quarta-feira, 29 de junho de 2016

Santo Antônio/RN: Missa pelos 16 anos de Sacerdócio e despedida do Padre Adelson acontece nesta quinta feira


Nesta quinta-feira, dia 30, o pároco de Santo Antônio Padre José Adelson comemora 16 anos de sacerdócio. Ordenado pelo Arcebispo Emérito Dom Heitor em 30 de julho de 2000, ele também administrou as paróquias das cidades de Nova Cruz, Lagoa de Pedras e Serra Caiada.

Assumiu a administração paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Santo Antônio sucedendo o saudoso Monsenhor Xavier que, durante mais de quatro décadas, esteve à frente da paróquia. Atualmente Padre Adelson coordena 28 igrejas e é representante do Clero e membro do Conselho Presbiteral  e coordenador da Pastoral Presbiteral. 

A missa também será uma despedida do Padre Adelson que está sendo transferido da paróquia Nossa Senhora da Conceição , por ter sido eleito presidente da Comissão Nacional de Presbíteros e assume a direção da Casa de Campo do Clero, em Emaús, Parnamirim

A celebração de aniversário da ordenação sacerdotal e despedida do Padre Adelson será realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio, às 19h.

Arcebispo publica nota sobre saida da Comunidade Canção Nova de Natal

A comunidade Canção Nova anunciou o encerramento da missão, na Arquidiocese de Natal. Por este motivo, o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, emitiu uma nota de esclarecimento, na qual também afirma que a Arquidiocese  é “profundamente agradecida à Canção Nova pelos relevantes serviços prestados”, nestes mais de 15 anos, em que esteve presente em Natal.
Leia a nota, na íntegra. Clique aqui (arquivo em pdf) 067 – Nota de esclarecimento Canção Nova
FONTE: Arquidiocese de Natal

Papa lamenta atentado na Turquia e pede conversão dos corações


    O Papa Francisco lamentou nesta quarta-feira, 29, o atentado ocorrido ontem à noite no aeroporto de Istambul, capital da Turquia. O ataque deixou pelo menos 41 mortos e quase 240 feridos. O Estado Islâmico é o principal suspeito de ser o autor do crime.
    Após a oração mariana do Angelus por ocasião da festa dos santos apóstolos Pedro e Paulo no Vaticano, o Papa fez um minuto de silêncio por todas as vítimas e rezou uma Ave Maria. Ele também pediu a conversão dos corações violentos.
    “Rezemos pelas vítimas, pelos familiares e pelo querido povo turco. O Senhor converta os corações dos violentos e apoie os nossos passos no caminho da paz. Rezemos todos em silênico”.
    Em 12 de janeiro desse ano, a Turquia já havia sofrido um atentado, em Ankara, coração turístico de Istambul. Na época, uma explosão matou dez turistas, a maioria de origem alemã. A Turquia responsabilizou o Estado Islâmico pelo atentado.
    FONTE:Canção Nova

    Nobel da Paz convida Lula para conselho formado por líderes mundiais



    O objetivo do grupo, segundo o Instituto Lula, é discutir a garantia dos direitos das crianças e a erradicação do trabalho infantil no planeta. Os convites foram feitos por Satyarthi, que chamou pessoas consideradas vozes morais importantes globalmente.

    “Essa voz moral estaria incompleta sem o senhor”, disse ao ex-presidente Lula. “Você é mais influente agora do que quando era presidente”, afirmou Satyarthi, referindo-se ao reconhecimento mundial do ex-presidente no combate a fome. 


    Fonte: Instituto Lula

    segunda-feira, 27 de junho de 2016

    Religiosos e bispos franceses se unem contra a pedofilia

    Conferência dos religiosos anuncia empenho para aplicar novas medidas da Conferência Episcopal Francesa na luta contra a pedofilia

    Rádio Vaticano
    A Conferência dos Religiosos e das Religiosas da França (Corref) “associa-se aos esforços assumidos pela Conferência Episcopal francesa (CEF)” na luta contra a pedofilia na Igreja.
    É o que se lê no comunicado divulgado recentemente, que em linha com as novas medidas tomadas pelo Conselho Permanente da CEF em abril passado, sublinha em particular a importância fundamental “de uma escuta atenta e pessoal das vítimas”.
    A Corref reitera o compromisso de todas as Congregações religiosas da França em assinalar às autoridades judiciárias os casos de abusos e tomar medidas adequadas e sanções canônicas contra os responsáveis.

    Uma chaga que envolve toda sociedade

    “Sabemos que a questão da pedofilia diz respeito a toda sociedade humana: as famílias, mas também à escola, às associações juvenis e muitos outros lugares. É necessário, portanto, enfrentar esta chaga na sua globalidade – afirma o comunicado. A Igreja, como toda instituição humana, defronta-se com os mesmos problemas e deve procurar dar uma resposta adequada a eles”.
    Nesta direção age a Corref que – sublinha a nota – recordou regularmente aos Superiores religiosos “suas responsabilidades diante dos casos de pedofilia”, em conformidade com o Direito canônico e o Direito civil francês.
    “A Corref está convencida que somente lançando luz sobre estes casos se poderá levar à verdade e à reconciliação”, conclui o comunicado.

    Novas medidas adotadas

    Entre as medidas adotadas pela CEF, na onda dos escândalos que abalaram a Arquidiocese de Lyon, figura a instituição em todas as dioceses e províncias eclesiásticas de “células” locais de vigilância; a realização de um site voltado unicamente à acolhida das vítimas que permitirá precisamente colocar as pessoas envolvidas em contatos com as “células” presentes no território; a criação de um e-mail, aberto a qualquer pessoa que deseje fazer uma denúncia ou pedir informações.

    Prioridade às vítimas

    As medidas seguem a linha indicada pelos bispos em sua última plenária primaveril realizada em Lourdes: dar prioridade às vítimas, assegurando a elas os meios e instrumentos para serem “acolhidas, ouvidas e acompanhadas”. Os bispos franceses decidiram também instituir uma “Comissão nacional Independente” que será ativa a partir dos meses de verão deste ano e que será presidida por uma personalidade leiga qualificada e formada por magistrados, psicólogos e familiares das vítimas.
    Caberá à Comissão aconselhar os bispos na avaliação dos padres que cometeram atos repreensíveis. Dará prosseguimento ao seu trabalho, por outro lado, a “Célula Permanente de Luta contra a pedofilia”, instituída junto à Presidência da Conferência Episcopal com a missão de prevenir, formar os diversos agentes pastorais, acompanhar, coordenar e aconselhar as células locais, assim como dialogar com as associações das vítimas.
    FONTE: Canção Nova

    Armênia: assinada declaração conjunta contra perseguições religiosas

    A declaração fala numa “tragédia imensa” em curso no Médio Oriente e noutras partes do mundo

    Da redação, com Agência Ecclesia
    O Papa Francisco e o patriarca da Armênia, Karekin II, assinaram neste domingo, 26, uma declaração conjunta com alertas para as situações de perseguições religiosas e o fundamentalismo.
    O texto, divulgado pela Santa Sé, fala numa “tragédia imensa” em curso no Médio Oriente e noutras partes do mundo.
    “Inúmeras pessoas inocentes são mortas, deslocadas ou forçadas a um exílio doloroso e incerto devido a contínuos conflitos por motivos étnicos, econômicos, políticos e religiosos”, denunciam.
    A declaração foi assinada no Palácio Apostólico de Etchmiadzin, sede da Igreja Apostólica da Armênia, no último dia da visita do pontífice argentino ao país, iniciada esta sexta-feira, 24.
    Francisco e Karekin II sublinham que minorias religiosas e étnicas são hoje “alvo de perseguição e tratamento cruel, a ponto de o sofrimento por uma crença religiosa se tornar uma realidade diária”.

    “Pedimos aos fiéis das nossas Igrejas que abram os seus corações e mãos às vítimas da guerra e do terrorismo, aos refugiados e suas famílias”, diz o texto.
    O documento distancia-se da “apresentação fundamentalista da religião e dos valores religiosos”, sublinhando que a justificação de crimes com base em concessões religiosas é “inaceitável”.

    A declaração pede por isso uma “mudança de coração” de todos os que cometem crimes e dos que têm o poder de “acabar com a violência”.
    O Papa e o patriarca da Armênia deixam votos de uma resolução pacífica das questões ligadas ao enclave do Nagorno-Karabakh, junto ao Afeganistão, e evocam a declaração assinada 27 de setembro de 2001 entre Karekin II e São João Paulo II para lembrar “o extermínio de um milhão e meio de cristãos armênios, naquele que geralmente é referido como o primeiro genocídio do século XX”, às mãos do Império Otomano.
    Os dois responsáveis realçam a “progressiva e crescente proximidade” entre a Igreja Apostólica Armênia e a Igreja Católica, que partilham, por exemplo, “a mesma visão da família, fundada no matrimônio como ato de livre doação e de amor fiel entre um homem e uma mulher”.
    “Temos o prazer de confirmar que, apesar das divisões que subsistem entre os cristãos, percebemos mais claramente que aquilo que nos une é muito mais do que aquilo que nos divide”, assinalam.
    Após a assinatura da Declaração Conjunta, o Papa e o ‘catholicos’ Karekin II deslocaram-se para o Mosteiro Khor Virap, junto ao Monte Ararat, na fronteira com a Turquia, onde vão libertar duas pombas brancas com símbolo de paz.
    FONTE: Canção Nova

    Temer recebeu Cunha no Jaburu no domingo

    O presidente afastado da Câmara, entretanto, nega o encontro, confirmado por interlocutores do presidente em exercício
    O presidente em exercício Michel Temer recebeu na noite deste domingo, 26, o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em sua residência oficial, o Palácio do Jaburu. Segundo interlocutores de Temer, que confirmaram o encontro, os dois fizeram uma avaliação do quadro político atual. A reunião teria sido uma iniciativa de Cunha. Procurado, Cunha negou o encontro. "Não estive com ele ontem (domingo). Eu não confirmo."
    FONTE: Estadão

    Rui Falcão: Tentam criminalizar, mas PT segue vivo e atuante

    Presidente do PT reforça que, apesar das sucessivas tentativas da classe dominante nestes 36 anos, o partido continuará vivo

    Violações sucessivas a direitos fundamentais, investigações direcionadas, vazamentos seletivos, acusações e condenações sem provas, frequentes nos últimos meses, configuram a gênese de uma estado de exceção dentro do Estado Democrático de Direito. 

    Há quem diga até que o conluio entre setores do aparelho de Estado com o grande capital e a mídia monopolizada, responsável pelo golpe contra a presidenta eleita, inverteu a relação: vivemos quase sob um estado de exceção que abriga fragmentos do antigo estado democrático.

    Após a clamorosa condução coercitiva do ex-presidente Lula, a qual mereceu reprovação mundial e indignação generalizada, o PT voltou a ser atacado, a confirmar a intenção indisfarçável de nos criminalizar e proscrever.

    Em sequência à illegal busca e apreensão no apartamento da senadora Gleisi Hoffmann e a prisões de militantes petistas, a sede nacional do partido, em São Paulo, foi tomada de assalto, a pretexto de obter documentos facilmente disponíveis. O objetivo era produzir imagens negativas, justamente quando políticos e empresários de outros partidos eram acusados de grossa corrupção.

    Eis como companheiros do Diálogo de Ação Petista descreveram a operação: “Às seis horas da manhã, numa ação de comando, homens fortemente armados em traje de combate camuflado, junto com a infalível Rede Globo, chegaram, entraram e bloquearam a entrada da sede do PT ao longo de 8 horas. As imagens foram, depois, expostas e repetidas à exaustão pelas várias mídias. O objetivo das ações é criminalizar o PT e intimidar a sua militância pelo país afora, atemorizando as organizações populares em geral, no momento em que o governo golpista multiplica ataques aos direitos sociais e garantias nacionais duramente conquistados”.

    Diretórios e militantes partidários, entidades do movimento social expressaram seu repúdio e manifestaram solidariedade fraternal ao PT. O que nos anima a prosseguir na luta contra o golpe, em defesa da democracia e na preservação do nosso partido, que, apesar das sucessivas tentativas da classe dominante nestes 36 anos, continuará vivo e atuante em defesa do nosso projeto de sociedade.
    Rui Falcão é presidente nacional do PT
    FONTE: PT

    domingo, 26 de junho de 2016

    Santo Antônio/RN: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO CAPIM-AÇÚ SE REÚNE E COBRA AÇÕES PARA A COMUNIDADE , ALÉM DE SORTEAR BALAIO JUNINO



    Neste domingo (26), aconteceu a reunião mensal da Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural do Capim-Açú e Comunidades vizinhas.
    A comunidade reivindica algumas ações junto aos governos municipal e estadual como por exemplo: Retomada do projeto de água encanada; Recuperação de Poço tubular; Retomada da limpeza da lagoa; Substituições de lampadas de postes de iluminação e outras demandas.

    Também farão um intercambio de projetos que deram certo e cursos que trarão para a comunidade.
    Por fim, foi sorteado o balaio junino onde o sorteado foi Batista Protetico.

    Papa participa de Divina Liturgia com cristãos armênios

    A celebração foi presidida pelo Catholicos Karekin II. Francisco rezou pela unidade entre os cristãos

    Da redação, com Rádio Vaticano
    O Papa Francisco iniciou o último dia de atividades na manhã deste domingo, 26, celebrando Missa, em particular, na Capela da Residência do Supremo Patriarca, Primaz da Igreja Armênia e Catholicos de todos os Armênios, Karekin II, na cidadezinha de Etchmiadzin, onde ficou hospedado nestes dias de permanência em terras armênias.
    Mais tarde, Francisco teve um breve encontro informal com os 14 Bispos Armênios Católicos,  do qual participaram 12 sacerdotes, que exercem seu ministério no país, e alguns membros eminentes da comitiva papal.
    Em seguida, o Papa deixou a Residência e se dirigiu à vizinha Praça de São Tiridate, para participar de uma Divina Liturgia, presidida pelo Catholicos Karekin II.
    Após o pronunciamento do Catholicos de todos os Armênios, o Santo Padre tomou a palavra e disse:
    “No ápice desta visita tão desejada e, para mim, já inesquecível, desejo elevar ao Senhor a minha gratidão, que uno ao grande hino de louvor e ação de graças, que se eleva deste altar. Vossa Santidade (Karekin II), nestes dias, abriu-me as portas da sua casa e juntos experimentamos ‘como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos’. Juntos, nós nos encontramos, nos abraçamos fraternalmente, rezamos e partilhamos os dons, as esperanças e as preocupações da Igreja de Cristo, que acreditamos e sentimos ser ‘Una’.”
    Depois o Papa pediu a bênção de Deus sobre a Armênia, por intercessão de Maria, dos grandes Santos, Doutores e Mártires, especialmente a multidão de mártires lá foram canonizados no ano passado. “Que o Espírito Santo faça dos fiéis um só coração e uma só alma; refunda a nossa unidade; derrame sobre nós o seu fogo de amor e unidade e desfaça os motivos do nosso ‘escândalo’, começando pela falta de unidade entre os discípulos de Cristo”.
    “Acolhamos o apelo dos Santos, ouçamos a voz dos humildes e dos pobres, das inúmeras vítimas do ódio, que sofreram e sacrificaram suas vidas pela fé; prestemos atenção aos anseios das gerações mais jovens, que pedem um futuro livre das divisões do passado. Que, deste lugar santo, se difunda novamente uma luz radiante! Que à luz da fé, que desde São Gregório Narek iluminou estas terras, se una a luz do amor, que perdoa e reconcilia”.
    O Santo Padre concluiu seu discurso com o seguinte encorajamento: “Que nós, neste domingo santo, possamos seguir o convite de Deus à plena comunhão e acelerar o passo rumo à verdadeira unidade”.
    Por fim, Francisco pediu ao Catholicos de todos os Armênios, Karekin II: “Em nome de Deus, peço-lhe que me abençoe, abençoe a mim e toda a Igreja Católica, como também a nossa corrida rumo à plena unidade!”
    FONTE: Canção Nova

    Não podemos despolitizar a eleição local, afirma Rui Falcão

    Em reunião do diretório estadual, presidente do PT reforçou que partido concorrerá em 4 mil municípios este ano. Emídio de Souza disse estar otimista

    O diretório estadual do PT-SP realizou reunião ampliada, neste sábado (25), para debater o cenário eleitoral de 2016. Com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, a atividade ainda debateu a conjuntura nacional, no estado e em alguns municípios.

    Durante o encontro, Rui falou sobre o cenário nacional e denunciou o programa golpista que prevê o cancelamento de direitos. Ele ainda pontuou que o governo interino de Michel Temer(PMDB)  está atuando pela ampliação da pauta neoliberal, desmontando a Petrobras, atacando a soberania nacional e querendo acabar com a CLT.

    Rui destacou que o partido está na luta, dialogando com senadores para conseguir o restabelecimento do governo legitimamente eleito. “Estamos em ofensiva, em combate, para reverter o golpe”, frisou.

    Durante o encontro, ele anunciou que o partido terá candidatura própria em mais de 4 mil municípios e reforçou que não haverá aliança com golpistas. Defendendo que as alianças devam priorizar o campo democrático popular, o presidente pediu que os pré-candidatos petistas mantenham disputa local politizada. “Não podemos despolitizar a eleição local”, salientou.

    Na reunião, o dirigente também ressaltou que o PT deve lançar o maior número possível de candidatos próprios, além de reaprender a fazer campanhas. Ele pediu que os dirigentes e pré-candidatos se preparem para a disputa com argumentos que defendam o legado e o projeto petista.

    O presidente ainda comentou o engano de muitos parlamentares que deixaram o partido acreditando que se beneficiarão em outro projeto. Segundo ele, essas pessoas não devem se esquecer que os feitos e êxitos só foram obtidos graças ao PT e é a ele que pertencem. Rui ainda destacou que hoje o partido passa por um crescimento do número de filiados, lembrando que o PT tem quase 1,8 milhão de militantes em todo o Brasil.

    Otimista com o resultado eleitoral, Rui concluiu ressaltando que tudo que representa a ampliação da democracia constará nos programas de governo do partido.
    PT em São Paulo
    Também presente na reunião, o presidente do PT São Paulo, Emidio de Souza enfatizou que está otimista com o resultado das eleições de 2016. “Eu acredito no caminho da vitória onde houver candidato do PT”, frisou.

    Enxergando mudanças na sociedade e do eleitorado, Emidio ressaltou que os candidatos petistas terão que dividir seu tempo para defender o projeto do partido e fiscalizar o que os opositores fazem.
    Segundo ele, o candidato precisa entender a mudança do momento e estar preparado para defender o “patrimônio que é o PT”.
    O dirigente avalia que o partido está forte. “Vamos sair daqui para ampliar a possibilidade de vitórias”, frisou.
    Na reunião, Emidio ainda exaltou a forma que o partido faz campanhas e pontuou que isso sempre foi um diferencial. “PT sempre sou inventar jeito novo de fazer campanha”, enfatizou.
    De acordo com ele, existe uma nova safra de pré-candidatos e isso pode se adequar às mudanças da sociedade. “Espero que essa campanha sirva para renovar”, disse.
    A reunião também contou com a presença de dirigentes e pré-candidatos. Os deputados Valmir Prascidelli e Alencar Santana e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, também participaram.
    Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Linha Direta

    sábado, 25 de junho de 2016

    Santo Antônio/RN: Diante de uma multidão, prefeito Lula Ribeiro cumpre promessa de entregar Campo de Futebol

    A longa espera pela conclusão do campo de futebol de Santo Antônio chegou ao fim na tarde deste sábado (25) com a entrega do equipamento esportivo à população e aos desportistas santoantonienses. Foram mais de 12 anos de espera, mas agora o campo virou realidade e os atletas e as equipes de futebol que antes não tinham onde jogar em sua cidade, ganharam uma “casa” para sediar jogos e um local de treinamento para se preparar para as competições que participarem.
    O evento de inauguração teve início com o desfile das equipes inscritas que irão participar do Campeonato Municipal 2016, saindo do Largo da Prefeitura e percorrendo as principais ruas da cidade, finalizando em frente ao Estádio de Futebol . Bandas marciais de escolas municipais animaram o desfile. Os atletas e dirigentes dos times participantes desfilaram expondo cartazes com mensagens de agradecimento ao prefeito pelo compromisso de entregar o campo.
    A cerimônia de entrega foi comandada pelo prefeito Lula Ribeiro que classificou o momento como um dos mais importantes da história do município. Lula destacou a entrega do Campo de Futebol como a realização de um compromisso com os desportistas e com o povo de Santo Antônio ainda como candidato na campanha eleitoral de 2012.
    Foram investidos mais de R$ 400 mil nas obras, repasse conseguido pelo convênio depois de cumpridas várias etapas dessa obra atrasada mais de 12 anos, sendo investidos R$ 140 mil por parte da Prefeitura Municipal com recursos de impostos pagos pela população.
    Uma multidão prestigiou a inauguração e parabenizou o prefeito Lula Ribeiro por cumprir sua palavra de campanha de entregar essa importante obra que era um sonho dos desportistas e da população santoantoniense.
    A cerimônia de entrega do Estádio Municipal José Domingos Filho, o Domingão como popularmente ficou conhecido o antigo campo de futebol, contou com as presenças do deputados estadual Ricardo Motta, o ex-prefeito Aldo Henrique, filho do saudoso Duda Domingos homenageado com o nome do Campo; dos vereadores Dário do Sindicato, Júnior Nogueira, Paitoco, Nego de Mário e Menta; do prefeito do município de Jundiá Beto de Izaiais, além de diversos secretários municipais; a equipe de engenharia e os trabalhadores responsáveis pela execução da obra.
    Após discursar no palco montado ao lado de um dos portões de entrada no campo, o prefeito Lula Ribeiro fez o desenlace da fita e abriu o portão principal acompanhado de milhares de pessoas que puderam entrar e conhecer as dependências do Estádio e pisar pela primeira vez no gramado da praça esportiva. Muitos aproveitaram o  momento para o fazer o registro fotográfico da arquibancada e adentrarem ao portão de acesso aos vestiários, camarotes, banheiros, salas, e o todo o interior do campo.
    Confira mais imagens da inauguração:
    Fotos: Rosival Bezerra/Blog Os Amigos da Onça
    FONTE: Blog Os Amigos da Onça

















    Natal/RN: Aliados de Carlos avaliam apoio de Henrique na campanha: ajuda ou atrapalha?

    Com o intuito de alavancar sua tentativa de reeleição como prefeito de Natal, há alguns meses Carlos Eduardo Alves (PDT) se reaproximou do PMDB, o que chegou a gerar problemas internos no peemedebismo, incluindo o protesto público do deputado estadual Hermano Morais, que desejava concorrer novamente à Prefeitura, e não apoiar Carlos. É importante ressaltar que os dois foram adversários na campanha de 2012, que elegeu o atual prefeito.
     
    À época, boa parte dos analistas políticos raciocinou que a estratégia de Carlos Eduardo parecia acertada. Afinal de contas, o PMDB, partido que detém a maior parte das prefeituras no estado, possui considerável força estrutural e eleitoral e contava com dois líderes políticos de primeira grandeza e dimensão nacional – o senador Garibaldi Alves Filho e o então ministro do Turismo (ainda no Governo Dilma) Henrique Eduardo Alves, ambos primos de Carlos.
     
    Pois bem, confiante nos benefícios desta aliança, o atual prefeito acabou “escanteando” a vice-prefeita Wilma de Faria (PTdoB) e terminou assumindo disfarçadamente (segundo revelam aliados do próprio gestor) o compromisso de dar ao PMDB a indicação da candidatura a vice na chapa que concorrerá nas eleições de 2 de outubro próximo. É importante lembrar que a reaproximação já acontecera nas eleições de 2014, quando Carlos apoiou a candidatura de Henrique Alves ao Governo do Estado.
     
    Contudo, com o passar dos meses, o quadro começou a mudar. Antevendo o afastamento de Dilma, Henrique saiu do ministério, viu Michel Temer ocupar a presidência, ainda que interinamente, e novamente foi nomeado ministro do Turismo. 
     
    Mas, um mês depois, tudo ruiu para Henrique. Acusações de envolvimento em escândalo de propinas, após novas delações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e a informação vazada que Henrique teria, assim como Eduardo Cunha, contas bancárias não declaradas na Suíca, levaram Henrique a cair. Pior: ganhou o rótulo de “golpista” e beneficiário de propinas.
     
    Daí aliados de Carlos passarem a questionar sobre o real peso de Henrique e do seu PMDB na campanha que começa em poucos meses. O filho de Aluízio Alves mais ajuda ou atrapalha?
     
    Claro que um partido com a estrutura e o peso do PMDB em uma campanha sempre ajuda, além de aumentar o tempo de propaganda eleitoral gratuita, mas isso compensaria os votos que Henrique poderia tirar de Carlos com seu desgaste? E se no meio da campanha Henrique for envolvido em noivo escândalo ou tornar-se réu nas investigações, isso poderia afetar diretamente a campanha de Carlos, dando munição para seus opositores?

    FONTE: Potiguar Notícias

    Santo Antônio/RN: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO CAPIM-AÇÚ SE REUNIRÁ NESTE DOMINGO


    A Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural do Capim-Açú e Comunidades vizinhas, se reunirá amanhã (26) em reunião ordinária.
    A reunião que ocorrerá na residência de Edson de Brás, terá como pontos de pauta: Cursos que virão para desenvolver a comunidade, informes sobre diversas ações que estão sendo realizadas e sorteio de um balaio junino.

    ONU critica fim da CGU e interferência de Temer na EBC

    As Nações Unidas e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos divulgaram nota conjunta com diversas críticas a decisões executivas do governo interino de Michel Temer. A extinção da Controladoria Geral da União (CGU), que foi transformada em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, por exemplo, foi mal vista pelos órgãos internacionais.
    A interferência do Planalto na direção da Empresa Brasil de Comunicações também foi criticada. "A interferência na direção da EBC e a conversão da CGU em Ministério são passos negativos para um país conhecido pelo seu sólido compromisso com a liberdade de opinião e expressão", disseram as entidades.
    "Nos últimos anos, os principais avanços alcançados no Brasil em termos de promoção do direito à informação se beneficiaram fortemente do trabalho da CGU", disse o relator Interamericano para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza.
    "Tomamos nota das preocupações expressadas pelo Governo sobre a situação econômica da EBC. Entretanto, essas preocupações não justificam interferências na administração de uma emissora pública nacional e, em particular, no seu trabalho jornalístico”, afirmou o relator da ONU sobre a Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão, David Kaye.
    Do Estadão
    Por Jamil Chade
    Nos últimos dias, a diplomacia brasileira tentou evitar que o comunicado dosse divulgado, temendo a repercussão negativa que poderia ter
    GENEBRA -­ A ONU critica a decisão do governo de Michel Temer de transformar a Controladoria­ Geral da União (CGU) no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle e questiona a "interferência" do Palácio do Planalto na direção da Empresa Brasil de Comunicações (EBC).
    Num comunicado emitido ao mesmo tempo pela ONU e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, as entidade também alertam para os riscos para a liberdade de expressão.
    Nos últimos dias, a diplomacia brasileira tentou evitar que o comunicado fosse divulgado, temendo a repercussão negativa que poderia ter. Mas, nesta sexta­feira, as entidades decidiram ir adiante com a medida.
    "A interferência na direção da EBC e a conversão da CGU em Ministério são passos negativos para um país conhecido pelo seu sólido compromisso com a liberdade de opinião e expressão", afirmaram o relator das Nações Unidas (ONU) sobre a Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão, David Kaye, e o relator Interamericano para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza.
    "Nos últimos anos, os principais avanços alcançados no Brasil em termos de promoção do direito à informação se beneficiaram fortemente do trabalho da CGU", apontou Lanza. Segundo ele, foi a instituição que promovei a Lei de Acesso à Informação de 2011.
    "Por conta de sua ligação direta à Presidência da República, a CGU pode oferecer uma oportunidade de recurso a todos aqueles a quem o acesso à informação havia sido negado por ministérios e outras instituições federais. É importante garantir a manutenção dessa capacidade no novo arranjo institucional", disse o relator.
    "As Organizações que proporcionam o acesso à informação e promovem a prestação de contas devem ser protegidas de interferências politicas. Qualquer alteração no funcionamento da antiga CGU deveria visar torná­la mais autônoma e independente de determinações do Poder Executivo", insistiu Kaye.
    Ele ainda "expressou preocupação com as notícias de que o novo Ministro da Transparência sugeriu que funcionários da instituição insatisfeitos com o novo governo deixassem a organização".
    Imprensa ­- Outra critica apresentava se refere à decisão do presidente interino, Michel Temer, de substituir o diretor da EBC, Pedro Varoni. " Em 2 de junho, o diretor da EBC foi reconduzido ao seu cargo por uma liminar do Supremo Tribunal Federal. Antes do seu retorno, a nova direção havia suspendido o contrato de alguns jornalistas em razão de um alegado "viés politico" contrário ao novo Governo e cancelado alguns programas de televisão ", afirmou a nota da ONU.
    "Tomamos nota das preocupações expressadas pelo Governo sobre a situação econômica da EBC. Entretanto, essas preocupações não justificam interferências na administração de uma emissora pública nacional e, em particular, no seu trabalho jornalístico. Portanto, felicitamos a decisão do Ministro do STF Dias Toffoli, por reconduzir o diretor da EBC ao seu cargo", afirmou Kaye.
    "Pelas normas internacionais, os Estados devem assegurar que os serviços públicos de radiodifusão tenham um funcionamento independente. Isso significa, fundamentalmente, garantir a sua autonomia administrativa e liberdade editorial", completou Lanza.
    Os peritos justificaram a declaração apontando que a "iniciativa de desenvolver uma emissora pública nacional alternativa com status independente foi um esforço positivo para a promoção do pluralismo na mídia brasileira; em especial, considerando­se os problemas de concentração da propriedade dos meios de comunicação no país".
    Lanza ainda manifestou " preocupação com os posicionamentos recentes de algumas autoridades brasileiras, que sugeriram o fechamento da EBC ".
    "O Brasil está passando por um período crítico e precisa garantir a preservação dos avanços que alcançou na promoção da liberdade de expressão e do acesso à informação pública ao longo das duas ultimas décadas", disseram os relatores. Segundo a nota, os dois relatores.
    Segundo a nota, os dois relatores "iniciaram um diálogo com o governo brasileiro quanto à compatibilidade das medidas adotadas pelas autoridades em relação aos padrões internacionais ligados ao direito à liberdade de opinião e expressão". 
    FONTE: Jornal GGN