A fragmentação das lutas juvenis é um fenômeno moderno que está inserido no contexto da fragmentação das lutas sociais, num período marcado pela dificuldade de se construir consensos programáticos e unidade na ação política. A divisão no interior do movimento sindical e estudantil, bem como o surgimento de novos movimentos sociais com pautas setoriais e bastante específicas é um sintoma do fenômeno destacado.
Se durante a década de 90 era possível construir unidade em torno do combate ao projeto neoliberal em curso no Brasil, o início do século XXI e a eleição de Luís Inácio Lula da Silva desencadearam diferentes formas de diálogo e de construção da luta política. As pautas corporativas ocuparam cada vez mais destaque, em detrimento de uma plataforma política capaz de superar os limites da democracia parlamentarista e do governo de ampla coalizão liderado pelo PT.
Entretanto, o ano de 2013 se iniciou com uma convocação inusitada que pode representar um marco político importante no que diz respeito à tentativa de se construir consensos programáticos e unidade na ação política. Trata-se justamente da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, convocada por juventudes partidárias e diversos movimentos juvenis, apresentando uma plataforma política com foco na reforma política, reforma agrária, democratização da comunicação, redução da jornada de trabalho sem redução de salários, na luta contra o extermínio da juventude, por mais investimento na educação pública e na defesa do socialismo. Trata-se de um momento ímpar de debate e mobilização que vem sendo construído em diversos estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Norte, onde a jornada também incorpora a bandeira do “Fora Rosalba!”.
O dia 27 de março será um dia de luta no RN, um dia em que diversas juventudes do campo e da cidade ocuparão as ruas de Natal para apresentar suas bandeiras de luta e dizer que, apesar dos avanços conquistados na última década, queremos muito mais!
Participe do ato político e cultural da Jornada de Lutas da Juventude Potiguar, a ser realizado dia 27 de março (quarta-feira), às 14h, em Natal/RN. Seguiremos em marcha do IFRN (Av. Salgado Filho) à Praça Cívica do campus da UFRN, onde encerraremos o ato com diversas apresentações artísticas e intervenções políticas.
Juventude que ousa lutar constrói o poder popular!
Júlio Lima, Pau e Lata, Rosa de Pedra, Seu Zé, Clara Pinheiro e Fábio Rocha confirmam presença no palco
Quem disse que arte não tem nada a ver com ideologia? Quem disse que não podemos misturar política e poesia? Quem disse que não podemos tornar a luta mais musical?
Dia 27 de março (quarta-feira) será um dia de luta no RN, um dia no qual diversos movimentos e organizações juvenis seguirão em marcha em defesa da reforma agrária, da democratização da comunicação, da reforma política, de mais investimento na educação pública, da redução da jornada de trabalho, denunciando o extermínio da juventude e gritando Fora Rosalba! Mas também será um dia de muita alegria, de muita poesia e de muita música.
Conheça o trabalho de algumas bandas potiguares que toparam participar do ato político e cultural da Jornada de Lutas da Juventude Potiguar. Lembrando que a concentração para nossa marcha será às 14h ao lado do IFRN (Avenida Salgado Filho) e que nosso destino será a Praça Cívica do campus da UFRN.
FONTE: JPTRN