O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta quinta-feira (22) do ato que celebrou os 38 anos de fundação do PT. O evento, que ocorreu em São Paulo, reuniu líderes de diversos movimentos sociais e demais partidos de esquerda.
Lula lembrou a trajetória da sigla e reagiu à perseguição contra o partido. “Certamente não fizemos tudo o que tinha pra fazer. Mas certamente ninguém nunca fez mais do que o PT”, declarou.
O ex-presidente iniciou sua fala com homenagem a diversos nomes de companheiros falecidos que marcaram a história da sigla. “Tá na hora da gente homenagear algumas pessoas que foram a razão da existência desse partido e já não estão entre nós. Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda, Paulo Freire, Perseu Abramo, Lélia Abramo, Hélio Pelegrino, Luiz Gushiken, minha companheira Dona Marisa […]”, pontuouLula, ao relembrar uma longa lista de fundadores da legenda.
Paulo Pinto/Agência PT
A singularidade do PT enquanto organização política de esquerda também foi destacada pelo ex-presidente. “Não existe nada similar ao PT. O PT nos deu cidadania para fazer política. Nós suportamos tudo e aprendemos a viver democraticamente”, ressaltou.
Lula também atacou aqueles que tentam, sistematicamente, destruir o partido desde sua fundação. “Esse partido não tem que ter medo de nada do que está acontecendo conosco. Não temos que temer, estamos sendo testados”, salientou.
Eleições
Lula destacou que, à medida que os resultados das pesquisas eleitorais demonstram sua liderança isolada, cresce a tentativa de barrá-lo na disputa. “Nenhum banqueiro quer que eu dispute as eleições. Nenhum jornal quer que eu dispute. Eles sabem que se eu for candidato não vai sobrar uma vaga pro segundo turno”, resumiu.
A senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, classificou o evento como um “ato de desagravo” contra a perseguição jurídica a que o ex-presidente vem sendo submetido. Gleisi comemorou a resistência do partido que, segundo ela, se consagrou como a maior agremiação de esquerda no mundo.
Líderes do PCdoB e do PCO também compareceram ao evento. Ambos rechaçaram as tentativas de impedir a candidatura de Lula à Presidência.
Fonte: PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário