quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Mineiro Lança sua Pré-Candidatura a Deputado Federal com grande presença da Militância

Em plenária que lotou o auditório do Espaço Cuxá do Hotel Residence, na noite de terça-feira, 19, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) lançou oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal para as eleições de 2018. O evento contou com a presença da senadora Fátima Bezerra (PT), que após relembrar a trajetória em comum dos dois, afirmou que “o país precisa de um parlamentar com o perfil de Mineiro”.
Mineiro ressaltou que, antes de tomar essa decisão, ouviu as pessoas que o ajudaram em sua caminhada política. Ele disse ter levado em consideração, principalmente, a crise de representatividade da maioria da bancada federal potiguar, a necessidade de mudar o perfil dos nossos parlamentares e a missão de ajudar a dar governabilidade ao futuro governo do ex-presidente Lula.
“Nosso projeto está conectado com nossa prioridade nacional, que é a candidatura do ex-presidente Lula. A tarefa da nossa pré-candidatura é ter como prioridade organizar os comitês populares em defesa da democracia e do direito do Lula ser candidato à Presidência da República, porque, se não barrarmos esse movimento sombrio, vamos ter tempos ainda mais difíceis no Brasil”, declarou.

Mineiro disse que, mesmo tendo noção do tamanho do desafio que tem pela frente, está “animado para a luta, para convencer uma parcela da sociedade potiguar da importância de eleger uma bancada que ajude Lula a reverter os efeitos perversos do golpe de Michel Temer (PMDB) e seus aliados do PSDB e DEM”.
Ele ressaltou, ainda, que não é “candidato sozinho”, citando os nomes dos(as) demais pré-candidatos(as) do PT. Para Mineiro, o partido “tem condições de recuperar a cadeira que ocupava em nível federal e de ampliar seu espaço na Assembleia Legislativa”.
Fátima Bezerra destacou a importância de Mineiro “disponibilizar seu nome para enfrentar esse desafio, porque essa legislatura vai entrar para a história como a pior de todos os tempos”.
A senadora, saudada pela militância como pré-candidata a governadora, sublinhou o perfil conservador do Congresso Nacional, que “sequestrou a soberania popular e é cúmplice da agenda entreguista de Temer”.

“Mineiro, pela história de vida, trajetória e militância em comum que temos, digo seguramente que não é só um dos melhores parlamentares do RN, mas do Brasil. Conte com meu apoio, empenho e dedicação”, disse a senadora.
Encontro de gerações
A presença do fundador do PT no RN Aldemir Lemos, da coordenadora geral do DCE da UFRN Yara Costa e da adolescente Gláucia Basílio, que irá votar pela primeira vez no próximo ano, é uma espécie de painel representativo do que foi a plenária: um encontro de gerações da militância petista.
Aldemir se disse “orgulhoso” de estar na plenária. “Estou aqui me expondo e me dispondo a fazer a campanha do companheiro Mineiro”.
Yara contou que seu primeiro voto, quando ainda não participava ativamente da política, foi para Mineiro, quando ele disputou a Prefeitura de Natal em 2012. Ela disse que é “a participação da juventude é fundamental na construção do país que queremos”.

Já Gláucia, 17 anos, afirmou estar “muito tranquila, porque vou dar meu primeiro voto a Mineiro, Fátima e Lula em 2018. Vamos reconquistar tudo que é nosso, mas que foi retirado com o golpe contra a presidenta Dilma”.
Além de Mineiro e Fátima, a plenária contou com a presença do presidente do PT-RN Júnior Souto, do presidente do PT Natal Raoni Fernandes, do ex-presidente do PT Natal Juliano Siqueira e do ex-vereador de Natal Hugo Manso.
Depois de Natal, Mineiro segue nesta quarta-feira, 20, para o lançamento da sua pré-candidatura a deputado federal em plenária na cidade de Mossoró, com a participação da militância do município e de toda a Região Oeste do RN.
Fotos: Vlademir Alexandre

Fonte: PT/RN

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

AGRICULTURA DA MORTE: VEJA QUANTO SUA COMIDA ESTÁ CONTAMINADA POR AGROTÓXICOS

Fruto de uma pesquisa da geógrafa Larissa Bombardi, professora do departamento de geografia da Universidade de São Paulo, o atlas "Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia" destaca as diversas facetas das relações comerciais entre as diversas nações.
Apesar da legislação rígida sobre o uso de veneno, grande parte dos países europeus compram produtos do Brasil que possuem altos índices de agrotóxicos.
Os dados apresentam os números do uso dos defensivos aqui e na Europa. Além disso, traz os dados da utilização dos agrotóxicos e seus efeitos por região no Brasil.






Fonte: Brasil de Fato


EMPARN divulga previsão de chuvas para 2018

Na quinta-feira (21), às 13h28, começa o verão no hemisfério sul. A estação chega com influência do Fenômeno La Niña, caracterizado por águas mais frias do que o normal ao longo da faixa equatorial do Oceano Pacífico, o que deve acarretar em um comportamento próximo do normal no que se refere à temperatura.

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as temperaturas médias máximas para o mês de dezembro devem variar entre 30°C e 32°C nas Regiões Leste e Agreste; de 32°C a 34 °C no Seridó, Região do Vale e Mossoró; e ficará acima dos 34°C, podendo chegar aos 36°C na Região do Alto Oeste.

Para os meses de janeiro e fevereiro, com a ocorrência de chuvas, as temperaturas médias máximas caem um pouco no interior, variando entre 32°C e 34°C. No Leste e Agreste, devido à influência da umidade, elas se mantém em torno dos 32°C durante o mesmo período.


CHUVAS

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro antecedem o período chuvoso principal no semiárido potiguar. É a chamada pré-estação chuvosa. Os sistemas meteorológicos que costumam atuar durante essa época (vórtices ciclônicos de ar superior, frentes frias e linhas de instabilidade) são considerados de baixa previsibilidade. Por causa dessa dificuldade na previsão a longo prazo, as informações sobre ocorrência de chuvas serão analisadas semanalmente.

Nesta segunda quinzena de dezembro, a presença de instabilidades deve ocasionar chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com intensidade variando entre 10mm e 40mm. Em janeiro, a climatologia mostra um aumento de chuvas, principalmente nas regiões Oeste e Seridó, com valores que variam entre 20mm e 80mm. Para fevereiro, as chuvas apresentam acumulados maiores nas regiões Oeste, Vale do Assú e Seridó Ocidental, com valores acima de 100mm.

Para o período chuvoso de 2018, que deverá começar entre o fim de fevereiro e início de março, as primeiras análises mostram que existe uma forte tendência de chuvas próximas da normalidade climatológica, com índices variando entre 800mm e 1000mm, no total, dependendo da região.


VIA PORTAL NO AR / O Natalense

ASSEMBLEIA SUSPENDE VOTAÇÃO DE PROJETO DE ROBINSON QUE PENALIZA SERVIDORES

Com forte aparato policial cercando a Assembleia Legislativa, deputados do Rio Grande do Norte suspenderam na manhã desta terça-feira, 19, a sessão que votaria o aumento da alíquota do desconto previdenciário de 11 para 14% dos servidores do Estado.

O cancelamento da sessão que votaria o Projeto de Lei foi provocado em decorrência de uma decisão do STF que suspendeu o aumento da contribuição previdenciária para servidores públicos. O Governador Robinson Faria (PSD) dava como certo a aprovação do Projeto.

Veja abaixo a nota divulgada pela AL:

“A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vem a público anunciar que – em razão da decisão manifestada ontem pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que suspendeu o aumento da contribuição previdenciária para servidores públicos – NÃO HAVERÁ VOTAÇÃO do regime previdenciário no Poder Legislativo Estadual".

A suspensão ainda não é definitiva e os servidores públicos continuarão em alerta e vigilantes caso o Projeto entre em pauta para votação novamente.

O coordenador geral do SINTE RN, professor Rômulo Arnaud, comemorou a suspensão, mas mantém a orientação de que os sindicatos continuem mobilizados. "Claro que essa não é uma vitória definitiva, temos muita luta pela frente para barrar de vez esse projeto que traz prejuízos para os trabalhadores do serviço público do Rio Grande do Norte". Rômulo ainda acrescenta", vamos pressionar os deputados e as deputadas para rejeitar esse Projeto, estamos entrando em um ano eleitoral e usaremos todos nossos meios para denunciar quem estiver contra o serviço público e os servidores", conclui.

Fonte: Blog do Sinte Regional de Mossoró

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Petrobras aumenta preço médio do gás de cozinha em 8,9% a partir desta terça

Petrobras elevará os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg, o chamado gás de cozinha, em 8,9% a partir de terça-feira (5). O reajuste foi motivado principalmente devido à alta das cotações do produto nos mercados internacionais, segundo nota enviada pela estatal.

A empresa frisou que reflexos no preço final ao consumidor vão depender de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores. O aumento não se aplica ao preço do gás destinado a uso industrial e comercial.

No ano, o preço médio do gás de cozinha no país acumula alta de 17,7%, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O valor médio do botijão para o consumidor saltou de R$ 55,74 na primeira semana de janeiro para R$ 65,64 na semana encerrada em 2 de dezembro.

Pela nova política de preços adotada pela Petrobras desde junho, o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) passou a ser revisado todos os meses.
O último reajuste feito pela Petrobras aos preços cobrados das distribuidoras ocorreu há cerca de um mês. Desde junho, foram anunciados seis aumentos e uma redução no preço do gás de cozinha. Confira todas as revisões anunciadas:
4/07: -4,5%
4/08: +6,9%
5/09: +2,2%
25/09: +6,9%
10/10: +12,9%
3/11: +4,5%

Fonte: G1 RN

Moro é alvo de protestos na Universidade de Coimbra onde Lula é Doutor Honoris Causa

Sergio Moro foi alvo de protestos na Universidade de Coimbra, a mesma que concedeu, em 2011, o título de Doutor Honoris Causa para Lula. A instituição é uma das mais tradicionais de Portugal. Muros da instituição amanheceram pichados nesta segunda-feira (4) com mensagens contra o magistrado.
Coimbra é considerada a universidade com a maior quantidade de alunos brasileiros fora do país. São cerca de 2.000 entre alunos de graduação e pós-graduação.
Estudantes brasileiros –e também portugueses– reuniram-se para criticar a presença do juiz da Lava Jato em um seminário sobre combate à corrupção na instituição. A palestra estava marcada para a tarde desta segunda.
JUSTIFICATIVA
Em nota, a Apeb (Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra) justificou as manifestações.
“Tendo em vista que os métodos de atuação no processo judicial adotados por Sergio Moro são contestados justamente no Comitê de Direitos Humanos das Organizações das Nações Unidas, a Apeb/Coimbra manifesta a sua perplexidade com a escolha desse personagem para participar no evento que trate de tais temáticas na qualidade de conferencista”, diz o texto.
*Com informações da Folha
Foto: Reprodução
Fonte: Revista Fórum

MPM denuncia esquema similar à Lava Jato envolvendo militares

O Ministério Público Militar do Rio de Janeiro (MPM) deflagrou um esquema de fraudes e corrupção envolvendo pelo menos 11 militares e civis que gerou um prejuízo de mais de R$ 150 milhões no período, aos cofres públicos, segundo os investigadores.
 
Integram parte do esquema de crimes de estelionato e violação de dever funcional com fim de lucro três coronéis da reserva do Exército brasileiro, um coronel e dois majores ativos, e mais cinco civis. A denúncia já tramita no Superior Tribunal Militar (STM) desde o último mês.
 
O esquema funcionava em processos de licitação e em contratos fechados entre o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, com o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre setembro de 2005 e dezembro de 2010.
 
Dois meses depois que a denúncia foi enviada pela 2ª Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro à primeira instância, neste caso, a 2ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar, o processo foi levado diretamente ao STM sob o receio de prescrição.
 
“Em razão da gravidade da situação e a fim de evitar argumentos futuros de nulidade (o que poderia levar a perda do criterioso trabalho desenvolvido pelo MPM), mostra-se prudente, no momento, a remessa do feito à Superior Instância para análise do envolvimento (ou não) dos oficiais-generais”, escreveu a Justiça Militar.
 
De acordo com o comunicado do Ministério Público Militar, a prática dos crimes foi favorecida pelos postos que ocupavam os militares. "Os envolvidos nessas atividades ilícitas acreditavam estar isentos de qualquer suspeita em razão da natureza técnica dos serviços prestados e pela posição funcional de alguns de seus integrantes", descreveu.
 
Apesar de que oficiais-generais das Forças Armadas só podem ser denunciados pelo procurador-geral da JM, neste caso, não há, até o momento, indícios de envolvimento de oficial-general nos crimes identificados pela PJM do Rio.
 
Segundo os investigadores, foram três grupos envolvidos nas fraudes, um formado por oficiais: oficiais coordenadores do CENTRAN, na parceria entre o DEC e o DNIT; um segundo formado por sócios de empresas de fachada que supostamente prestavam os serviços; e o terceiro grupo com oficiais da reserva e civis que representavam as fundações de apoio ao Exército. Nesta última categoria foram denunciados Ricardo Franco (FRF) e Trompowsky (FT), e também a Universidade Federal do Rio de Janeiro – BIO-RIO (FBR).

Fonte: Jornal GGN

Bahia, Sergipe e Maranhão têm protesto e paralisação contra reforma da Previdência

Ao menos três estados da região Nordeste registram mobilizações desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (5) contra proposta de "reforma" da Previdênciaque o governo Temer tenta votar ainda neste mês. Além da retirada de pauta das mudanças nas aposentadorias, eles também protestam contra a reforma trabalhista, a terceirização e o desmonte dos serviços públicos. 
Na capital baiana, manifestantes ocupam a Avenida Antônio Carlos Magalhães, próximo ao Shopping da Bahia, na região central. 
No Maranhão, professores da rede estadual, técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e servidores do Judiciário paralisaram as atividades. Na capital, São Luiz, os protestos também contam com a participação de movimentos estudantis, do campo e sem teto, além dos sindicatos. 
Em Sergipe, professores da rede estadual e bancários de todo o estado anunciaram suspensão de suas atividades por 24 horas. Na capital, Aracaju, a greve também atinge os ônibus municipais, com protestos nas garagens das companhias. Manifestantes também bloquearam rodovias que dão acesso à capital.
Por todo o país, estão previstos atos e manifestações contra a reforma da Previdência ao longo do dia. As principais centrais chegaram a convocar greve nacional para esta terça-feira (5), mas suspenderam a convocação após informação de que o governo havia desistido de colocar a proposta de reforma da Previdência em votação ainda nesta semana. 
Fonte: Rede Brasil Atual