por reiterar, diante do mercado, a previsibilidade e a transparência dos rumos da companhia”, disse o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine
O rápido crescimento da produção da plataforma P-58, que opera no complexo do Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos, e do FPSO Cidade de Mangaratiba, no pré-sal da Bacia de Santos, foram alguns dos principais destaques na expansão da produção no ano passado. Além disso, foi antecipado novembro para julho o início da operação do FPSO Cidade de Itaguaí, na Bacia de Santos.
“Temos consolidado nossa excelência na exploração em águas profundas e ultraprofundas. Em 2015, conseguimos conciliar o avanço tecnológico com a redução dos nossos custos operacionais, o que nos levou à marca de custo de extração de oito dólares por barril nos campos do pré-sal no terceiro trimestre”, aponta a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, .
O desempenho satisfatório das demais frentes de produção também teve papel decisivo no atingimento da meta de 2015. No ano passado, a produção do campo de Marlim, na Bacia de Campos, se estabilizou acima dos 200 mil bpd, e o Campo de Roncador chegou ao seu pico ao superar a barreira dos 400 mil bpd.
Exterior
No exterior, a produção média de petróleo em 2015 foi de 99 mil bpd, 14,4% abaixo dos 116 mil bpd no ano anterior. Essa redução ocorreu, principalmente, em função da conclusão da venda de ativos na Colômbia e no Peru, ainda em 2014, e na Argentina, em março de 2015. Estas operações tiveram seus efeitos parcialmente compensados pela entrada em produção dos campos de Saint Malo (dezembro de 2014) e Lucius (janeiro de 2015), nos Estados Unidos.
Já a produção média de gás natural no exterior ficou em 15,4 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), 3,1% abaixo dos 15,9 milhões m³/d de 2014. No período, foram concluídas as transferências de unidades no Peru e na Argentina e houve entrada em operação do campo de Hadrian South, em março de 2015, nos Estados Unidos, e dos novos poços em Rio Neuquén, na Argentina. Com isso, foram 190 mil boed - 9,4% menos que os 209 mil boed de 2014 no exterior.
Dezembro
A produção média de petróleo no Brasil em dezembro de 2015 foi de 2,18 bpd, 5,2% acima do mês anterior. Já para o gás, a alta foi de 6,9%, chegando a 76,7 milhões m³/dia. A produção de petróleo e gás natural da empresa no Brasil, em dezembro, foi de 2,66 milhões boed, ou 5,5% maior do que a registrada em novembro (2,52 milhões boed).
A produção de petróleo na camada pré-sal alcançou em dezembro novo recorde mensal de 874 mil bpd, com crescimento de 6,6% em relação à produção de novembro, que foi de 820 mil bpd. Já a produção de petróleo e gás natural operada na camada pré-sal se manteve acima do patamar de 1 milhão de boed e também representa um recorde mensal, atingindo 1,090 milhão boed, volume 6,6% superior a novembro (1,023 milhão boed).
No exterior, a produção média de petróleo em dezembro foi de 96 mil bpd, em linha com o volume produzido no mês anterior. A produção média de gás natural foi de 16,2 milhões m³/d, 1,4% acima dos 16,0 milhões m³/d no mês anterior, principalmente em decorrência da maior produção em Punta Rosada, no campo de Rio Neuquén, na Argentina. Com isso, no mês de dezembro foram produzidos, no exterior, 192 mil boed, 1,0% acima dos 190 mil boed no mês de novembro.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Petrobras

Sisu tem mais de 2,7 milhões de candidatos inscritos

Como cada candidato podia registrar duas opções de curso, o total de inscrições chegou a 5,2 milhões
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem 2.712.937 candidatos inscritos às 228.071 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. O prazo para que os estudantes indicassem suas opções às oportunidades nas universidades terminou às 23h59 desta quinta-feira (14).
Como cada candidato podia registrar duas opções de curso, o total de inscrições chegou a 5.275.613. O resultado da chamada única será divulgado na próxima segunda-feira, 18, na página do programa na internet.
Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês. Nesta primeira edição de 2016, o Sisu ampliou em 10,9% o número de vagas ofertadas em relação à primeira edição de 2015, quando foram ofertadas 205.514 vagas.
O Sisu utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos às vagas em instituições públicas de educação superior em todo País. Podem se inscrever estudantes que tenham participado do exame em 2015 e não tenham tirado nota zero na redação.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Papa em homilia: a fé não se compra, é dom que muda a vida

Na Missa de hoje, Papa falou sobre o dom da fé, convidando os fiéis a uma reflexão sobre a crença em Jesus

Da Redação, com Rádio Vaticano
“Como é a minha fé em Jesus Cristo?”. É a pergunta feita pelo Papa Francisco na homilia da Missa celebrada nesta sexta-feira, 15, na Casa Santa Marta. O Pontífice se baseou no Evangelho para reafirmar que, para compreender realmente Jesus, não se pode ter o “coração fechado”, mas segui-lo no caminho do perdão e da humilhação.
“A fé não pode ser comprada por ninguém; é um dom que muda nossa vida”. As pessoas fazem de tudo para se aproximar de Jesus e não pensam nos riscos que podem correr para escutá-lo ou simplesmente tocá-lo. Foi o que sublinhou Francisco, inspirando-se no Evangelho de Marcos que narra a cura do paralítico em Cafarnaum.
Havia tanta gente na frente da casa onde estava Jesus que tiveram que tirar o teto e passar por ali a maca aonde se encontrava o doente. “Tinham fé – comentou o Papa – a mesma fé daquela senhora que, em meio à multidão, quando Jesus foi à casa de Jairo, conseguiu tocar um pedaço do manto de Jesus, para ser curada (…) A fé forte, corajosa, que vai adiante, o coração aberto na fé”.
Coração fechado não consegue entender Jesus
O Santo Padre explicou que, no episódio do paralítico, Jesus deu um passo adiante. Em Nazaré, no início de seu ministério, na visita à Sinagoga, Ele disse que havia sido enviado para libertar os oprimidos, os encarcerados, para dar a vista aos cegos, inaugurar um ano de graça. Mas nesse episódio do paralítico, não só cura os doentes, mas perdoa seus pecados.
“Estavam ali aqueles que tinham o coração fechado, mas aceitavam – até um certo ponto – que Jesus fosse um curandeiro. Mas perdoar os pecados é demais!”, disse o Papa, lembrando que Jesus começou a falar com aquela linguagem que, a um certo ponto, desencorajaria as pessoas, inclusive alguns discípulos que o seguiam. “Esta linguagem é dura, quando fala de comer o seu Corpo como caminho de salvação”.
A fé em Jesus muda realmente a vida?
O Papa Francisco afirmou que as pessoas entendem que Deus vem para salvar das doenças, mas antes de tudo vem para trazer a salvação dos pecados, e esse é o ponto mais difícil de se compreender; até os discípulos chegaram a duvidar.
“A fé em Jesus Cristo. Como é a minha fé em Jesus Cristo? Creio que Jesus Cristo seja Deus, o Filho de Deus? E esta fé transforma a minha vida? Faz com que no meu coração se abra este ano de graça, este ano de perdão, este ano de aproximação ao Senhor? A fé é um dom. Ninguém ‘merece’ a fé. Ninguém a pode comprar. É um dom. A ‘minha’ fé em Jesus Cristo, me leva à humilhação? Não digo à humildade: à humilhação, ao arrependimento, à oração que pede: ‘Pedoa-me, Senhor. Tu és Deus. Podes perdoar os meus pecados”.
A prova da fé é a capacidade de louvar a Deus
Francisco concluiu a homilia manifestando o desejo de que Deus faça as pessoas crescerem na fé. Os que procuravam Jesus o faziam porque Ele falava com autoridade e, depois de terem visto Jesus, saíam maravilhados e glorificavam a Deus.
“O louvor. A prova que eu creio que Jesus Cristo é Deus na minha vida, que me foi enviado para ‘me perdoar’, é o louvor: se eu tenho a capacidade de louvar a Deus. Louvar o Senhor. É gratuito isso. O louvor é gratuito. É um sentimento que dá o Espírito Santo e nos leva a dizer: ‘Tu és o único Deus’. Que o Senhor nos faça crescer nesta fé em Jesus Cristo Deus, que nos perdoa, que nos oferece o ano de graça, e que esta fé nos leve a louvar”.
FONTE: Canção Nova

Racismo na Globo revolta alunos e Professores

Um comentário do jornalista Alexandre Garcia, ex-porta-voz da ditadura militar, na Globo do Distrito Federal, provoca imensa revolta em alunos e professores de escolas públicas, bem como na comunidade acadêmica; Garcia afirmou que os cotistas que entram na Universidade de Brasília (UnB) não possuem méritos e estão lá por "pistolão", muito embora estudos comprovem que os cotistas vêm tendo desempenho melhor do que os não cotistas; "Quem ascendeu na carreira com favores e migalhas dos plutocratas só pode enxergar nos outros os vícios que carrega", diz o estudante João Marcelo; a professora Flávia Helen, que atua na rede pública do Distrito Federal, avisa: "É só o começo. Nós vamos invadir sua praia e você será atendido por médicas e advogados negros"

Um comentário do jornalista Alexandre Garcia, ex-porta-voz da ditadura militar, num noticiário local da Globo em Brasília provoca imensa revolta entre alunos e professores da rede pública, bem como na comunidade acadêmica.
Garcia afirmou que os alunos cotistas da Universidade de Brasília entrariam pelas costas na universidade pública, sem ter, na sua avaliação, mérito para estudar nas instituições federais de ensino superior. Estariam lá por "pistolão", segundo disse o jornalista.
No entanto, diversos estudos do Ministério da Educação já comprovam que os alunos cotistas vêm tendo desempenho acadêmico superior ao de não-cotistas.
"Temos que pensar na qualidade do ensino. Aqui no Brasil ele é todo assim por pistolão, empurrãozinho, ajuda. A tradução disso é cota. Aí põe lá um monte de gente... só 67%, você viu aí, passaram por mérito. Estão aprendendo como é a vida, a concorrência, sem nenhuma humilhação de receber empurrãozinho. O mérito é a base", disse o jornalista.
No passado, Garcia já havia causado polêmica, ao dizer que o Brasil não era racista até inventarem a Lei de Cotas. Ele seguia o raciocínio de Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, que escreveu o livro "Não somos racistas", para tentar evitar que o Brasil adotasse políticas de ação afirmativa, que existem nos Estados Unidos há mais de 50 anos.
Pela tese de Garcia, atrizes da própria Globo, como Thais Araújo e Sheron Menezzes, só sofreram ataques racistas recentemente porque "inventaram" a Lei de Cotas.
O comentário de Garcia provocou indignação e revolta na professora Flávia Helen, que atua na rede pública do Distrito Federal e prepara alunos para o vestibular.
Confira, abaixo, seu desabafo:
 

Leia, ainda, o artigo do estudante João Marcelo, que estuda na UnB: 
A abominação ética em Alexandre Garcia
João Marcelo
Os comentários de Alexandre Garcia nos telejornais da TV Globo são sempre um festival de impropérios, invariavelmente de cunho elitista. Porém, sua declaração recente em que acusa os alunos ingressos à UnB pelo sistema de cotas de "não possuírem méritos para ingressar na Universidade" revela em sua personalidade um pendor de senhor de escravo, um calejamento próprio de uma classe dominante infecunda e profundamente perversa.
A Lei de Cotas nas universidades completou três anos no ano passado. Fruto da mobilização dos movimentos sociais, logrou colaborar no ingresso de mais de 111 mil alunos negros. Ao contrário do propalado pelos intelectuais da Casa Grande, sua efetivação não precarizou o ensino superior público: segundo dados científicos apurados na avaliação dos 10 anos da implementação do sistema de cotas na UnB, o rendimento dos estudantes cotistas é igual ou superior ao registrado pelos alunos do sistema universal. Outras análises, em dezenas de instituições como Uerj e UFG, coadunam com o diagnóstico.
Os argumentos contrários ao sistema de cotas carregam o signo de uma ideologia que fez com que o País vivesse o colonialismo, a escravidão e a própria ditadura. Está no DNA da classe dominante brasileira buscar impedir à emancipação dos oprimidos, por esses constituírem ameaça ao seu domínio. Para esse fim, ocultam os saqueios e opressões que os povos colonizados foram e são submetidos, ao mesmo tempo em que procuram domesticar o imaginário dos oprimidos a partir de mentiras repetidas à exaustão nos meios de comunicação em massa.
Darcy Ribeiro, fundador da UnB e um dos maiores antrópologos brasileiros, teve ocasião de asseverar que o maior problema do Brasil é sua elite. Segundo ele, as elites brasileiras se apropriam unicamente do poder para usurpar à riqueza nacional, condenando seu povo ao atraso e a penúria (ver O livro dos CIEPS, 1986:98). Por isso, carregamos a inglória posição de terceiro país mais desigual do mundo.
Alexandre Garcia é um conhecido bajulador das hostes oficias. Foi aliado de Ernesto Geisel e porta-voz do ditador João Batista Figueiredo. Foi exonerado após postar seminu numa revista masculina. Apoiou a candidatura de Maluf no Colégio Eleitoral. Foi um dos artífices da cobertura global que favoreceu a ascensão de Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso. É, pois, co-participe da tragédia social, política, econômica e ideológica da sociedade brasileira.
A TV Globo, que abriga essa triste figura, é a principal aliada de todas as causas abomináveis patrocinadas pela elite contra o povo brasileiro. Sustentou o golpe de 1964, franqueou amplo apoio ao regime militar, deu sustentação aos governos conservadores após a redemocratização. Seu jornalismo sempre perseguiu os movimentos sociais e lideranças populares, cuja expressão mais retumbante foi o herói da pátria Leonel de Moura Brizola.

Quando insulta os alunos da rede pública egressos pelo sistema de cotas, o jornalista vê nisso paternalismo e esmola. É compressível. Quem ascendeu na carreira com favores e migalhas dos plutocratas só pode enxergar nos outros os vícios que carrega. Felizmente, o povo brasileiro não permitirá que a direita apátrida coloque suas mãos sujas de sangue em seus direitos mais caros, para a tristeza do jornalista e seus correligionários.
FONTE: BRASIL 247