Na abertura das comemorações alusivas ao Centenário de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio, o diácono Robson Paulo apresentou aos fiéis presentes o Escudo Paroquial.
Explicação dos símbolos do Escudo:
O maior sinal de nossa fé é a Cruz! O nosso escudo está sustentado por ela. De fato, a Cruz é para todo cristão o sinal mais potente do inenarrável amor de Deus pela humanidade. Outrora instrumento de condenação, torna-se por Cristo, Filho Unigênito de Deus, instrumento de salvação eterna e vida em abundância. A dimensão sacrifical da Cruz deve estar presente na vida de todo seguidor do Senhor, pois Ele mesmo disse: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo tome sua cruz e me siga”...(Mt 16, 24). Nossa cruz está adornada por cinco pedras de cor vermelha e nos recordam as chagas de Cristo.
O escudo está dividido em três campos: um superior e dois inferiores. No campo superior em azul encontra-se a cruz e o M rodeados por doze estrelas. O azul simboliza a realidade celeste onde está Jesus Cristo, Nosso Senhor, Maria Santíssima sua e nossa Mãe e bem como os gloriosos Apóstolos e todos os santos e santas de Deus (Cf. Ap 12). Este campo recorda o destino último querido pelo Altíssimo para todo ser humano: o céu. De fato, todo o nosso peregrinar terrestre tem essa meta.
O campo inferior esquerdo em vermelho traz os elementos do brasão municipal resignificados de forma religiosa: a capela, a faixa dourada e flor de liz. O vermelho, neste campo do escudo representa o amor de Deus que envolve todas as coisas. Grande marca do povo santoantoniense é sua fé, de fato, desde a sua fundação por D. Ana de Pontes, traz latente essa marca simbolizada neste escudo pela figura da capela em honra de Nossa Senhora da Conceição; a faixa dourada representa a união da realidade terrestre à celeste através da fé. A flor de liz na parte superior representa a presença e proteção constante da Virgem Imaculada a esta Cidade e Paróquia.
No campo inferior direito de cor verde encontram-se a pedra e a onça. O verde neste campo representa a grande capacidade produtiva do território onde está situado o nosso Município e Paróquia, na região agreste do estado do Rio Grande do Norte. A pedra e a onça recordam o fato extraordinário que deu origem ao primeiro nome desta povoação: Salto da Onça.
Mais abaixo encontramos as faixas. A primeira traz a denomição do orago paroquial: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. A segunda traz, para perpétua memória, a data da criação da referida Paróquia, pelo então Arcebispo da Paraíba e Administrador Apóstolico da Diocese de Natal: Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, á 16 de agosto de 1915, e o nome do município onde está afixada: Santo Antônio – RN.
FONTE: Blog do Dedé Camilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário