Após a ocupação do prédio do Ministério da Fazenda, em Brasília, a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil) teve um encontro com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Fazenda, Joaquim Levy e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto. A reunião foi no gabinete do ministro do MDA, no bloco “A” da Esplanada dos Ministérios, no início da tarde desta terça-feira (19).
Segundo Patrus, o encontro é uma continuidade ao processo de interlocução entre o Governo Federal e os movimentos sociais. “Estamos mantendo um canal permanente de diálogo, para continuar o nosso processo de avanço, até mesmo nos momentos mais difíceis. É importante nessa fase, essa conversa.”
As solicitações apresentadas aos ministros fazem parte da XI Jornada de Lutas em Defesa da Agricultura Familiar, promovida pela entidade de 18 a 20 de maio. Para o coordenador-geral da Fetraf, Marcos Rochinski, o objetivo da mobilização é chamar a atenção para os principais pontos da pauta, entre eles o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“Como movimento social não temos dúvidas da nossa importância. Estamos tentando cumprir com a nossa luta, queremos a garantia do que já conquistamos até aqui”, explicou Rochinski. Além do Pronaf, os representantes da entidade discutiram sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e mais autonomia para juventude rural.
Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, afirmaram na reunião que o Governo Federal está empenhado em permanecer apoiando os agricultores familiares. “Ninguém vai desfazer o que a gente fez ao longo dos anos. Vamos continuar dando apoio aos trabalhadores rurais do País”, explicou Levy. “Sabemos da importância dos produtores rurais e temos colaborado para fortalecer essa ideia”, complementou Rossetto.
Jornada
A expectativa é que três mil agricultores brasileiros vinculados à Federação participem das mobilizações em Brasília até amanhã (20).
Outras reivindicações dos agricultores são a aplicação de recursos para reforma agrária e a continuidade do conjunto de ações que fortalece a agricultura familiar.
Gabriela Bontempo
Ascom/MDA
Ascom/MDA
FONTE: MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário