A cidade de Aparecida reuniu aproximadamente 900 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de todo o país para a quinta edição do Encontro Nacional da Pascom, organizado pela CNBB.
Na abertura do evento, houve o momento mariano com a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida conduzida pela jornalista Márcia Marques, assessora de imprensa da Arquidiocese de Campina Grande, na Paraíba.
"É a segunda vez que venho a Aparecida e é a segunda vez que tenho a oportunidade de ter Nossa Senhora em meus braços. É um carinho muito grande que ela tem comigo. É de emocionar", contou Márcia.
O presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, abriu os trabalhos do evento.
Segundo Dom Darci, o encontro é um momento em que todos os agentes, coordenadores e bispos referenciais a "se abrirem ao Espírito Santo e fazer a verdadeira comunicação de Cristo porque este é o fundamental papel do comunicador da PasCom".
Já o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, ficou a cargo da acolhida dos participantes. O purpurado, aliás, mencionou a sua felicidade pessoal em ver tantos comunicadores juntos neste encontro. "É bonito ver tantos jovens reunidos aqui na casa da Mãe Aparecida e que estes encontros se repitam por vários e vários anos".
A palestra de abertura foi ministrada pelo Frei José Ariovaldo da Silva, doutor em Liturgia e professor no Instituto Franciscano de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O religioso abordou o tema "Comunicação e Celebração Litúrgica".
Conforme o Frei José Ariovaldo, é necessária uma preparação de todos aqueles que estão envolvidos com ações comunicativas, uma vez que "ao se dirigir ao ambão para fazer a leitura, você deixa de ser você. Você se torna um corpo deificado onde você é a sua própria essência; filho e filha de Deus e estão ali não será mais o seu ego que falará, mas o próprio Cristo".
O 5º Encontro Nacional da PasCom segue até o domingo com palestras e oficinas sobre temas específicos em diversas áreas, tanto da comunicação como da liturgia.
FONTE: Católicos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário