Cinco chefes de Estado latino-americanos prestigiaram a cerimônia de posse da presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (1º/1). José Mujica , do Uruguai, e seu sucessor, Tabaré Vázquez; Nicolás Maduro, da Venezuela; Michelle Bachelet, do Chile; Evo Morales, da Bolívia; e Horácio Cartes, do Paraguai, estiveram no Congresso Nacional, de onde acompanharam pronunciamento da brasileira reeleita.
Em seu discurso, a mandatária brasileira agradeceu a presença dos líderes da América Latina, que mantêm forte apoio ao governo do país. Dilma afirmou que pretende manter a prioridade à América do Sul, América Latina e Caribe, “que se traduzirá no empenho em fortalecer o Mercosul, a Unasul e a Comunidade dos Países da América Latina e Caribe (Celac), sem discriminação de ordem ideológica”.
“Seguiremos aprofundando o relacionamento com nossos vizinhos sul-americanos; com nossos irmãos da América Latina e do Caribe”, assegurou ela.
Segundo a presidenta do Brasil, “podemos transformar nossa região em componente essencial do mundo multipolar que se anuncia, dando consistência cada vez maior ao Mercosul e à Unasul. Vamos contribuir para a estabilidade financeira internacional, com uma intervenção qualificada nos fóruns multilaterais”.
Dilma reiterou ainda que “nossa tradição é de defesa da paz” e, por isso, ressaltou que “nossa inserção soberana na política internacional continuará sendo marcada peladefesa da democracia, pelo princípio de não intervenção e respeito à soberania das nações, pela solução negociada dos conflitos, pela defesa dos Direitos Humanos”.
Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/256420-7
Nenhum comentário:
Postar um comentário