quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Comunidade Shalom promove Halleluya 2016

A Comunidade Shalom promove o Halleluya, de primeiro a 4 de dezembro, no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – campus central, em Natal. Com a temática do Ano da Misericórdia, o Festival espera receber um público de 80 mil pessoas e ser ainda mais efetivo em sua missão: a de evangelizar. Para 2016, o Halleluya contará com o reforço de 50 missionários vindos de outros estados. Esta é a sétima edição do evento em Natal.
As bandas nacionais que sobem ao palco principal este ano são: Davidson Silva, Rosa de Saron, Missionário Shalom, Cosme, Adoração e Vida, Adriana Arydes e Tony Allysson. Entre as atrações locais: Katiane Silva, Banda Veo, Forró Obra Nova, Banda JPII e Solidéo. Ainda estão confirmados três espetáculos musicais.
De acordo com a coordenação, outra novidade, neste ano, é a campanha social do evento. Com o objetivo de gerar um impacto local com a realização do Halleluya Natal, o público é convidado a colaborar com a doação de material escolar e materiais esportivos que serão entregues à Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, na Zona Oeste de Natal. Além da doação do material, a proposta da campanha é colaborar com a transformação social do espaço através de capacitações e ações pontuais, como a criação de um time de futebol e palestras.
A sustentabilidade também é outra preocupação do Halleluya Natal. Em 2016, todo o lixo produzido no evento será reciclado e antes do festival serão plantadas mudas no entorno do Rio Pitimbu.
O Halleluya Natal oferece opções para todos os públicos. Além da programação no palco principal, a festa acontece também no Halleluya Kids, espaço Adventure, Tenda da Misericórdia, pátio Halleluya e no Festival de Artes Integradas, onde neste último serão promovidas competições de dança, música e fotografia.A
acessibilidade também terá atenção especial no Halleluya Natal, que contará com a transmissão da missa em libras na quinta-feira (01) e no domingo (04), além de alterações na estrutura do evento para recepcionar adequadamente todos os participantes.
O Halleluya é um festival de artes integradas realizado pela Comunidade Católica Shalom há mais de 20 anos no Brasil e fora dele. Anualmente, acontecem edições em Natal, São Luís do Maranhão, Rio de Janeiro e Fortaleza.
FONTE: Arquidiocese de Natal

Em ocupação em BH, Lula defende direito à moradia e cobra de governos soluções para área habitacional

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta terça-feira (29) as famílias das ocupações da Izidora, na região Norte de Belo Horizonte. No local, afirmam os moradores, vivem 8.000 famílias, totalizando uma população de 30 mil pessoas, abrigadas em mais de 3.000 casas de alvenaria.
Lula participou de uma reunião com residentes e representantes de movimentos sociais. Depois, assistiu a um vídeo de um dos protestos dos moradores, que mostra a Polícia Militar reprimindo os moradores, inclusive com bombas de gás lacrimogêneo. Por causa da substância, uma criança passa mal.
O ex-presidente condenou a forma como se portaram os policiais, e defendeu os direitos dos que estão morando ali. “Vocês estão exercendo seu direito. Agora, os governos têm que fazer a parte deles, e trazer estrutura para vocês morarem com dignidade”, disse Lula. “Muita gente acha que as pessoas vão ocupar porque gostam de dormir debaixo de lona. Não! Querem é o direito constitucional da moradia”, concluiu.
O ex-presidente aproveitou para falar a respeito da caçada jurídica de que vem sendo alvo, e das perspectivas eleitorais até o ano de 2018. “Tem um pessoal do MPF que resolveu investigar a minha vida, já viraram, reviraram e desviraram. Não tem problema, eu só quero que peçam desculpas depois, quando não acharem nada. Eu não pensava mais em ser candidato, mas eu não aguento ver que eles estão destruindo este país. Não vou deixar eles continuarem a destruir esse país e se precisar eu serei candidato!”
Para baixar fotos em alta resolução, acesse o Álbum de imagens do evento.
Tragédia com o Chapecoense
Durante, a visita, Lula pediu também que fosse feita uma homenagem aos jogadores e demais ocupantes do vôo acidentado nesta terça-feira. Anteriormente, o ex-presidente já havia publicado uma nota a respeito do tema, lamentando o ocorrido e prestando solidariedade às famílias das vítimas. 

FONTE: lula.com.br

Papa Francisco pede orações a vítimas do voo da Chape

Em um dia que diversos jogadores, clubes, federações e entidades manifestaram apoio à Chapecoense, por causa do grave acidente aéreo na Colômbia, até o Papa Francisco resolveu fazer o mesmo.
A mensagem do Papa foi anunciada pelo bispo colombiano de Sansón Rionegro, Fidel León Cadavid: "o santo Padre, profundamente triste ao saber da dolorosa notícia do grave acidente aéreo que ocasionou inúmeras vítimas, eleva orações pelo eterno descanso dos falecidos. Do mesmo modo, roga a vossa excelência que transmita o sentido pêsame de Sua Santidade aos familiares e a quantos choram tão sensível perda, junto com expressões de afeto, solidariedade e consolo aos feridos e atingidos pelo trágico ocorrido". 
O canal digital do Vaticano publicou uma foto que viralizou nas redes sociais, com o escudo da Chapecoense em preto e branco e a mensagens de "Força Chape".
FONTE: Yahoo

PM reprime violentamente ato contra PEC 55 em Brasília

Protesto que começou de forma pacífica e democrática terminou com truculência. O ato em Brasília, liderado por movimentos estudantis e sociais, protestava contra a Proposta de Emenda à Constituição PEC 55, que limita os gastos públicos por 20 anos, e foi duramente reprimido pela Polícia Militar.
Mais de 40 mil manifestantes, em sua maioria estudantes secundaristas e universitários, se reuniram, no final da tarde desta terça-feira (29), na Catedral de Brasília, seguindo rumo ao gramado em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo era fazer pressão nos senadores, que votavam a PEC 55 em primeiro turno, no Plenário da casa.
Durante todo o trajeto da Catedral até o Congresso, os manifestantes entoavam músicas, batuques e palavras de ordem contra a PEC e contra o governo golpista de Michel Temer. Tudo de maneira pacífica, democrática e plural.
Ao chegar em frente ao espelho d’água da Esplanada, a música foi substituída pelo som das bombas de gás lacrimogêneo e das balas de borracha atiradas pela Polícia Militar do Distrito Federal.
Foto: Lula Marques/Agência PT
Foto: Lula Marques/Agência PT
Foto: Lula Marques/Agência PT
Foto: Lula Marques/Agência PT
Foto: Lula Marques/Agência PT
Foto: Lula Marques/Agência PT
ato-brasilia-contra-pec-55-29-estudantes-une-novembro-repressao-pm-violencia-truculencia-fotos-lulamarquesagenciapt-4
Foto: Lula Marques/Agência PT
A multidão se dispersou para fugir dos efeitos do gás. Mas o que se viu foi ainda mais repressão. A PM continuou avançando para cima dos manifestantes, que recuaram de volta à Catedral.
O estudante Elano Freitas, de Salvador (BA), foi um dos atingidos pela ação da Polícia.
“A PM, é isso que ela sabe fazer. Reprimir estudante, reprimir trabalhador. Nós estamos nas ruas pelos nossos direitos, estamos nas ruas pela educação, pela saúde. Essa é nossa única bandeira, e essa Polícia Militar assassina está aí, reprimindo manifestantes que está lutando pelos seus direitos. Nós queremos o fim desse governo ilegítimo e golpista. Fora Temer”, conclamou com os olhos ainda sentindo os efeitos do spray de pimenta.
Presente no ato, a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, repudiou a violência, classificada por ela como covarde e irresponsável.
Foto: Lula Marques/Agência PT
Foto: Lula Marques/Agência PT
“Fomos duramente reprimidos sem nenhuma justificativa. Quem está aqui hoje são estudantes de todo Brasil, pais de família, crianças, gente que não pode se defender e foi atacada. Queria denunciar o papel das autoridades e dizer que essa não é uma repressão isolada, o diálogo com a polícia de Rollemberg sempre é difícil, mas eu nunca tinha visto tamanha covardia como a de hoje, jogar tantas bombas em pessoas que protestavam pacificamente”, lamentou.
Para a vice-presidenta da UNE, Moara Correa, estudantes de todo o Brasil se mobilizaram para fazer parte da manifestação.
“Viajaram até mais de 40 horas para estarem em Brasília e dizer para Michel Temer e para esses senadores também golpistas que nós não vamos admitir nenhum retrocesso na educação, que a juventude brasileira não vai ficar calada e parada diante do avanço do conservadorismo”, afirmou.
A líder estudantil garantiu que a resposta dos jovens será continuar as ocupações nas escolas e nas universidades. “Vamos ocupar também o Congresso contra essa PEC e contra o governo ilegítimo de Temer”.
Veja a abordagem violenta da polícia no vídeo abaixo:



Estudantes contra Pec 55 são massacrados.Ordem era avançar, disseram policiais.Palácio do Planalto pode estar por trás dos ataques.

Temer quer acabar com a educação e com o futuro da juventude brasileira, avaliou a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Camila Lanes.
Segundo ela, “a pluralidade do movimento estudantil fez com que todos os outros estudantes, organizados ou não, viessem a Brasília para cobrar a conta de Michel Temer e dizer ‘não’ à PEC 55 e principalmente, não a esse governo”.


Repercussão da violência


Representantes de movimentos sociais e parlamentares de oposição estiveram no ato e se manifestaram nas redes; veja abaixo:



Mesmo diante do nosso apelo, a Polícia não recua e acabamos nos tornando alvos. Isso é ditadura!  




Repressão absurda da PM do Rollemberg aos movimentos sociais que marchavam contra a PEC 55. Absurdo e inaceitável!


Respeito à vida é o mínimo que um governo deve ter e essa repressão em DF só prova que esses Golpistas não representam o povo. 




Com cavalaria, armas letais e helicópteros, PM reprime violentamente 30 mil manifestantes em Brasília. 




O Senado precisa ouvir as ruas (lá fora) e não votar a PEC 55. Não está tão longe assim.
.
Foto de Gisele Arthur




Repudiamos a repressão da PM/ DF contra estudantes. 'Repressão jamais vista em Brasília!'  



Nota da Bancada do PT


A bancada do PT na Câmara emitiu nota de repúdio aos atos de violência contra os manifestantes. Leia abaixo:
“A Polícia Militar do Distrito Federal reprimiu violentamente nesta terça-feira (29) estudantes que protestavam contra a PEC 55 e a Medida Provisória 746/2016, que desmonta o ensino médio brasileiro.
A Bancada do PT repudia veementemente a violência contra os manifestantes e atribui toda responsabilidade desses fatos a Michel Temer, que já devia ter retirado de tramitação a MP 746 bem como excluído a educação do corte de gastos da PEC 55.
A Bancada rechaça a justificativa do governo do DF de que havia provocadores infiltrados para legitimar a repressão. Cabe ao Estado identificar infiltrados e provocadores, para contê-los e garantir manifestações democráticas dos cidadãos. Rechaça igualmente as acusações a movimentos sociais.
Reiteramos apoio à luta do povo brasileiro contra a PEC 55 e aos estudantes contra a MP 746.
Líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados
Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias