quarta-feira, 27 de março de 2013

Ato político e cultural da Jornada de Lutas da Juventude Potiguar acontece hoje



A fragmentação das lutas juvenis é um fenômeno moderno que está inserido no contexto da fragmentação das lutas sociais, num período marcado pela dificuldade de se construir consensos programáticos e unidade na ação política. A divisão no interior do movimento sindical e estudantil, bem como o surgimento de novos movimentos sociais com pautas setoriais e bastante específicas é um sintoma do fenômeno destacado.

Se durante a década de 90 era possível construir unidade em torno do combate ao projeto neoliberal em curso no Brasil, o início do século XXI e a eleição de Luís Inácio Lula da Silva desencadearam diferentes formas de diálogo e de construção da luta política. As pautas corporativas ocuparam cada vez mais destaque, em detrimento de uma plataforma política capaz de superar os limites da democracia parlamentarista e do governo de ampla coalizão liderado pelo PT.

Entretanto, o ano de 2013 se iniciou com uma convocação inusitada que pode representar um marco político importante no que diz respeito à tentativa de se construir consensos programáticos e unidade na ação política. Trata-se justamente da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, convocada por juventudes partidárias e diversos movimentos juvenis, apresentando uma plataforma política com foco na reforma política, reforma agrária, democratização da comunicação, redução da jornada de trabalho sem redução de salários, na luta contra o extermínio da juventude, por mais investimento na educação pública e na defesa do socialismo. Trata-se de um momento ímpar de debate e mobilização que vem sendo construído em diversos estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Norte, onde a jornada também incorpora a bandeira do “Fora Rosalba!”.

O dia 27 de março será um dia de luta no RN, um dia em que diversas juventudes do campo e da cidade ocuparão as ruas de Natal para apresentar suas bandeiras de luta e dizer que, apesar dos avanços conquistados na última década, queremos muito mais!

Participe do ato político e cultural da Jornada de Lutas da Juventude Potiguar, a ser realizado dia 27 de março (quarta-feira), às 14h, em Natal/RN. Seguiremos em marcha do IFRN (Av. Salgado Filho) à Praça Cívica do campus da UFRN, onde encerraremos o ato com diversas apresentações artísticas e intervenções políticas.

Juventude que ousa lutar constrói o poder popular!

Júlio Lima, Pau e Lata, Rosa de Pedra, Seu Zé, Clara Pinheiro e Fábio Rocha confirmam presença no palco
Quem disse que arte não tem nada a ver com ideologia? Quem disse que não podemos misturar política e poesia? Quem disse que não podemos tornar a luta mais musical?

Dia 27 de março (quarta-feira) será um dia de luta no RN, um dia no qual diversos movimentos e organizações juvenis seguirão em marcha em defesa da reforma agrária, da democratização da comunicação, da reforma política, de mais investimento na educação pública, da redução da jornada de trabalho, denunciando o extermínio da juventude e gritando Fora Rosalba! Mas também será um dia de muita alegria, de muita poesia e de muita música.

Conheça o trabalho de algumas bandas potiguares que toparam participar do ato político e cultural da Jornada de Lutas da Juventude Potiguar. Lembrando que a concentração para nossa marcha será às 14h ao lado do IFRN (Avenida Salgado Filho) e que nosso destino será a Praça Cívica do campus da UFRN.

FONTE: JPTRN

MANIFESTO DA JORNADA DE LUTAS DA JUVENTUDE BRASILEIRA


25 de março a 01 de abril de 2013

Unir a Juventude Brasileira:
“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence”!
Che Guevara

As entidades estudantis, as juventudes do movimento social, dos trabalhadores/as, da cidade, do campo, as feministas, as juventudes partidárias, religiosas, LGBT, dos coletivos de cultura e das periferias se unem por um ideal: avançar nas mudanças e conquistar mais direitos para juventude.


É preciso denunciar o extermínio da juventude negra e das periferias a quem o estado só se apresenta através da violência. O mesmo abandono se dá no campo, que alimenta a cidade e segue órfão da Reforma Agrária e dos investimentos necessários à permanência da juventude no campo, de onde é expulsa devido à concentração de terras, à ausência de políticas de convívio com o semiárido. Já na cidade, a juventude encontra a poluição, a precarização no trabalho, a ausência do direito de organização sindical, os mais baixos salários e o desemprego, fatores ainda mais graves no que diz respeito às jovens trabalhadoras. 

Essa é a dura realidade da maioria da População Economicamente Ativa no país, e não as mentiras da imprensa oligopolizada, que foi parceira da ideologia do milagre brasileiro e cúmplice da ditadura, ao encobrir torturas e assassinatos e sendo beneficiária da monopolização ainda vigente. É coerente que ela se oponha à verdade e à justiça, que se cale ante as torturas e ao extermínio dos pobres e negros dos dias de hoje, que busque confundir e dopar a juventude, envenenando a política, vendendo-nos inutilidades, reproduzindo os valores da violência, da homofobia, do machismo e da intolerância religiosa. mas eles não falam mais sozinhos: estamos aqui pra fazer barulho. 

Queremos cidades mais humanas em vez de racismo, violência e intolerância. Queremos as garantias de um estado laico, democrático, inclusivo, que respeite os Direitos Humanos fundamentais, inclusive aos nossos corpos, à liberdade de orientação sexual e à identidade de gênero, num ambiente de liberdade religiosa. 

Queremos reformas estruturais que garantam um projeto de desenvolvimento social e que abram caminhos ao socialismo. Lutamos por um desenvolvimento sustentável, solidário, que rompa com os valores do patriarcado, que assegure o direito universal à educação, ao trabalho decente, à liberdade de organização sindical, à terra para quem nela trabalha e o direito à verdade e à justiça para nossos heróis mortos e desaparecidos.

Para enfrentar a crise é preciso incorporar a juventude ao desenvolvimento do país. Incluir o bônus demográfico atual exige uma política econômica soberana que valorize o trabalho, a produção, o investimento e as políticas sociais, e não a especulação. Esse é o melhor cenário para tornar realidade os direitos que queremos aprovados no estatuto da juventude. 

Iniciamos aqui uma caminhada de unidade e luta por reformas estruturais que enterrem o neoliberalismo e resguardem a nossa democracia dos retrocessos que pretendem impor os monopólios da mídia, ou golpes institucionais como os que ocorreram no Paraguai e em Honduras. 

Desde essa histórica Plenária Nacional, unidos e cheios de esperança, convocamos a juventude a tomar em suas mãos o futuro dos avanços no Brasil, na luta pelas seguintes bandeiras consensualmente construídas:

1. Educação: financiamento público da educação 
1.1. 10% PIB para Educação Pública
1.2. 100% dos royalties e 50% do fundo social do Pré-sal para Educação Pública
1.3 2% do PIB para Ciência, Tecnologia e Inovação
1.4 Por uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa
1.5 Democratização do acesso e da permanência na universidade 
1.6 Pela expansão e a qualidade da educação do campo 
1.7 Cotas raciais e sociais nas universidades estaduais 
1.8 Curricularização da extensão universitária 
1.9 Regulação e ampliação da qualidade, em especial, do setor privado

2. Trabalho – trabalho decente 
2.1 Redução da jornada de trabalho sem redução de salário! 40 horas já!
2.2 Condições dignas de trabalho decente 
2.3 Políticas que visem a conciliação entre trabalho, estudos e trabalho doméstico
2.4 Direito de organização sindical no local de trabalho
2.5 Contra a precarização promovida pela terceirização
2.6 Pela igualdade entre homens e mulheres no trabalho e entre negros/as e não negros/as

3. Por avanços na democracia brasileira - Reforma Política 
3.1 Pela Reforma política 
3.2 Combate às desigualdades sociais e regionais
3.3 Contra a judicialização da politica e a criminalização dos movimentos sociais
3.4 Pela auditoria da Divida Publica 
3.5 Contra o avanço do capital estrangeiro na aquisição de terras e na Educação
3.6 Reforma agrária 
3.7 Aprovação do Estatuto da Juventude 

4. Diretos sociais e humanos: Chega de violência contra a juventude 
4.1 Contra o extermínio da juventude negra
4.2 Contra a redução da maioridade penal 
4.3 Garantia do direito à Memória, à Verdade e à Justiça e pela punição dos crimes da Ditadura
4.4 Garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, como à autonomia sobre o próprio corpo e o combate à sua mercantilização, em especial das jovens mulheres
4.5 Pelo fim da violência contra as mulheres
4.6 Pela mobilidade urbana e o direito à cidade
4.7 Pelo direito da juventude à moradia 
4.8 Desmilitarização da policia 
4.9 Respeito à diversidade sexual, aos nomes sociais e criminalização da homofobia
4.10 Apoio à luta indígena e quilombola e das comunidades tradicionais
4.11 Contra a internação compulsória e pelo tratamento da dependência química através de uma política de redução de danos
4.12 Pelo direito ao lazer à cultura e ao esporte, inclusive com a promoção de esportes radicais

5. Democratização da comunicação de massas 
5.1. Universalização da internet de banda larga no campo e na cidade 
5.2 Políticas públicas para grupos e redes de cultura 
5.3 Apoio público para os meios de comunicação da imprensa alternativa 
5.4. Apoio ao movimento de software livre

Assinam este documento: ABGLT, ANPG; APEOESP; Associação Cultural B; Centro de Estudos Barão de Itararé; CONAM, CONEM, Consulta Popular; ECOSURFI; Enegrecer; FEAB; Federação Paulista de Skate; Fora do Eixo; Juventude da CTB; Juventude da CUT; Juventude do PSB; Juventude do PT; Juventude Pátria Livre; Levante Popular da Juventude; Marcha Mundial das Mulheres; MST; Nação Hip Hop Brasil; Pastoral da Juventude, PJMP, REJU; REJUMA; UBES; UBM, UJS; UNE; UPES, Via Campesina.

Com Informações da Juventude PeTista do RN

terça-feira, 26 de março de 2013

Wilma responsabiliza Governo Rosalba pelo agravamento da seca no Estado


A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB e atual vice-prefeita de Natal, responsabilizou decisões do governo Rosalba Ciarlini (DEM) pelo atual quadro de dificuldades por que passa o Rio Grande do Norte em função da estiagem. Segundo Wilma de Faria, diversos programas que dizem respeito ao apoio social e econômico ao homem do campo, como Programa do Leite, Desenvolvimento Solidário, Compra Direta, Apicultura, foram paralisados. Quanto às obras estruturantes do setor de Recursos Hídricos, Wilma culpa as decisões do início do governo Rosalba, como a paralisação de obras como as das adutoras do Auto Oeste e de Carnaúba dos Dantas.
Wilma esteve recentemente nas regiões do Trairi e Seridó, onde pôde perceber que a situação da seca é grave, já que no ano passado não choveu e neste ano até agora as chuvas também têm sido em nível abaixo do necessário. Ela relata que quase metade (46%) dos bovinos foi dizimada. O milho prometido pelas autoridades através da Conab não tem chegado aos produtores. A Emater, que deveria dar assistência técnica não funciona. “O grande problema é que obras de infraestrutura, como a adutora do Auto Oeste e a de Carnaúba dos Dantas, e demais obras, foram paralisadas, e só agora que começaram a fazer. Não foram paradas na nossa administração. Mas depois que a nova administração iniciou”, denuncia Wilma.
A essas decisões do governo Rosalba Ciarlini somam-se outras que agravam o problema. Segundo Wilma de Faria, programas que somam positivamente em momentos como este de dificuldades no campo foram desativados no governo Rosalba Ciarlini. “O programa do leite está quase acabado. O programa Desenvolvimento Solidário também está parado. O compra direta não existe mais. A apicultura entre outros. Por conta de decisões que não foram tomadas”, apontou a ex-governadora.
Wilma acrescenta ainda a perfuração e manutenção de poços. Segundo Wilma, no seu governo não houve seca, mas a gestão atual preventivamente. “Nós não tivemos seca no governo. A gente teve chuva muita. O governo Iberê perfurou poços e não foram concluídas instalações. Mas o normal de um governo, principalmente num ano de seca, é dar manutenção e instalar, se tem alguma coisa perfurada e não foi instalada tem que dar continuidade. Afinal governo é uma instituição e o povo precisa que o poder público faça a sua parte”, disse.
A ex-governadora disse que a seca atinge grande parte da população do Estado porque a maioria das cidades vive da atividade agropecuária. “Nós temos hoje 95% do território do RN no polígono das secas, que é semiárido. Por isso, o Estado sofre muito com a seca”. Wilma diz que neste ano de seca é necessário que tanto o Governo Federal quanto o estadual devem implantar programas emergenciais, sem falar o que deve ser feito de forma permanente.
“Quando houver a transposição de águas do rio São Francisco teremos a integração das bacias do estado do RN e consequentemente a perenização dos rios. Com isso a gente vai diminuir os problemas que nós temos quando existem estiagem como essa, que dizem ser semelhante a de 1958. Esta está sendo pior porque no ano seguinte não choveu ainda. Por isso é importante que as obras estruturantes sejam feitas”, acrescentou a pessebista.
A barragem de Oiticica, na visão de Wilma de Faria, foi luta grande do seu mandão, e tinha sido assinada e licitada por seu governo e só agora será assinado de novo. “É fazer que esses recursos cheguem para fazer uma obra de dimensão de responsabilidade da União. As obras permanentes vão dar maior proteção, são as obras que precisam ser feitas já que a gente vive numa região com situação precária, social e econômica. Por isso é preciso dar apoio aos agricultores familiares, e ao agropecuarista pequeno e médio que também precisa de muito apoio para sobreviver”, enfatizou.
TANTO TEMPO
Falando como cidadã, não como oposicionista, Wilma diz relatar o que ouviu dos prefeitos, vereadores e do povo. “Obras que foram paradas pelo atual governo e isso prejudicou muito. Obras de infraestrutura que seriam benéficas inclusive para o período de estiagem como esse, a adutora do Auto Oeste, que só agora está concluindo a primeira etapa, mas quando deixou o governo tinha 80% concluída. Então, por que tanto tempo para concluir?”, continuou questionando a ex-governadora.
Segundo Wilma de Faria, além da adutora do Auto Oeste, a paralisação de obras como a da adutora de Carnaúba dos Dantas e o reforço da Adutora Monsenhor Expedito também foram decisões críticas do governo Rosalba Ciarlini. “Hoje a região está toda sem água, na época existiam recursos do Banco Mundial, e isso não foi feito. Porque, independente do fato de naquele momento nós não termos seca, a gente estava fazendo um trabalho preventivo, porque não estávamos em estiagem. Da mesma forma como fizemos adutoras na região do Seridó, em Serra de Santana, Trairí, região Agreste, deixamos o contrato da adutora de Apodi para Mossoró pronto, a presidente Dilma veio na minha gestão deixar o contrato da adutora. Não estou aqui sendo contra Rosalba. Estou a favor do RN”, afirma Wilma.
FUNDO
Wilma aproveitou para cobrar do governo Rosalba como anda o Programa de Combate à Pobreza Rural, criado no seu governo, que criou um Fundo de Combate à Pobreza. “O governo atual aumentou os impostos em relação ao Programa de Combate à Pobreza que já existia, (formado por impostos das áreas de combustíveis e telecomunicações), e esse fundo foi ampliado no atual governo, e esse recurso tem que ser direcionado, inclusive ser transparente, dizer quanto tem no fundo para poder investir todo ele na Zona Rural, porque quem está precisando é o homem do campo”, salientou.
Wilma ressaltou ainda o fato de que a Emater não funciona e que a Secretaria de Agricultura, uma pasta importante no momento de estiagem, estava sem titular desde outubro ou novembro do ano passado. “Isso tudo soma para a resolução dos problemas. Acho que o momento é de somar em favor do Estado”.
FONTE: Jornal de Hoje

Santo Antônio/RN: Prefeitura entrega peixes para a população carente


A prefeitura de Santo Antônio através da Secretaria Municipal  de Assistência Social distribuirá peixes gratuito para famílias carentes, de baixa renda. A entrega acontecerá nesta quarta-feira, 27, no antigo pavilhão, a partir das 7 horas. As fichas foram entregues durante todo o dia de terça-feira, 26, nas residencias e nas comunidades rurais de Santo Antonio. 

A famílias que serão beneficiadas, são especialmente as mesmas do Programa Social Bolsa Família, cumprindo uma recomendação para atender essas famílias que não tem condições de comprar o peixe para Semana Santa. Cada família receberá 2 kg de peixe pescado. 

FONTE: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania - Santo Antônio/RN

sábado, 23 de março de 2013

Santo Antônio/RN: REUNIÃO DO CMDRS - CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

No último dia 20 de Março no Auditório do SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio/RN , ocorreu mais uma reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS.
Durante a reunião foram discutidos vários pontos sobre o PAA/CONAB - Programa de Aquisição de Alimentos pela Companhia Nacional de Abastecimento - Programa esse executado atualmente em Santo Antônio por 04 Associações das seguintes Comunidades Rurais: Tanques . Redênção , Lagoa Comprida e Gravatá.Também foi tirado uma agenda de uma reunião do conselho para a comunidade de Redênção para o próximo sábado dia 23 de Março do corrente ano , com o objetivo de esclarecer atuais mudanças no projeto com a entrada de mais duas Associações fornecedoras , para os Agricultores e Agricultoras fornecedoras da referida comunidade.
Participaram da reunião os seguintes conselheiros:Vereador Dário do Sindicato - Representando o Poder Legislativo Municipal; Francicarlos Santos  - Secretaria de Agricultura ; João Maria - Associação do Gravatá ; Maria das Vitórias - Associação do Jucá ; Oliveira - Associação do Mundo Novo; Francisco Nunes - Associação de Tanques e Alex Pontes - Associação do Capim-Açú. A reunião contou mais uma vez com a colaboração do Técnico Agrícola - Adelmo Junior.

Com Informações e fotos do Blog do Vereador Dário do Sindicato

Santo Antônio/RN: REUNIÃO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RURAL - SAR



No último dia 09 de Março de 2013 , os Membros que fazem parte do SAR - Serviço de Assistência Rural , reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal de Santo Antônio/RN para a primeira reunião do ano de 2013.
O SAR que é um órgão ligado diretamente a Arquidiocese de Natal da Igreja Católica do Rio Grande ja atua no Município de Santo Antônio a mais de 7 anos prestando serviços gratuitamente a sociedade civil organizada como: assessorias , capacitações e outros.
A reunião que teve como objetivos: construir o cronograma de reuniões , encontros e capacitações para o ano de 2013 e articular a participação de mais entidades do Municipio no SAR.

Participaram da reunião: Vereadores Dário dos Sindicato (PT) , Goreth Orrico (PT) e Lucinha (PP); Representantes de Associações Rurais e dos Agentes Comunitários de Saúde; Técnica da Emater ; Secretários de Educação e Administração ; Representante do SINTE - Sindicato dos Trabalhadores em Educação , SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar e STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais ; Representante do TERRASUL - Território Agreste Litoral Sul ; Representante da Juventude do PT - Partido dos Trabalhadores e Representante da Igreja Católica.
O próximo encontro deverá ocorrer no dia 13 de Abril de 2013 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio.

Em tempo: Alex Pontes também participou da reunião , representando a Coordenação de Juventude do SINTRAF de Santo Antônio e a Associação dos Produtores Rurais do Capim-Açú.

Com Informações e fotos do Blog do Vereador Dário do Sindicato

segunda-feira, 11 de março de 2013

Arca das Letras vai levar leitura a 200 mil novas comunidades em 2013


Arca das Letras vai levar leitura a 200 mil novas comunidades em 2013

Foto: Ascom/MDA

O programa que leva, há dez anos, acesso aos livros e informação a 1,5 milhão de famílias do meio rural, tem como meta para 2013 a implantação de 650 novas bibliotecas rurais. O Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com os novos acervos, vai beneficiar quase 1,7 milhão de famílias. Serão cerca de 200 mil famílias a mais que poderão contar com livros que auxiliam tanto nas atividades escolares quanto na preservação da identidade cultural dos moradores do meio rural. 
Segundo o agente de leitura José Pereira do Nascimento, 46 anos, da localidade de Massaranduba, do município de Heliópolis (BA), o programa vem desempenhando papel fundamental em sua comunidade. “A arca deu tão certo que até as comunidades rurais vizinhas nos procuram e agora também querem suas próprias bibliotecas”, conta. 
A biblioteca, inaugurada em 6 de agosto de 2012, conta com um acervo de 600 livros. José explica que a iniciativa chamou bastante a atenção da comunidade que eles até criaram um grupo de agentes de leitura para atender a todos.  “Começamos com oito e já somos 13. Mobilizamos a comunidade para que doem livros, fazemos contação de histórias e, também, resgatamos a cultura e o folclore ensinando brincadeiras que estão esquecidas”, destaca. 
Dentre as atividades dos agentes da biblioteca, batizada de Maria Ferreira de Andrade, estão oficinas de mediação de leitura. “É uma ação do Arca das Letras junto ao Ponto de Leitura. Ensinamos como trabalhar a leitura em geral para toda a comunidade“, esclarece. “Os três leitores mais assíduos recebem uma medalha e um livro. É importante incentivar e ver o resultado na comunidade, das pessoas de onde eu moro”, completa. 
Josefa Letinha Ferreira Santos, 48 anos, moradora da comunidade de Massaranduba, conta que a chegada da arca em seu município foi surpreendente. “Uma surpresa agradável para a gente, porque começamos a adquirir mais conhecimento por meio da leitura. Os agentes estão lá sempre de portas abertas para ajudar”, destaca.  Ela diz que sempre gostou de ler e agora o acesso à leitura é mais fácil. “Está aqui pertinho das nossas casas e me permite aprofundar o conhecimento. O livro ensina muita coisa boa”, completa. 
Para este ano já foram firmadas parcerias para a construção do móvel Arca em estados como Acre e Minas Gerais, com uma meta de implantação de 80 novas bibliotecas, em cada. Na Paraíba, mais 200 serão inauguradas, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. No Rio Grande do Sul, outras 110 bibliotecas, cujos móveis foram construídos com recursos da Eletrosul, serão implantadas. 
Balanço No ano passado, 183 municípios de todo o Brasil receberam 604 novas arcas. Por meio dessas bibliotecas, e com apoio dos 964 agentes de leitura formados para atuar em suas comunidades, mais 68 mil famílias passaram a contar com acesso à leitura e à informação Foram distribuídos mais de 144 mil livros. 
Novas metas 
Uma meta do programa para este ano é a continuação dos encontros de agentes de leitura. De acordo com a coordenadora nacional do Arca das Letras, Dione Ferreira, em 2012 ocorreram encontros nos estados de Minas Gerais, Pará, Paraíba e Santa Catarina. “Em 2013, a intenção é trabalhar nos estados em que ainda não realizamos encontros de agentes de leitura nestes dez anos de Programa, como Amapá e Piauí. Além disso, realizaremos eventos em estados prioritários para o Plano Brasil Sem Miséria”, afirma. 
Conforme Dione, este ano serão intensificados os investimentos na formação dos agentes de leitura. “Percebemos que as bibliotecas mais envolventes e com maior número de leitores são aquelas aonde o agente desenvolve um ou mais métodos de mediação de leitura, como contação de histórias”, explica. 
O Programa O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 como uma estratégia para ampliar o acesso da população do meio rural aos livros e incentivar a leitura. Ao todo, o programa atende cerca de 1,5 milhão de famílias de aproximadamente 1,6 mil municípios por meio das mais de nove mil bibliotecas entregues até dezembro de 2012. São 1,9 milhão de livros organizados em acervos distribuídos às bibliotecas rurais, além de 16 mil agentes de leitura formados para incentivar a leitura e emprestar os livros voluntariamente em suas comunidades. 
Comunidades interessadas em receber bibliotecas Arca das Letras devem entrar em contato pelo telefone (61) 2020-0202. 
FONTE: MDA

Últimas reuniões antes do conclave para eleger novo Papa

Os cardeais se reúnem pela última vez nesta segunda-feira antes de se fecharem na terça-feira na Capela Sistina para começar o conclave e eleger o sucessor de Bento 16, em meio aos rumores e prognósticos sobre quem será o próximo Papa.
Nestas "congregações gerais", que começaram há uma semana, os cardeais tentaram esboçar o perfil do homem que assumirá as rédeas de uma Igreja em crise, que enfrenta a secularização do Ocidente e denúncias de corrupção e de acobertamento de abusos sexuais contra menores.
Embora não existam favoritos claros, alguns nomes ganharam força nas últimas horas para ocupar o trono de Pedro, entre eles o do cardeal brasileiro Odilo Scherer, de 63 anos, que no domingo celebrou uma missa muito midiática na pequena igreja romana de Santo André do Quirinal.
Também estão na boca de vaticanistas e especialistas os nomes do italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão, de 72 anos, o do americano Timothy Dollan, arcebispo de Nova York, ou do canadense Marc Ouellet, ex-arcebispo de Quebec, de 67 anos, um grande conhecedor da América Latina.
Seja quem for, o eleito deverá ser ao mesmo tempo um administrador, um poliglota, um homem carismático e um pastor, também capaz de responder às acusações de corrupção da cúria (o governo da igreja) após os escândalos do Vatileaks, de vazamento de documentos secretos, e de lavagem de dinheiro.
Além disso, pela primeira vez na história moderna deverá conviver com um Papa emérito, após a renúncia de Bento 16, que alegou falta de forças após oito anos de pontificado.
O futuro da Igreja católica está nas mãos dos 115 "príncipes da Igreja" com direito a voto (por terem menos de 80 anos), majoritariamente conservadores, dos quais 60 são europeus (28 italianos), 19 latino-americanos, 14 norte-americanos, 11 africanos, 10 asiáticos e um australiano.
Um ritual minucioso
Os cardeais se dirigirão na terça-feira, a partir das 07h00 locais (03h00 de Brasília), à Casa de Santa Marta, sua residência durante o conclave. Às 10h00 irá ocorrer a missa "Pro eligendo Romano Pontifice", presidida por Angelo Sodano.
Às 15h45 os cardeais, vestidos de vermelho, se dirigirão à Capela Paulina e dali, em procissão, irão à Capela Sistina. Às 16h45 em ponto pronunciarão o juramento solene de segredo, seguido pelo "Extra Omnes" ("Fora todos"), as palavras com as quais o mestre de cerimônias ordena que todas as pessoas alheias ao ritual deixem o local.
Depois de ouvir a meditação do cardeal Prosper Grech, os cardeais realizarão a primeira e única votação do primeiro dia de conclave.
Assim como os cardeais, os funcionários auxiliares jurarão solenemente nesta segunda-feira guardar segredo sobre tudo o que ouvirem durante as deliberações.
A partir do segundo dia, os cardeais votarão duas vezes pela manhã e duas vezes pela tarde. Se não for alcançada uma maioria, os papéis serão queimados em uma estufa instalada na mesma capela e a chaminé soltará uma fumaça preta.
Se o resultado for positivo, a chaminé liberará uma fumaça branca, o que anunciará a eleição de um novo Papa. Neste momento, os sinos da Basílica de São Pedro e de toda a cidade de Roma começarão a bater.
Do aparecimento da chamada fumaça branca ao anúncio da eleição por parte do cardeal protodiácono (atualmente o francês Jean-Louis Tauran) da sacada do Palácio Apostólico, transcorrerão cerca de 40 minutos, o tempo para o eleito assumir o cargo e se vestir com a batina branca.
O Vaticano já anunciou que terá permanentemente uma câmera focando a chaminé para que milhares de pessoas de todo o mundo possam acompanhar ao vivo o anúncio da eleição.
FONTE: Yahoo Notícias

Santo Antônio/RN; Vereador Dário Fortunato Homenageia as Mulheres junto com o Sindicato Rural


Momento da fala de Dário para as Agricultoras
No último dia 08 de Março , comemora-se em todo o mundo o dia da Mulher e em Santo Antônio , não poderia ser diferente. O SINTRAF-Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio em parceria com o Mandato do Vereador do PT - Dário Fortunato , ofereceu para todas as mulheres Agricultoras de nosso Município um dia com diversas atividades voltadas para o público feminino.
No início das atividades , oferecidas para as Mulheres SantoAntonienses em especial: as Agricultoras Familiares , o Vereador Dário Fortunato destacou a importância em sua fala das mulheres ,  seja na política , no Mercado de Trabalho e no Movimento Sindical. Dário ainda defendeu o cumprimento da Lei Maria da Penha para os agressores de Mulheres e penas mais severas para quem bate em mulher e parabenizou a todas pelo seu dia.
Palestrante Enfermeira Lucélia Duarte

Após a fala de Dário , foi oferecido o Tradicional Café da Manhã para as Agricultoras de nosso Município e em seguida , foi realizada uma Palestra sobre o Câncer de Mama , proferida pela Enfermeira - Lucélia Duarte.
Também foram exibidos 02 Videos para as mulheres presentes: O Primeiro vídeo fez referência as mulheres que se destacaram ao longo do tempo , pelo Brasil e no Mundo. Já o segundo vídeo foi a Mensagem da Presidenta da República - Dilma Roussef em homenagem ao dia das Mulheres.
Ao longo de todo o dia foram realizados , diversos sorteios para as Mulheres presentes , ofertados pelo Vereador Dário e pelo Sindicato e serviços como corte de cabelo.
A Tarde , as Mulheres e também os homens dançaram muito Forró ao Som de Lenildo Show e Grupo.
Na oportunidade , Dário Fortunato na condição de Presidente do Sindicato e Vereador do Município de Santo Antônio , vem demonstrar mais uma vez o seu respeito e admiração por todas as mulheres de nosso Município e de um modo especial: as Agricultoras Familiares e anunciou que a partir do mês de Abril próximo , fará mensalmente o Forró do Sindicato e convoca os Agricultores e Agricultoras a se cadastrarem no Sindicato para fazem parte desta nova ação para a população de Santo Antônio , que é levar lazer e diversão aos nossos agricultores.

VEJA MAIS FOTOS DO CAFÉ DA MANHÃ







VEJA MAIS FOTOS DO MOMENTO DA FALA DE DÁRIO








VEJA FOTOS DOS SERVIÇOS OFERECIDOS: CORTE DE CABELO E MANICURE







MOMENTOS DA PALESTRA






VEJA FOTOS DO FORRÓ PARA AS MULHERES AGRICULTORAS














VEJA FOTOS DOS SORTEIOS REALIZADOS























FONTE: Blog do Vereador Dário do Sindicato