O advogado do empresário e ex-deputado federal Ronaldo Cezar Coelho (PSDB), Antonio Mariz, afirmou que seu cliente recebeu dinheiro do PSDB no exterior como ressarcimento pelo empréstimo de um avião na pré-campanha e na campanha presidencial de 2010 pelo então candidato do partido, José Serra.
Segundo Mariz, Coelho costuma emprestar seu avião ao PSDB. Nessa ocasião, o ex-deputado recebeu o ressarcimento, em uma conta que ele mesmo indicou. Ainda segundo o advogado, os recursos foram regularizados por meio do programa de repatriação.
De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, Ronaldo Cezar Coelho admitiu ter recebido recursos da Odebrecht na Suíça para arcar com despesas da campanha de Serra em 2010.
Mariz não quis confirmar quanto o ex-deputado recebeu. Ele também disse que não sabe de onde o PSDB tirou o dinheiro — se veio da Odebrecht ou de outra fonte de recursos. O advogado informou que seu cliente não comentará o assunto antes de prestar explicações à Justiça, se for necessário. As pessoas citadas na delação da Odebrecht só podem ser chamadas a prestar depoimento depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) avaliar se os acordos assinados com executivos da empreiteira cumpriram os requisitos legais. Não há prazo para isso acontecer. Ainda segundo Mariz, parte do dinheiro repatriado é resultado da atividade empresarial de Coelho.
— É um dinheiro pessoal dele, ele é empresário. Parte desse dinheiro é o ressarcimento feito pelo PSDB por despesas que ele teve. Ele emprestou avião na pré-campanha e na campanha presidencial. Os políticos voavam com o avião dele e depois ele era ressarcido. O partido pediu para ele indicar uma conta bancária e depositou. A origem do dinheiro, nós não sabemos qual é. O partido pode ter captado da Odebrecht — afirmou o advogado.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário