O estado do Rio Grande do Norte vai receber nesta segunda-feira (18) 82.440 doses da vacina contra a covid-19 Coronavac. A previsão inicial era de que os lotes chegariam às 11h55, mas um erro na logística do Ministério da Saúde provocou atraso em vários estados. O novo horário anunciado para a chegada do voo é 22h50. Alagoas e Paraná estão sem estimativa.
O Governo do RN anunciou que está trabalhando para realização de um ato simbólico com a primeira aplicação da vacina, que marcará o início da campanha de vacinação nesta terça-feira (19), às 10h, na Escola do Governo.
Como é preciso garantir a segunda dose do mesmo tipo de imunizante, apenas 41.220 pessoas tomarão a vacina a princípio, menos da metade do número estimado de profissionais da saúde do estado, que é 96 mil. Apesar disso, o Governo do RN já aguarda o envio de novo lote ainda em janeiro.
“A previsão é que o Ministério da Saúde envie mais doses ao longo do mês, para que possamos imunizar toda a primeira fase prevista no Plano”, informou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN).
A primeira fase contempla as pessoas mais expostas ao novo coronavírus, os trabalhadores de Saúde; além da população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; pessoas com 75 anos ou mais; e os que têm mais de 60 anos que estiverem institucionalizados.
Logística
O Rio de Janeiro, que fica a menos de uma hora de voo de São Paulo, onde estão as vacinas, está na tabela para receber na madrugada da terça (19), de acordo com apuração da Folha de S. Paulo.
A entrega simbólica das vacinas pelo Ministério da Saúde aos estados do país ocorreu nesta manhã, em São Paulo. O evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e de alguns governadores, entre eles, a governadora do RN, Fátima Bezerra.
A distribuição das vacinas está sendo feita com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigeradas. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuitamente das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo.
O translado das doses das capitais até os municípios do interior serão de responsabilidade dos governos estaduais, em parceria com o Ministério da Defesa.
Fonte: Saiba Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário