quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pedagogia da Terra formará 46 universitários que residem em assentamentos da Reforma Agrária


Está marcada para a próxima quinta-feira (20) a colação de grau de 46 universitários oriundos de assentamentos da Reforma Agrária no Rio Grande do Norte. Eles estão concluindo o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, chamado de Pedagogia da Terra, uma ação que faz parte do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera), realizada em parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN).
As atividades de formatura, que contarão com as presenças do superintendente regional do Incra/RN, Valmir Alves, e da representante da Coordenação-Geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra/Sede, Érika Eugênia Coutinho, serão iniciadas hoje (19) com um ato ecumênico agendado para as 16h, no Centro Patativa do Assaré, em Ceará-Mirim (RN), seguida da aula da saudade, às 19h. No dia seguinte,ocorrerá a colação de grau, às 19h, na Estação Cultural, também em Ceará-Mirim; e finalmente, com o baile de formatura, às 21h.
Porém, para alcançar o tão sonhado diploma de 3º grau, os trabalhadores assentados enfrentaram alguns problemas. As atividades iniciaram-se em 2007, mas depois de quatro semestres letivos foram interrompidas no final de 2008, devido à suspensão do pagamento de bolsas a alunos e professores.
O Tribunal de Contas da União (TCU) entendeu que aquele pagamento era irregular. Resolvida a questão, as aulas foram retomadas em 2011 através de termo de cooperação firmado pelo instituto agrário diretamente com a UFRN.
A grade de aula contou com carga horária de mais de três mil horas-aula, sendo administradas as disciplinas com temas relacionados à licenciatura plena em Pedagogia e ao meio rural. Os estudantes assistiram a aulas presenciais (tempo/escola), que ocorreram nas instalações da UFRN, e realizam vivência nos assentamentos rurais (tempo/comunidade). 

Incra investiu mais de R$ 600 mil na capacitaçãoO Incra investiu cerca de R$ 620 mil, recursos destinado ao transporte dos estudantes, alimentação, hospedagem, material didático e de expediente. Quanto à UFRN, coube oferecer professores e infraestrutura de salas de aula. A autarquia da reforma agrária, por intermédio da CNPq, viabilizou ainda o custeio de bolsas para monitores, que atuaram durante os últimos dois anos nas atividades do curso.
A turma conta com 46 formandos moradores de 20 assentamentos localizados nos municípios do Território da Cidadania do Mato Grande. São eles: João Câmara, São Miguel do Gostoso, Touros, Ceará-Mirim, Bento Fernandes, Poço Branco, São Rafael, Macaíba, Ielmo Marinho, Senador Eloi de Souza e Pureza. Inicialmente foram matriculados 60 selecionados.
"Mesmo sem contar as adversidades havidas no processo, esse número de 46 formandos já é um sucesso, porque se trata de educação de qualidade e de nível superior chegado a este público da reforma agrária", comemorou Valmir Alves.
Depois de formados, os assentados poderão trabalhar como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na coordenação pedagógica de instituições de ensino e na gestão e desenvolvimento de projetos na área de educação.
Esta turma é a terceira a concluir o Pedagogia da Terra. As duas primeiras se formaram em Mossoró, no ano passado, num convênio feito entre esta autarquia agrária e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). No Rio Grande do Norte, o Incra investiu recursos que ultrapassam R$ 7 milhões para atendimento de dois mil jovens e adultos trabalhadores rurais assentados, em cursos de educação de jovens e adultos, profissionalizantes e de nível superior.
PRONERA
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
Com Informações do Jornal O Mossoroense