quarta-feira, 27 de junho de 2012

ELEIÇÕES 2012: Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que isenta mesários eleitorais de taxas de inscrição em concursos públicos estaduais



Foi aprovado por unanimidade, na manhã desta terça-feira (26), projeto de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, que isenta do pagamento de taxas de inscrição em concurso público os eleitores do Rio Grande do Norte convocados e nomeados para servirem à Justiça Eleitoral por ocasião das eleições. A isenção das taxas em concursos públicos realizados na capital do Estado já havia sido aprovada, em lei, em abril deste ano, pelo Poder Executivo de Natal.
À tarde, em sessão ordinária do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Saraiva Sobrinho, presidente do TRE/RN, externou imensa satisfação diante da aprovação. “A Prefeitura de Natal já isentou os mesários em concursos municipais e agora o Estado isenta-os para os concursos estaduais. Esse é um presente que eu precisava compartilhar com esta Corte”, afirmou.
Pela lei estadual, ficam isentas as pessoas convocadas e nomeadas pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte para prestar serviços no período eleitoral, visando a preparação, execução e apuração de eleições oficiais em concursos públicos realizados pela Administração Direta, Indireta, Autarquias, Fundações Públicas e entidades mantidas pelo poder público estadual.
Para ter direito ao benefício, é necessária a comprovação do serviço prestado em, no mínimo, duas eleições consecutivas ou não. Sendo que cada turno é considerado uma eleição. Após a comprovação, o benefício será válido por quatro anos.
“É inegável a importância que tem o trabalho dos eleitores convocados ou que espontaneamente se apresentam à Justiça Eleitoral para a realização das eleições no nosso País. Conceder o benefício da isenção de taxa de inscrição em concurso público é uma forma de reconhecer esse trabalho e também de estimular mais pessoas a contribuírem para o bom funcionamento das eleições no Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado Ricardo Motta.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa
FONTE: TRE/RN - Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

ELEIÇÕES 2012: Análise do pedido de reconsideração sobre prestação de contas será retomada até sexta-feira (29)



Pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu nesta terça-feira (26) a análise, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do pedido de reconsideração da decisão da Corte que exige dos candidatos às Eleições 2012 a aprovação das contas eleitorais para a obtenção do registro de candidatura.
O ministro Dias Toffoli afirmou que trará seu voto até esta sexta-feira (29), na sessão que encerrará o primeiro semestre forense de 2012. Por enquanto, o julgamento está empatado em 3 votos a 3.
As ministras Nancy Andrighi e Cármen Lúcia Antunes Rocha, bem como o ministro Marco Aurélio, mantiveram entendimento externado no dia 1º de março deste ano, quando defenderam que a reprovação das contas impede a obtenção da quitação eleitoral, documento exigido para se conseguir o registro de candidatura.

Para o ministro Marco Aurélio, a decisão do TSE respeita “a ordem natural das coisas, a noção que se tem de quitação (eleitoral)”. Segundo ele, o novo entendimento sinaliza uma mudança de postura da Justiça Eleitoral que objetiva corrigir rumos, permitindo “avançar no campo cultural quanto àqueles que serão escolhidos pelo povo para lidar com algo importantíssimo, que é a coisa pública”.

A ministra Cármen Lúcia reafirmou seu entendimento no sentido de que a nova redação proposta para a resolução sobre prestação de contas respeita o espírito da lei. “Isso é consentâneo com tudo que se tem vivido nesses últimos anos, que é não apenas de aperfeiçoamento de urnas, mas, principalmente, da cultura eleitoral, da cidadania brasileira.”

O ministro Henrique Neves, por sua vez, alinhou-se aos ministros Gilson Dipp e Arnaldo Versiani, que já haviam votado no sentido de que basta a apresentação das contas para a obtenção da quitação eleitoral.

O ministro Gilson Dipp afirmou hoje que a resolução é um equívoco. “Seria muito mais razoável manter os termos da lei, ou seja, a apresentação pura e simples das contas”, afirmou.

“Basta a apresentação da prestação de contas perante a Justiça Eleitoral para que essa obrigação que é imposta a todos os candidatos tenha sido cumprida”, concordou o ministro Henrique Neves.

Ele explicou que as consequências da rejeição das contas estão previstas na Lei 9.504/97 (Lei das Eleições). O artigo 30-A da norma estabelece que cabe ao Ministério Público verificar se é ou não caso de gasto ilícito e apresentar denúncia perante a Justiça Eleitoral.

“Todas essas questões serão examinadas pelo Ministério Público. Se houver um grave ilícito na prestação de contas, o Ministério Público ajuizará a ação e essa sim é capaz de chegar à inelegibilidade do candidato”, disse.

Reconsideração
O pedido de reconsideração foi apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e endossado por outras 13 legendas (PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS). No documento encaminhado ao TSE, todos alegam que o entendimento adotado para as eleições deste ano, conforme a Resolução 23.376 do TSE, afronta a legislação eleitoral e a própria Constituição Federal.

As legendas afirmam que a Minirreforma Eleitoral (Lei nº 12.034/2009) deixou claro que a abrangência da quitação eleitoral inclui apenas a apresentação das contas pelo candidato, afastando a exigência do julgamento do mérito. Para os partidos, eventuais irregularidades poderão ou não resultar em penalidades de restrição ou cassação de direitos desde que o processo judicial seja instaurado com as devidas garantias constitucionais asseguradas ao acusado.

Assim, no entendimento das agremiações, o TSE teria criado uma “sanção de inelegibilidade não prevista em lei”, contrariando a legislação eleitoral e os princípios constitucionais da segurança jurídica e da anterioridade da lei eleitoral.

TSE realizará última sessão do semestre nesta sexta-feira (29)
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, convocou para esta sexta-feira (29) a sessão de julgamentos que encerrará o primeiro semestre forense de 2012. A sessão ocorrerá às 12h, no plenário do TSE.
RR/LF
FONTE: TSE - Tribunal Superior Eleitoral

ELEIÇÕES 2012: Estatística de candidatos registrados já está disponível na página do TSE



A consulta à quantidade de candidatos já registrados para concorrer ao pleito de outubro e as estatísticas sobre eles já estão disponíveis na página do TSE na internet. Até o meio dia desta terça-feira (26), foram contabilizados 86 candidatos a vereador e cinco a prefeito e vice. Nas últimas eleições municipais, em 2008, 15.141 candidatos concorreram a prefeito e 330.630 a vereador em todo o país.

O acesso ao quantitativo por Estado/município deve ser feito pelo link Divulgação de Candidaturas 2012. Já as consultas aos dados dos candidatos como ocupação, sexo, grau de instrução e candidatos à reeleição, entre outros, podem ser feitas no link Estatísticas de Candidaturas. Os dados serão atualizados diariamente, às 12h e 18h.

O registro de candidatura tem de ser apresentado ao juiz eleitoral do município por onde o candidato concorrerá até 5 de julho. Antes do registro, o candidato tem de ser escolhido em convenção do partido, que deve ser realizada até este sábado (30).

Registro
O pedido de registro deverá ser apresentado obrigatoriamente em meio magnético gerado pelo Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex), desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, acompanhado das vias impressas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), emitidos pelo sistema e assinados pelos requerentes.

A via impressa do RRC tem de ser apresentada, entre outros, com os seguintes documentos: declaração atual de bens; certidões criminais fornecidas pelos órgãos de distribuição da Justiça Federal e Estadual; fotografia recente do candidato; comprovante de escolaridade; e prova de desincompatibilização, quando for o caso.
FONTE: TSE - Tribunal Superior Eleitoral

Câmara aprova Plano Nacional de Educação com destinação de 10% do PIB



PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos, como aumento no investimento em educação pública e ampliação das vagas em creches

Após 18 meses de tramitação, a Câmara aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta, aprovada por unanimidade, inclui uma meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, a ser alcançado no prazo de dez anos.
Esse era o ponto mais polêmico do projeto, após muitas negociações o relator apresentou um índice de 8% do PIB, acordado com o governo. Mas parlamentares ligados à educação e movimentos sociais pressionavam pelo patamar de 10%.
O relator da matéria, Ângelo Vanhoni (PT-PR), acatou um destaque do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) que aumentava o patamar de 8% do PIB proposto pelo governo para 10%. Conforme o texto aprovado, a determinação é que se amplie os recursos para educação dos atuais 5,1% do PIB para 7%, no prazo de cinco anos, até atingir os 10% ao fim de vigência do plano. A proposta agora segue para o Senado.
O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. Além do aumento no investimento em educação pública, o plano prevê a ampliação das vagas em creches, a equiparação da remuneração dos professores com a de outros profissionais com formação superior, a erradicação do analfabetismo e a oferta do ensino em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas. Todos esses objetivos deverão ser alcançados no prazo de dez anos a partir da sanção presidencial.
A conclusão da votação do PNE, adiada diversas vezes, se deu em parte pela pressão dos estudantes que lotaram o plenário da comissão. Uma caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), com cerca de 200 alunos dos ensinos médio e superior, permaneceram na comissão durante toda a reunião pedindo a aprovação do projeto.
“Nós soubemos que havia uma tentativa de adiar essa votação para depois das eleições, então nos entendemos que era fundamental ocupar o plenário para constranger e impedir que isso fosse feito”, explicou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
Vanhoni disse que foi uma negociação difícil com o governo ao longo de toda a tramitação do plano, principalmente com a área econômica. A primeira versão apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) previa um índice de investimento de 7% do PIB que posteriormente foi revisto para 7,5% até ser elevado para 8% na semana passada.
“Quando recebi essa tarefa [de ser relator do PNE] pensei que não estivesse a altura, mas procurei conhecer profundamente todos os problemas da educação. Persegui construir um plano que pensasse desde o nascimento da criança até a formação dos doutores. Um PNE que não deixasse nenhuma criança fora da escola, mas que fosse uma escola diferente que pudesse cumprir um papel social de transformar as pessoas. O governo mandou um texto que não correspondia, na nossa visão, às necessidades do nosso país”, disse o deputado.
A bandeira dos 10% do PIB para área é causa antiga dos movimentos da área e foi comemorado por estudantes e outros movimentos que acompanharam a votação. “Para nós os 10% [do PIB para a educação] é o piso para que o Brasil tome a decisão de concentrar investimento em educação. Vem uma década chave aí pela frente de oportunidades para o país com Copa do Mundo, Olimpíadas, pré-sal”, disse o presidente da UNE.
A aprovação também foi comemorada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entidade que congrega vários movimentos da área e sempre defendeu que a proposta de 8% do PIB apresentada pelo governo era insuficiente. “A diferença entre os 8% e os 10% está basicamente no padrão de qualidade. É possível expandir as matrículas com 8% do PIB, a diferença está na qualidade do ensino que será oferecida que não fica garantida com o patamar defendido anteriormente”, comparou o coordenador-geral da entidade, Daniel Cara.
FONTE: Agência Brasil

Grevistas fazem “buzinaço” no centro em defesa da Uern



Enquanto segue sem perspectiva de solução o impasse em torno da greve na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), os segmentos acadêmicos continuam realizando atos públicos. Ontem à tarde, servidores e estudantes promoveram mobilizações denominadas "buzinaço" e "adesivaço" no semáforo da praça Rodolfo Fernandes, conhecida como Praça do Pax.

Participaram professores, técnicos-administrativos e alunos, pedindo aos motoristas colagem de adesivo "#emdefesadaUERN" nos carros e, em seguida, buzinas em sinal de aprovação ao movimento me prol da Universidade. Objetivo era chamar atenção para o atual estágio da Uern e mostrar à sociedade os reais motivos da paralisação.
A greve da Uern começou no último dia 3 de maio e completa 54 dias. Os servidores paralisaram as aulas em protesto ao descumprimento de acordo firmado com o Governo do Estado em 2011. Lembram que, para encerrar a greve do ano passado, que durou 106 dias, aceitaram parcelar o reajuste de 27% em três anos, sendo a primeira parcela em abril.
Como o governo não pagou nem deu previsão sobre o reajuste de 10,65% acordado para este ano, professores e técnicos deflagraram a greve. O Executivo alega impedimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para fazer o pagamento e, com esse argumento, pediu à Justiça a ilegalidade da greve e o retorno imediato das aulas.
Porém, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) não aceitou o pedido, decidindo que a greve é legal em caráter, no último dia 30 de maio. Uma semana depois, os desembargadores negaram recurso do Governo do Estado e mantiveram a legalidade, amparando judicialmente os servidores a continuarem a paralisação. 

MOBILIZAÇÃO
O próximo compromisso do cronograma de greve será o "Encontro com Autoridades", amanhã, às 9h, na sede da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), às 9h. A intenção é reunir entidades representativas da sociedade civil organizada para debater a situação da Uern e reforçar alternativas para o fortalecimento da Universidade.
São convidados representantes das escolas públicas e particulares de Mossoró, Câmara Municipal, Prefeitura, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 12ª Diretoria Regional de Educação (Dired), igrejas Católica e Evangélica, Maçonaria, Sociedade Espírita de Mossoró, Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Também Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Intersindical, Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest-RN), Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Adufersa), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).
Foram convidados ainda Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), clubes Rotary e Lions, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (Sesi).
FONTE: Jornal o Mossoroense

PT: Diretório Nacional aprova Resolução sobre Política de Alianças



Confira o documento aprovado pelos membros do DN nesta segunda-feira (25)


RESOLUÇÃO SOBRE A POLÍTICA DE ALIANÇAS
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores reunido em 25 de junho de 2012 em Brasília aprovou a seguinte resolução que trata de exceções à política de alianças:
Considerando,
- a deliberação correta de nosso 4º. Congresso, que orientou nossa política de alianças nas eleições municipais de 2012;
- a dinâmica de relações municipais da estrutura partidária brasileira, na qual as alianças nacionais não se refletem, de forma homogênea, nos processos estaduais e municipais;
- a necessidade de potencializar diversas candidaturas petistas com chances reais de vitória e que podem ampliar suas alianças fora da base do governo federal;
- que a direção do Partido precisa ter opções táticas para dar conta desse enfrentamento político das eleições municipais;
O Diretório Nacional do PT resolve:
1) as eventuais exceções à política de alianças deliberada em nosso 4º.  Congresso serão apreciadas pela Comissão Executiva Nacional, nos casos já sob sua jurisdição, desde que devidamente fundamentadas no interesse político eleitoral do partido;
2) nos demais municípios, a Comissão Executiva Estadual deverá examinar esses pedidos de exceção, nos mesmos termos, deliberando até o dia 30, cabendo recurso à CEN, que deverá se pronunciar até 3 de julho;
3) todos os pedidos de exceção deverão ser informados à SORG até o dia 28 de junho;

Brasília, 25 de junho de 2012.
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores
FONTE: PT

Juiz condena Fernando Freire a pagar R$ 16 milhões



O ex-governador Fernando Freire foi condenado a pagar mais de R$ 16 milhões aos cofres públicos. Ele foi considerado culpado pela Justiça Estadual no que caso que ficou conhecido como "Escândalo dos Gafanhotos", denunciado pelo Ministério Público. Segundo o MP, enquanto gestor, Fernando Freire autorizou o pagamento de gratificações para pessoas que  não ocupavam cargos na administração estadual. 
No processo 0026971-17.2005.8.20.0001 o juiz Ibanez Monteiro, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, julgou procedente a denúncia do pagamento ilegal de gratificações feitas pela Vice-Governadoria no período de 1999 a 2002. A sentença foi publicada na edição dessa terça-feira no Diário da Justiça Eletrônico, edição 1.112, no espaço destinado a 2ª Vara da Fazenda Pública.

Fernando Freire pagará R$ 11 milhões como ressarcimento integral ao erário e ainda R$ 5,5 milhões como multa. Além disso, o ex-governador também foi condenado a perda dos direitos políticos pelo prazo de oito anos e está proibido de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.

Maria do Socorro Dias de Oliveira, também ré no processo, foi condenada a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibir de contratar com a administração pelo prazo de cinco anos.

Na sentença, o juiz confirmou a decisão liminar que decretou a indisponibilidade dos bens de Fernando Freire. O magistrado excluiu da listagem dos imóveis um apartamento no Rio de Janeiro e uma casa em Petrópolis, no Estado carioca, que já haviam sido adquiridos do político potiguar como execução de um título extrajudicial no ano 2000, portanto antes da Justiça ter decretado a indisponibilidade dos bens.

"Nos casos narrados nos presentes autos, foram concedidas gratificações de gabinete a pessoas supostamente lotadas na Vice-Governadoria e, posteriormente, no Gabinete Civil da Governadoria do Estado, sem que as mesmas sequer soubessem de tal fato e sem que, portanto, tenham prestado qualquer serviço público efetivo mediante o desempenho de função pública, atribuída por lei", escreveu o juiz. Ele observou ainda que as pessoas beneficiárias das gratificações nem mesmo sabiam que estavam na lista do Governo. 

O magistrado destacou que funcionários das residências do ex-governador e dos filhos, Fernanda Freire e Fernando Filho, eram pagas como se fossem servidores do Estado. "Pessoas que trabalhavam nas residências de Fernando Antônio da Câmara Freire, Vice-Governador e posteriormente Governador, e de seus filhos foram remuneradas com verbas públicas, como se exercessem cargo ou função no Administração Pública estadual. Tudo isso além da apropriação desses valores em benefício próprio. Há, de fato, prova da prática de atos de improbidade administrativa", ressaltou na sentença.

O juiz frisou que o ex-governador "em nenhum momento de sua defesa, negou a ocorrência dos fatos, nem apresentou alguma prova capaz de excluir sua responsabilidade".

O magistrado chamou atenção ainda que a responsabilidade para conceder gratificações era de Fernando Freire. "Não havendo como negar a existência de provas suficientes para lhe impor a responsabilidade pelos atos que praticou, pois, de acordo com o conjunto probatório encartado no caderno processual, restou evidente a prática de atos de improbidade administrativa que provocaram lesão ao erário, configurados pela atribuição de verbas de gabinete a pessoas estranhas aos quadros do funcionalismo público", escreveu na sentença.

A TRIBUNA DO NORTE tentou, insistentemente, durante toda a tarde de ontem falar com o ex-governador Fernando Freire, mas o telefone celular dele, com prefixo do Rio de Janeiro, onde reside atualmente, permaneceu desligado. 

FONTE: Tribuna do Norte

terça-feira, 26 de junho de 2012

Eleições 2012 em Santo Antonio/RN


Nesta semana que ocorrem as convenções partidárias , o nosso blog estará fazendo a cobertura de tais eventos que fortalecem a democracia em nosso país.
Além da Convenção do PT de Santo Antonio, iremos divulgar as demais convenções , inclusive as majoritárias como a do Ex-Prefeito,atual Vice e Pré-Candidato Aldo Henrique de Lima (PPS); Empresário Lula Ribeiro (PMDB) e o Atual Prefeito de Santo Antonio Dr. Gilson Geraldo (PSD).
Estaremos fortalecendo a democracia quando participamos , opinamos, ouvimos e cobramos de nossos políticos.
O Cenário Político de Santo Antonio, se configura em uma disputa até então de 02 nomes da oposição (Aldo e Lula) , contra o atual Prefeito Gilson.
Vamos ficar acompanhando como se dará o processo eleitoral em nossa cidade.
aguardem mais informações em breve.

Santo Antonio/RN: Convenção do Partido dos Trabalhadores será nesta Sexta dia 29

O PT de Santo Antonio realizará nesta sexta dia 29 de Junho as 10:00hs , na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas a sua Convenção municipal , para definição de candidatos nas eleições 2012.
Convidamos a tod@s a participar!!!

A informação é da Vereadora Goreth Orrico  e de Dário do Sindicato.


O pronunciamento da prefeita de Natal Micarla de Souza


O Blog da Thaisa Galvão , publicou a íntegra do pronunciamento da prefeita Micarla de Sousa, feito na tarde desta segunda-feira, onde ela anunciou sua decisão de não ser candidata à reeleição.
Eis:

“Antes de qualquer palavra, gostaria de agradecer a Deus pela vida e por tudo o que me fez chegar até aqui. Davi ao sair para uma das suas guerras, cantou: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida,de quem recearei?”
São com estas palavras que inicio meu pronunciamento. Tive, tenho e terei sempre muito orgulho de, como natalense, ter tido a honra de administrar  minha terra. Natal,Terra que tanto amo!!! Uma mulher, sem sobrenomes tradicionais da política do meu estado. Em 30 anos, a única que conseguiu romper esta barreira vista como intransponível. Uma simples Sousa. Filha de dois seres especiais: Miriam e Carlos Alberto. Jornalista como tantos de vocês que aqui estão. Sim, com muita honra sou anunciada em todos os eventos oficiais como a Jornalista Micarla de Sousa. A mais jovem cidadã a chegar ao mais alto cargo da história do executivo municipal, com apenas 38 anos. Quantos natalenses gostariam de poder estar à frente da sua cidade??? Ter a oportunidade que a mim foi dada por Deus através do voto popular?? Tenho certeza que muitos.

Hoje, posso olhar para trás na minha “longa” jornada de menos de 8 anos como política e só tenho a agradecer pela generosidade do povo de Natal comigo. Natal que me elegeu Vice-Prefeita em 2004, Deputada Estadual mais votada da cidade em 2006 e Prefeita eleita no primeiro turno em 2008. A população, em especial a mais humilde e esquecida pelos governos que me antecederam, foi às ruas e fez do nome Micarla quase que um coro em favor da melhoria da saúde, educação e da justiça social. E foi para eles, exatamente para eles que dediquei meu mandato. Para quem precisa de Governo. Decidi governar para as pessoas, pelas pessoas. Pela gente da minha terra. Para os invisíveis perante os poderosos. Enxergando o povo como cidadão, não como massa de manobra em tempo de eleição.

Foi para as mães que não tinham como trabalhar e deixar os seus filhos. Em 2009, em toda a cidade, apenas 22 creches estavam abertas. Em três anos abrimos mais 53 escolas de Educação infantil e hoje chegamos a um dos maiores índices de creches por habitante de todo o país. Dezesseis mil crianças estão nos nossos 75 estabelecimentos de ensino conhecidos como Cemeis. Lá, são cuidadas, tratadas e educadas pelos nossos Educadores Infantis, a partir dos seis meses de idade, em alguns casos. A Educação ,inclusive foi a nossa principal fonte de preocupação e investimentos. Nenhuma outra gestão investiu os números que investimos na educação da nossa cidade. E números não mentem. Estão a disposição no Tribunal de Contas para serem analisados. Para o Educador criamos a sua carreira e a carga horária de 30 horas semanais. Para o Professor concedemos aumento de 38% neste período. Somos uma das únicas capitais brasileiras a pagarmos bem acima do Piso Nacional do Magistério.

Governar com foco nas pessoas quer dizer também abrir mão de onze milhões de Reais por ano e entregar bolsas de estudo em Universidades Particulares para que dezoito mil jovens, filhos de trabalhadores, oriundos das escolas públicas possam ter o seu futuro assegurado e alicerçado no conhecimento. É oferecer carteira de estudante gratuita a 250 mil estudantes natalenses. É assegurar fardamento completo e kit escolar para mais de 60 mil alunos da rede municipal, incluindo as creches.
Fazer uma administração tendo gente à frente é seguramente investir na saúde do nosso povo. Hoje, viramos a página de um passado onde medicamentos eram jogados no lixo aos milhões, e médicos não faziam parte do dia-a-dia dos postos de saúde das regiões mais humildes. Troxemos para Natal uma nova forma de fazer e tratar a saúde pública. Com respeito aos cidadãos, oferecendo dignidade no atendimento. Atualmente, a nossa Upa da Zona Norte é uma referência em todo o Brasil. Quinhentas pessoas são atendidas por dia naquela unidade de urgência e emergência. O que dizer também das nossas AMEs??? As populações de Nova Natal, Brsília Teimosa e Planalto sabem das mudança trazidas a estes bairros com os nossos Ambulatórios Médicos de Especialidade. Quinze mil pessoas atendidas por mês. Além do novo modelo que nossa gestão trouxe, melhoramos consideravelmente o que já existia. Reformulamos o Centro de Referência infantil, Sandra Celeste, criamos o Hospital da Mulher, entregamos 3 centros cirúrgicos nas nossas maternidades, reformamos o Hospital dos Pescadores, o Morton Mariz, além de diversas unidades básicas construídas e reformadas nos diversos bairros de Natal. Nos próximos dias estaremos inaugurando a UPA da Zona oeste, na Cidade da Esperança, com capacidade de atendimento de 800 pessoas por dia, o dobro do que hoje atende o maior hospital de urgência e emergência do nosso estado, o Walfredo Gurgel, administrado pelo Governo.

Na saúde, ainda criamos o conceito da logística no armazenamento e entrega dos nossos medicamentos. Remédio jogado no ralo não mais faz parte da nossa realidade. E eu agradeço a Deus por não me fazer viver uma tristeza como essa.
Quando eu falo em cuidar de pessoas tenho que falar sobre o maior programa de erradicação de favelas já feito em Natal.  Três mil e quinhentas pessoas saíram de seis favelas e hoje tem a sua casa própria. Pessoas como a pequena Juliene , moradora da antiga favela do DETRAN, hoje Residencial Esperança, de apenas 10 anos, a mesma idade do meu filho Kalis, que desde que havia nascido esperava que algum gestor público pudesse enxergá-la e fazê-la viver em um lar digno. Pois foi para Juliene e milhares de famílias que investimos muito em moradia. Dignidade . Esta é a palavra quando me lembro de cada chave que pude entregar.

Passaria horas aqui falando sobre o que fizemos nas nossas casas de Passagem, no incremento dos telecentros e casas da juventude, do nosso Albergue Noturno. Quantas coisas em tão pouco tempo…
E o que falar sobre o funcionalismo público??? Vinte anos de espera de vinte e um mil servidores que foram reconhecidos por mim, pela minha gestão, através do plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.
Sei que alguns me criticam duramente pela minha opção em cuidar de gente. Dizem que Prefeito bom é o que calça ruas e maqueia a cidade com florzinhas plantadas nos canteiros. Eles chegam até a comparar. Fulano calçou tantas, sicrana outras tantas. E você, Micarla, quantas ruas calçou e asfaltou??? Não. Eu não aceitei o desafio de ser Prefeita da minha cidade para calçar RUAS. Aceitei para calçar VIDAS . E isto sei que fiz. Quantos jovens, quantas crianças, quantas mães e pais de família hoje tem sua vida transformada através da educação , da qualificação profissional e da saúde oferecidas pela minha gestão???

Não me arrependo de nada que fiz, nem das decisões que tomei. Troquei asfalto por Escolas, sim. Troquei calçamento por Upas e AMEs. Troquei concreto armado por Albergue para moradores de rua.
Faria tudo de novo.
Continuaria sem me render aos grupos poderosos desta cidade, que foram contrários a esta política de libertar as pessoas através da educação e da melhoria de vida. Os mesmos que como uma verdadeira matilha de lobos famintos querem comer as carnes do nosso povo mais uma vez. Políticos profissionais, que nunca tiveram a carteira de trabalho assinada na vida e que agora viram os seus dedos e mãos sujas em minha direção. Eu tenho minhas MÃOS LIMPAS . Não respondo processo por superfaturamento de obras nem por pegar levianamente dinheiro dos nossos aposentados e pensionistas. Na minha família todos trabalham dignamente. Sempre foi assim. Ninguém é acusado de desviar dinheiro público e eu nunca tive a tristeza de ver um dos meus familiares atrás das grades. Armaram comissão de investigação contra meu governo e o que descobriram é que aqui tem uma mulher que tem vergonha na cara e que não está na Prefeitura para se servir, e sim para SERVIR.

A Biblia Sagrada, meu manual de vida, de como devo agir, diz, no Eclesiastes capítulo 3 : “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do Céu: Há tempo de nascer e de morrer. Tempo de plantar e tempo de colher… Tempo de amar e tempo de se aborrecer. Tempo de guerra e tempo de Paz!!!”
É com esta certeza que hoje, diante de todos vocês digo: É chegado meu tempo de cuidar do que é mais sagrado e precioso para mim, a minha FAMÍLIA e a minha SAÚDE. Quando entrei na política, Kalis tinha 2 anos e Theo acabava de nascer. Hoje, eles tem 10 e 8 anos. São meninos lindos que precisam de uma mãe mais presente em suas vidas. No último um ano e meio fui vítima de dois AVCs e recebi uma prótese no meu coração. Tudo isso, chegar tão perto da morte, me fez repensar a minha vida.

Amo a Política. Amo poder servir as pessoas, ajudar, transformar. Mas, agora é hora de parar. Não digo que é um adeus. Apenas um até breve. Estarei até dezembro me dedicando de corpo e alma a minha cidade amada. Até porque,através dos nossos projetos , da minha insistência em Brasília e da amizade fraterna que hoje comungo com a nossa Presidenta Dilma Rouseff, posso afirmar que Natal terá cerca de oitocentos milhões de Reais para que o próximo governante possa investir na melhoria da infra-estrutura até a Copa de 2014. Me sinto muito feliz em saber que foi através do meu esforço, das minhas mãos  e da minha equipe que conseguimos tudo isso.
A todos meus auxiliares, a minha equipe,muito obrigada!
Às lideranças comunitárias, a minha gratidão!
Aos amigos que pude fazer na Política, como meu querido Líder Enildo Alves,o meu reconhecimento!
Aos meus companheiros do partido Verde, em especial ao nosso Presidente de Honra, Rivaldo Fernandes, e ao nosso Presidente Municipal, Edivan Martins, aos nossos Deputados Paulo Wagner e Gilson Moura, ao Vereador Aquino Neto e ao Senador Paulo Davim a certeza de que o sonho não acabou e que continua nas mãos de cada um de vocês e da nossa Militância Verde, em especial a juventude Verde!

Ao meu grande amigo, Paulinho Freire, meu Vice-Prefeito , como te agradecer pela sua parceria, honradez , caráter e companheirismo??? Que Deus te abençoe, amigo.
Aos meus amigos Pastores e Pastoras, obrigada por cada palavra, por cada gesto. Estaremos ainda mais juntos. Em nome de Jesus!!!
Às minhas amigas queridas, de longo tempo e de pouquinho tempo, o meu carinho para sempre!!! Vocês são muito especiais para mim!!!
À minha família, alegria maior do meu ser, da minha Vida, espero poder retribuir nos próximos anos toda a ausência dos últimos tempos. Eu amo muito vocês!!!!!!!!!!
                    
Ao meu querido povo de Natal, obrigada, obrigada, obrigada!!!
Ao meu Deus, meu amado Deus que me sustém em todos os momentos, a certeza de que os Seus planos jamais serão frustados. “Eis-me aqui. Fazei de mim instrumento da sua vontade”. Agora pronta para outras Missões, para onde quer que Tu queiras me levar.
Que Nosso Senhor Jesus cubra a todos nós e a nossa cidade de bênçãos de amor!!!
Obrigada!!!!
FONTE: Blog da Thaisa Galvão

‘Enterro’ de Silvio Santos pode levar 'Pânico' à Justiça



Ceará, que interpretava o dono do SBT há mais de 20 anos, foi impedido no início do mês, por liminar, de continuar imitação. Cena do velório na TV não citou nome do empresário, mas ficou subentendido que era ele

Depois de ser impedido de imitar o empresário Silvio Santos, por uma liminar obtida na Justiça pelo dono do SBT, o humorista Wellington Muniz, o Ceará do Pânico na Band, pode ter de pagar uma multa ao empresário. Neste domingo, 24, o Pânico exibiu imagens do "enterro" do personagem Silvio Santos. Embora o nome não tenha sido citado, a cena deixou subentendido que era dele que se tratava (confira no vídeo abaixo). Nas imagens, todos estão vestidos de preto e Emílio Surita, o líder do programa da Band, diz que se trata de uma última homenagem ao finado personagem. De acordo com a assessoria do SBT, o departamento jurídico da emissora está analisando as imagens e terá uma posição sobre o assunto nesta terça-feira.
Ceará, que faz a imitação do apresentador há mais de 20 anos, foi avisado de que não poderia mais interpretar o personagem no início do mês, sob o risco de pagar uma multa de 100.000 reais. Silvio Santos não teria gostado das tentativas do Pânico de abordá-lo em seu cabeleireiro, em São Paulo. Quanto ao mal-estar provocado pelo programa deste domingo, Ceará afirma não ter recebido nenhum tipo de notificação ou advertência. “Não chegou nada para mim. Vou falar com a direção da Band e deixar para o jurídico da emissora responder”, diz o humorista, que nesta segunda-feira está de folga. A Band, por sua vez, disse por meio da assessoria que não comentará o assunto.
Sem Silvio Santos, Ceará terá de investir em outros personagens. Mas procura mostrar otimismo. “Eu farei o que for surgindo. Personagens vão e personagens ficam e o humor vai se renovando. O importante é estar vivo para criá-los”, diz.




FONTE: Veja.abril

Conselho de Ética aprova por unanimidade cassação de Demóstenes Torres; processo ainda vai a plenário



Por unanimidade, os 15 integrantes do Conselho de Ética do Senado aprovaram o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) que pede a cassação de Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar decorrente do seu suposto envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
O caso precisa ainda passar por uma análise de constitucionalidade na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois dessa etapa, deverá seguir para apreciação de todos os senadores em plenário, onde a votação é secreta.
Ao longo das 69 páginas de seu parecer, o relator do caso, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que Demóstenes faltou com a verdade ao dizer que não sabia das atividades ilegais de Cachoeira. O senador defendeu ainda que, mesmo que os projetos de legalização dos jogos de azar não tenham avançado no Congresso Nacional, Demóstenes teria atuado como um “facilitador” do contraventor  na Casa. Ainda no documento, Costa afirma que o contraventor Carlinhos Cachoeira “é um verdadeiro anjo da guarda” de Demóstenes.
“É de se concluir que a vida política do senador Demóstenes Torres, desde 1999, gravita em torno dos interesses da Carlinhos Cachoeira no ramo de jogos de azar”, afirmou o relator.
Costa também rebateu o pedido de Demóstenes Torres, que durante sua fala ao Conselho de Ética, em 29 de maio, pediu que fosse julgado “pelo que fez e não pelo que falou”.
“Julgaremos o representado [Demóstenes] pelos seus atos, mas isso não nos exime de examinar suas palavras, pois a palavra é a essência do governo democrático-republicano. Atos e palavras não se desvencilham no processo de conformação de um juízo de valoração política”, disse o relator.

Defesa

O advogado Antonio de Almeida Castro, o Kakay, voltou a pedir aos senadores que desconsiderassem as informações obtidas pelas interceptações telefônicas da polícia que, segundo ele, foram vazadas de forma “sistemática e criminosa” para a imprensa e feitas de forma ilegal pela polícia.
Kakay pediu ainda que o caso fosse avaliado pelos 80 senadores em plenário onde espera um julgamento “isento, tranquilo e maduro”. “O senador Demóstenes rigorosamente não mentiu, omitiu e não cometeu nada que pudesse comprometer seu mandato. Não há questão objetiva que pode imputar quebra de decoro”. Ele nega qualquer ajuda ao contraventor por parte de Demóstenes durante seu mandato.
Após o envio do relatório para a CCJ, o presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), terá de aguardar um prazo de cinco sessões plenárias antes de colocar em votação a constitucionalidade do relatório aprovado no Conselho de Ética. 
FONTE:Noticias.uol

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Confira os principais pontos de alagamento em Natal nesta segunda

O Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e a Defesa Civil Municipal confirmaram os principais pontos de alagamento em Natal nesta segunda-feira, 25. Dentre as principais, estão a RN 063, na Avenida Engenheiro Roberto freire, próximo a uma universidade particular, a Avenida João Medeiros Filho, e a Maria Lacerda, na saída para Nova Parnamirim. Todas estão com transito lento e registro de alagamento.

Zona Sul

Avenida Engenheiro Roberto Freire

Zona Norte

Avenida Felizardo Moura
Avenida João Medeiros Filho
Avenida Moema Tinoco

Zona Leste


Avenida Prudente de Morais, cruzamento com a Alexandrino de Alencar



FONTE: Diário de Natal

Veja lista divulgada pelo Sisu de aprovados em primeira chamada para universidades federais



Encerrado o período de cinco dias de inscrições, 642.878 candidatos estão inscritos para disputar as 30.548 vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Foram registradas 1.245.437 inscrições — cada candidato poderia optar por até dois cursos. As matrículas estarão abertas na sexta-feira, 29, e vão se estender até 9 de julho.

O resultado da primeira chamada está a disposição dos candidatos na página do Sisu na internet.AQUI.
Há vagas em 56 instituições de educação superior públicas de 21 unidades da Federação.
O Rio de Janeiro recebeu o maior número de inscrições: 245.716. Desse total, 152.196 concorrem a vagas oferecidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição com maior número de interessados de todo o país. As demais unidades federativas com mais registros de inscrições são Minas Gerais (166.162), Ceará (156.343), Maranhão (105.782) e Bahia (92.120).

Entre as instituições de ensino, além da UFRJ, as mais procuradas foram as universidades federais do Ceará (108.574 inscrições), do Maranhão (103.829), a do Paraná (80.483) e a de Ouro Preto (60.136).
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido não consta na lista das mais procuradas. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parte, já aderiu ao Sisu.

Matrículas — O período de matrículas da primeira chamada começa na sexta-feira, 29, e vai até 9 de julho. Elas devem ser feitas na instituição em que o candidato foi aprovado. O resultado da segunda chamada será divulgado em 13 de julho, com matrículas nos dias 17 e 18.

Os não aprovados nas duas primeiras chamadas podem integrar a lista de espera. A adesão deve ser feita entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos dessa lista será feita pelas instituições a partir do dia 24 do mesmo mês.
Da Assessoria de comunicação do MEC
FONTE: Jornal de Fato

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lei das organizações sociais do Governo é aprovada



A Lei Complementar das Organizações Sociais, encaminhada pelo Governo do Estado foi aprovada hoje (21) na Assembleia Legislativa por 15 votos a quatro. O projeto autoriza o Estado, por intermédio de órgãos ou entidades da Administração Direta e Indireta, a qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos e permite a celebração de parcerias com entidades do chamado Terceiro Setor, para viabilizar a execução de serviços não estatais.
Com a aprovação, o Governo poderá qualificar como organizações sociais, entidades cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e à preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde. A celebração de tais contratos de gestão deverá considerar o serviço que será prestado, os meios, os recursos orçamentários custeados pelo Estado, os equipamentos e as instalações.
           
O deputado José Dias apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei, que foi rejeitado por 16 a 3 votos. O parlamentar sugeriu que fosse excluída da Lei a possibilidade de terceirização de serviços voltados para a preservação do meio ambiente.
 
CONCESSÃO DE TERRENO
           
Os deputados também aprovaram por maioria a mensagem do Governo que autoriza a celebração de contrato de concessão de uso do terreno situado na Redinha, para fins de instalação de uma unidade industrial de pescados e derivados. O imóvel fica situado na Avenida Francisco Ivo, 776, que se encontra em terreno de marinha, de propriedade da União. Na mensagem, o governo informa que a obtenção da outorga de uso do imóvel exigirá como contrapartida da empresa vencedora da licitação aporte financeiro destinado à criação de postos de trabalho diretos, oferta de cursos profissionalizantes e reforma integral do bem. 
FONTE: Assembléia Legislativa do RN

Midway Mall anuncia nova expansão e terá Casas Bahia



O Midway Mall anunciou que fará sua terceira expansão para a segunda quinzena de setembro. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, o estabelecimento terá um incremento de 2.500 m² de área, trazendo novas lojas que os consumidores há muito pediam em pesquisas realizadas. As novidades vem de segmentos diversificados, como maior rede de varejo nacional no setor de móveis e eletrodomésticos: as Casas Bahia, que terá um espaço físico de mais de 700 m²; a baiana Le Biscuit, varejista do ramo de conveniência, com mais de 42 anos no mercado que se destaca pela variedade de produtos, desde utilidades, armarinho, decoração até informática, que terá uma área de 1000 m². 

Tem também o McDonald´s, grande rede de fast-food que vem complementar o segmento de alimentação com um grande restaurante de 288 m².  O shopping irá ganhar também uma ampla e moderna central da Oi, voltada para atendimento e serviços ao consumidor.

As lojas ficarão localizadas no primeiro piso do Shopping, próximo ao Hipermercado Extra, e terão acesso independente ao segundo piso pela Praça de Alimentação, através de escada rolante que já está sendo instalada.

Inaugurado com 124 lojas em 27 de abril de 2005, o Midway já passou por duas grandes expansões que representaram mais de R$ 120 milhões em investimentos - a primeira, em abril de 2009, com a inauguração do terceiro piso e o incremento de mais 70 lojas, e a segunda no segundo semestre de 2010, com a abertura do Teatro Riachuelo e do Espaço Gourmet.

FONTE: Diário de Natal

Wilma anuncia chapa com Carlos Eduardo criticando Micarla



Ex-governadora inicia discurso citando que Prefeitura está de costas para o povo.

A ex-governadora Wilma de Faria, líder do PSB no Rio Grande do Norte, anunciou oficialmente que a legenda indicou seu nome para a composição de chapa com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).

"Estamos aqui unidos por Natal. Sabemos da necessidade que a população tem em relação às demandas. A Prefeitura está de costas para o povo e precisamos resgatar Natal", disse no início de sua fala.

Além de Wilma, compõem a mesa de anúncio o vice-governador Robinson Faria (PSD), o deputado federal Fábio Faria, os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e Júlio Protásio (PSB), o ex-deputado Wober Júnior (PPS) e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). 
FONTE: Nominuto.com

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Secretário-Geral da Rio+20 garante que as demandas da juventude serão ouvidas



Durante o último dia do encontro da juventude para a Rio+20, a Youth Blast, que aconteceu de 7 a 12 de junho, o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, garantiu que as demandas da juventude serão ouvidas durante a Conferência oficial. O secretário também destacou a Youth Blast como um marco no processo de participação da juvenil no mundo. Ele ainda abordou temas como a economia verde, as mídias sociais como nova forma de participação da sociedade civil e a preservação dos povos e comunidades tradicionais e indígenas.
Para Zukang, neste momento os jovens representam o seu futuro e de seus filhos. Segundo ele, o secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, acredita que a Youth Blast é uma das conferências mais importantes já organizadas em parceria com as Nações Unidas. Zukang também alertou para o fato de a juventude ser a maior responsável pelo desenvolvimento sustentável e ainda ser a parte menos ouvida nos processos de decisão de metas e  compromissos para o meio ambiente. “A Youth Blast pode ajudar a resolver isso. A Rio+20 é uma oportunidade para os jovens trabalharem lado a lado com as Nações Unidas”, afirma o secretário.
Durante o encontro, um jovem brasileiro questionou como as Nações Unidas pensam em viabilizar o desenvolvimento sustentável  e, ao mesmo tempo, a preservação dos povos e comunidades tradicionais e indígenas. “A população indígena por anos foi descriminada e privada de seus direitos. Sem o suporte dessas comunidades o desenvolvimento sustentável é impossível. As suas ações e culturas são para preservar  a natureza. Tenham certeza que vocês serão ouvidos, garantiu Sha Zunkang aos jovens ali presentes.
Posteriormente ao compromisso firmado pelo secretário-geral da Rio+20 na Youth Blast, jovens de todo o mundo se manifestaram na internet e nos espaços de realização Rio+20 buscando resgatar o parágrafo 80 que estava no texto oficial da Conferência. Os protestos começaram domingo (17) e aconteceram novamente na segunda-feira (18). O parágrafo trata da representação de jovens e crianças no Alto Comissionado da ONU para os debates sobre desenvolvimento sustentável.
Como encaminhamento para as negociações na Rio+20, as atividades durante a Youth Blast resultaram na declaração intitulada “A juventude constrói hoje um novo mundo!”. Entre outras recomendações, o documento aborda a importância estratégica do jovem para o desenvolvimento sustentável. “A participação das novas gerações na promoção da sustentabilidade não deve se restringir a um olhar apenas para o futuro. Recai sobre os jovens de hoje a tarefa inadiável de transformar a dívida que receberam em benefícios para a atual e as futuras gerações”, diz a declaração.
A Youth Blast foi realizada pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, com o apoio do Conselho Nacional de Juventude e do Secretariado-Geral da Organização das Nações Unidas.

Equipe da COOPERHAF se reúne para elaborar procedimentos da ISO 9000



Discutir estratégias para ampliar a qualidade dos processos organizacionais. Essa foi a principal diretriz do treinamento realizado nos dias 18 e 19 de junho com equipe técnica de engenharia, arquitetura e de tecnologia social da Matriz e das Filiais da COOPERHAF – Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares. O evento está inserido dentro da estratégia da Cooperhaf de implementação da ISO 9000, que objetiva a conquista do selo de qualidade de serviços e produtos de empresas e organizações. Ao todo foram mais de oito horas de capacitação e treinamento dos profissionais, realizado na Associação Estadual de Mulheres Camponesas, em Chapecó.
A equipe de engenharia e arquitetura da Cooperhaf abordou a situação do sistema de gestão da qualidade, a análise crítica e registros quanto a elaboração dos procedimentos de projetos e elaboração das instruções de obras da Cooperhaf. Já a equipe de tecnologia social da Cooperhaf focou as discussões nos procedimentos e instruções para a implementação, a norma técnica utilizada e a instrução normativa da habitação rural. Após as equipes fizeram uma finalização conjunta dos temas abordados.

A Cooperhaf vem desde novembro de 2011 discutindo estratégias de implementação da ISO 9000, contando com a consultoria permanente do Sebrae. O SGQ - Sistema de Gestão de Qualidade é formado por um conjunto de normas e requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, maior capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, em um processo contínua  de melhoria e ganhando um espaço maior no mercado. 
Conjuntamente, nos mesmos dias houve a reunião do Conselho Administrativo da Cooperhaf, que esteve reunido para avaliar os números obtidos até o momento condizente a habitação rural e urbana, a projeção financeira da cooperativa, os resultados da pesquisa organizacional interna feita com os colaboradores, aprovação do modelo de balanço social a ser utilizado, além da verificação dos procedimentos para a implementação da ISO na Cooperhaf. 
FONTE: COOPERHAF