No último sábado 09 de fevereiro, ocorreu a segunda, das 5 Plenárias de Juventude que a Federação dos Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN) fará nas regiões que possui Sindicatos de base.
Foi a Plenária do Mato Grande, que ocorreu no SINTRAF de Touros, município distante 84 km de Natal/RN.
A plenária reuniu jovens lideranças dos municípios de Touros, São Migue do Gostoso e Pureza, que juntos discutiram diversos assuntos de interesse da juventude do campo, como por exemplo, a produção, comercialização, comunicação, entre outros temas.
Durante a plenária, a juventude pôde conhecer melhor a historia do movimento sindical no Brasil e no estado e puderam ainda conhecer um pouco mais, da historia da FETRAF/RN.
Diversos momentos de debate, também fizeram parte da plenária, onde os jovens falaram sobre o que acharam da luta dos movimentos sociais e sindical, de modo em especial a FETRAF/RN e comentaram sobre a persistência e resistência do movimento Fetrafiano.
O reconhecimento e valorização da região Mato Grande, também fizeram parte da programação da plenária, onde a juventude pôde conhecer melhor e discutir a valorização do lugar onde vivem.
O momento político em que vivemos com ascensão da extrema direita e a onda de golpes que ocorreram em nosso país, ao longo da história foram amplamente discutidos durante a plenária.
Foi apresentado o vídeo: juventude na construção do futuro da agricultura familiar, produzido pela ASPTA (Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa) da Paraíba, que mostra jovens dando depoimentos sobre a importância de se viver no campo, produzindo com qualidade, e logo em seguida, foi feito um debate sobre o tema, onde a juventude pôde opinar sobre o que achou e se eles e elas se sentiam representados pelo vídeo.
Durante a plenária de juventude do Mato Grande, foi mapeada a produção dos e das jovens participantes da plenária, pois a juventude presente mostrou que faz o que fala.
O tema Comunicação, também esteve presente na Plenária do Mato Grande, onde foi constituída a Rede de Comunicadores e Comunicadoras da região, que ficará responsável por passar as informações dos Sindicatos para a coordenação estadual para divulgação nos mais diversos meios de comunicação como é o caso de site e redes sociais;
Foi debatida a organização das Coordenações de juventude dos Sindicatos e logo depois foi realizado um trabalho em grupo, para que os jovens apontassem 5 propostas por município, de apoio e valorização da juventude, aos Sindicatos.
Para o Coordenador de Juventude da FETRAF/RN, Alex Pontes a Plenária do Mato Grande, mesmo tendo sido um pouco rápida, foi muito importante para a organização da luta da juventude na região.
Fonte: FETRAF/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário